🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
Conteúdo Mercado Bitcoin

O que é uma carteira digital? Conheça a melhor forma de armazenar suas criptomoedas

Se você deixa suas criptomoedas na corretora, pode estar correndo riscos; criar uma carteira digital é fácil e pode te proteger de ataques; entenda.

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
21 de março de 2022
13:00 - atualizado às 15:11
O que é uma carteira digital de criptomoedas
Imagem: Divuilgação/Mercado Bitcoin.

Se você investe em criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum, e ainda não tem uma carteira digital, chegou a hora de dar o próximo passo como investidor. Neste artigo você vai entender, de forma simples, o que é e como usar uma carteira digital de criptomoedas.

Todos estamos acostumados com carteiras no nosso dia a dia. Uma carteira é uma forma mais segura de armazenar nosso dinheiro, nossos cartões e nossos documentos pessoais. Da mesma forma, uma carteira digital é uma forma mais segura de armazenar nossas criptomoedas. Simples assim.

Uma carteira digital é fácil de criar, é totalmente online e garante uma proteção muito forte aos seus investimentos, sem que você esteja exposto a ataques hackers, por exemplo.

Pode parecer complicado e trabalhoso, mas acredite: vale muito a pena investir um tempinho na criação de uma carteira. Essa simples atitude pode te salvar de perder milhões em investimentos.

Afinal, se você comprar uma criptomoeda hoje e ela se valorizar muito, você não vai querer estar exposto a ataques de hackers, né? Uma simples carteira digital pode resolver esse problema pra você.

Conheça os diferentes tipos de carteiras de criptomoedas

Existem dois grandes grupos de carteiras para criptomoedas: as hot wallets e as cold wallets.

As cold wallets são carteiras mais parecidas com as tradicionais. São dispositivos físicos parecidos com um pen drive. Essa é uma forma considerada bem segura de armazenar suas criptomoedas, pois a carteira fica desconectada da internet durante a maior parte do tempo.

Mas esse tipo de carteira também tem seus contrapontos. Você precisa comprar esse dispositivo, esperar ele chegar na sua casa e fazer todo o processo de armazenamento. Para quem está começando agora, uma carteira digital é uma forma muito mais fácil de buscar segurança.

Já as hot wallets são carteiras digitais que ficam armazenadas no seu computador ou celular. Elas contém uma seed, uma chave privada e uma chave pública.

Seed: sua garantia de acesso à carteira digital de criptomoedas

Ok, vamos com calma. Primeiro, a seed. Ela é um conjunto de palavras que garantem acesso à sua carteira caso você perca seu dispositivo ou esqueça sua chave privada. Sabe aquela pergunta de segurança que algumas contas criam, em caso de esquecimento da senha? É a mesma coisa.

Portanto, se for criar uma carteira digital, guarde bem sua seed, de preferência fora do computador. Afinal, caso você perca seus dados ou sofra um ataque hacker, a seed não pode ir junto. O ideal é escrever em um papel e guardar em um lugar seguro, dentro de casa.

É claro que toda essa segurança pode se reverter contra você. Se você esquecer sua seed e perder o acesso à sua carteira, não há outra forma de acessar suas moedas. Na verdade, estima-se que cerca de 20% dos bitcoins minerados na história estão perdidos para sempre justamente por conta disso.

É comum pensarmos que quem investiu em Bitcoin no começo, em 2010, hoje em dia está milionário. Mas esse nem sempre é o caso. Muita gente que investiu no ativo nessa época perdeu o acesso às carteiras digitais, e todos esses bitcoins foram perdidos.

Naquela época, isso era mais fácil de acontecer. Afinal, ninguém sabia da importância que o Bitcoin e outras criptomoedas teriam no futuro. Hoje em dia, já sabemos disso. É preciso ter muito cuidado ao guardar a seed.

Chave privada: a 'senha' da sua carteira digital de criptomoedas

Já a chave privada é a sua "senha". Ou seja, é o que você vai usar para abrir sua carteira e ter acesso às suas criptomoedas. O nome já diz tudo: é privada, então você não deve divulgar pra ninguém.

Um detalhe importante: diferentemente de uma carteira tradicional, a carteira digital não "armazena" as criptomoedas. Ela simplesmente é um meio de acessar suas criptomoedas que estão registradas no blockchain. Ou seja, suas moedas continuam sofrendo influência da oscilação dos preços, mesmo dentro da sua carteira.

Chave pública: a 'chave pix' da sua carteira digital de criptomoedas

Por fim, a chave pública é aquela que você pode divulgar para todos. É através dessa chave que outras pessoas podem fazer transações de criptomoedas com você.

Recentemente, as criptomoedas entraram em destaque no contexto da guerra entre Rússia e Ucrânia. Principalmente porque a Ucrânia passou a aceitar doações em criptomoedas para ajudar nos custos do conflito.

Post do perfil oficial da Ucrânia no Twitter, pedindo doações em criptomoedas.
Post do perfil oficial da Ucrânia no Twitter, pedindo doações em criptomoedas.

Quando foi pedir doações, a Ucrânia divulgou a chave pública da carteira em seu twitter. É como se fosse a chave Pix que usamos aqui no Brasil para fazer transações.

Crie agora mesmo sua carteira digital e proteja seus criptoativos

Como você pode ver, as carteiras digitais são uma forma muito mais segura de armazenar suas criptomoedas. Com apenas alguns minutos você já consegue montar uma carteira e armazenar suas moedas digitais.

Se você ficou com vontade de criar uma carteira digital, mas não faz ideia de como começar, fique tranquilo. O Mercado Bitcoin, maior corretora de criptoativos da América Latina, tem tudo o que você precisa.

O Mercado Bitcoin tem um histórico de funcionamento de 8 anos sem intercorrências ou vazamentos de dados. A plataforma talvez seja a melhor forma de comprar criptoativos aqui do Brasil, de forma simples, fácil e intuitiva.

Você compra seus ativos no Mercado Bitcoin, segue o passo a passo e já transfere suas moedas para a segurança da sua carteira digital. E tudo de que o investidor precisa para investir com segurança e buscar os lucros exponenciais do mercado de criptoativos sem se expor a riscos desnecessários.

Para criar sua carteira de criptomoedas ainda hoje, de uma forma simples, é só clicar no botão abaixo.

Compartilhe

Conteúdo Mercado Bitcoin

Como criar uma moeda virtual? É muito caro?

6 de abril de 2022 - 10:00

Saiba todos os custos de criar um ativo digital do zero e qual a melhor forma de investir no no universo dos criptoativos

Conteúdo Mercado Bitcoin

Como declarar bitcoin e outros criptoativos?

30 de março de 2022 - 10:00

O período da entrega do Imposto de Renda já começou e quem investiu em bitcoin e outros criptoativos precisa declarar à Receita Federal. Desde 2019, a Receita Federal introduziu a Instrução Normativa, IN 1888, que traz a obrigatoriedade sobre a declaração para quem realizou transações com criptoativos no Brasil.  O prazo para a entrega da […]

Conteúdo Mercado Bitcoin

Vale mais a pena investir em ações ou em criptomoedas?

25 de março de 2022 - 11:00

Nessa disputa entre o inovador e o tradicional, entenda como se posicionar

Conteúdo Mercado Bitcoin

Veja por que investir em bitcoin e outras criptomoedas pode ser uma opção para sua carteira

18 de março de 2022 - 10:00

Ativos digitais têm conquistado cada vez mais espaço nas carteiras de investimento ao redor do mundo; veja por que você também deve incluir criptomoedas em seu portfólio

Conteúdo Mercado Bitcoin

Dá pra ganhar bitcoin pela internet? Veja 5 maneiras de conseguir a criptomoeda mais famosa do mundo ‒ e como evitar golpes

14 de março de 2022 - 10:00

Além da mineração, realizada principalmente por supercomputadores, plataformas distribuem bitcoins em ações promocionais, mas é preciso ter cuidado com golpes

conteúdo patrocinado

Como proteger o seu patrimônio com ouro e dólar a partir de R$ 50

14 de agosto de 2020 - 11:53

Mercado Bitcoin dá mais um passo rumo à democratização de ativos e oferece criptomoedas lastreadas em ouro e dólar de forma descomplicada

Conteúdo patrocinado

Tecnologia por trás do bitcoin viabiliza investimentos a partir de R$ 100 em ativos restritos a grandes investidores

20 de julho de 2020 - 8:05

Tokens de cotas de consórcio e precatórios podem ser negociados no Mercado Bitcoin e oferecem rentabilidade de até 22% ao ano

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar