2022-04-19T14:52:47-03:00
Pompeu Filho
É redator do Seu Dinheiro. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho, atualmente cursando MBA em Marketing Digital. Já passou por startups de tecnologia, marketing e vendas.
Conteúdo Empiricus

Última chance de lucrar com a Renda Fixa: ciclo de alta da Selic pode terminar em breve; veja como poder buscar até 10% de rentabilidade mensal antes que a taxa comece a cair

Com projeção de queda para a taxa básica de juros casa de research desenvolve estratégia para investidores buscarem lucros com os ativos mais conservadores do mercado

19 de abril de 2022
14:52
Imagem: Pexels

Estamos há algum tempo acompanhando os ajustes frequentes da Selic. Ao longo dos últimos meses, a taxa básica de juros já teve diversas elevações, o indicador saiu de 2% ao ano em janeiro de 2021, e já atingiu a marca de 11,75% em março deste ano. 

Segundo as previsões do Banco Central, a Selic ainda pode voltar a subir nos próximos meses, chegando a 12,75% ao ano em meados de junho.

Mas, de acordo com projeções de alguns analistas do mercado financeiro, ao se aproximar da marca de quase 13% a.a, a taxa Selic poderá encerrar este ciclo de altas marcantes e voltar a cair, como já aconteceu em outros momentos da economia brasileira.

Neste cenário, os especialistas do setor avaliam que estamos diante de um fenômeno: “a onda perfeita da Renda Fixa”. Isso porque o momento de pico que antecede uma eventual queda dos juros traz duas características muito interessantes para os compradores de títulos:

  • A elevada rentabilidade;
  • A possibilidade de ganho de capital com a chamada “marcação a mercado”, que é o ajuste do preço dos títulos conforme os juros oscilam para baixo.

Para Laís Costa, a chefe da equipe de análise de Renda Fixa da Empiricus, os investidores que estiverem atentos a essa onda e souberem como se posicionar de maneira correta terão a chance de buscar rentabilidades de até 10% mensais

A especialista, inclusive, está capitaneando uma iniciativa inédita da casa de research, que tem o intuito de conduzir os investidores aos melhores títulos de Renda Fixa, visando lucrar com a movimentação dos juros (falarei sobre isso mais adiante).

Antes, quero que você entenda todas as projeções para este mercado e porque essa pode ser a última chance para lucrar com Renda Fixa em 2022.

Selic em alta: janela de oportunidade para quem investe em Renda Fixa

Veja bem, a Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. É ela quem baliza os juros praticados no mercado de maneira geral, incluindo a remuneração de títulos públicos e privados. E para você investidor, se dar bem neste cenário é preciso estar ao lado de quem recebe juros e não de quem paga.

Ou seja, se você investe em um título de renda fixa atrelado à Selic, com a elevação da taxa, seus rendimentos podem ser ainda melhores. E mesmo as taxas daqueles não atrelados à Selic tendem a subir, para acompanharem a atratividade.

Em bom português, isso quer dizer que, via de regra, quanto maior a taxa Selic, maiores serão os juros pagos para aqueles que investem na renda fixa.

Agora, se reparar bem, estamos dentro de uma janela de oportunidades desde o ano passado. O Copom (Comitê de Política Monetária), em uma tentativa de conter a inflação no país, tem dado sequência a um ciclo de alta da taxa de juros, o que já aconteceu em outros momentos da nossa economia.

A estratégia do órgão é subir a Selic (juros) para tornar o crédito mais caro e frear a economia, controlando a alta de preços.

De modo que, assim que a inflação, que atualmente está em dois dígitos no Brasil, for contida, a Selic tende a cair e, com essa eventual redução, fecha-se uma ótima oportunidade de investimento.

Bem, agora entenda porque estamos diante de uma “onda perfeita”.

Melhor cenário para investir em títulos de renda fixa e surfar a “onda” perfeita da Selic

Observe o gráfico abaixo. Ele mostra a evolução da taxa Selic no Brasil desde 2017:

Em janeiro de 2017, a taxa Selic chegou a bater 13% a.a. Agora, repare bem nos meses e anos seguintes, a taxa é contida pouco a pouco, voltando a um valor mais baixo.

Agora dê uma olhada nessas manchetes:

Fonte: G1
Fonte: Valor Econômico

O que você pode ver nessas imagens é o que os especialistas do mercado financeiro estão chamando de: “a onda perfeita da Renda Fixa”. Ou, a melhor oportunidade para buscar ganhos expressivos com títulos indexados à Selic e à inflação.

Na última vez que um evento como este aconteceu, os investidores que estavam atentos a esse fenômeno conseguiram alcançar valorizações de até 10% ao mês por 3 meses de forma extremamente conservadora. 

Veja as valorizações apresentadas por esses títulos abaixo:

Fonte: Empiricus
Fonte: Empiricus

Ambos foram indicações da equipe de análise em Renda Fixa da Empiricus, em momentos semelhantes a este que estamos presenciando. Aqueles que investiram nos títulos acima, quando foram indicados, puderam obter rentabilidades expressivas.

E agora, mais uma vez você pode estar diante da melhor forma de alcançar altas rentabilidades com um investimento seguro

A lógica é a seguinte: enquanto a Selic subir, os títulos de renda fixa seguirão pagando cada vez mais.

Quando a inflação se conter e o movimento se inverter, contudo, você pode lucrar vendendo os títulos que comprou.

Isso é possível porque quando a taxa de juros da economia cai, o preço de certos títulos públicos simplesmente disparam. A variação na taxa Selic afeta o valor de todas as aplicações de Renda Fixa, até mesmo de títulos atrelados à inflação e prefixados, já que eles passam por um reajuste para refletir a nova taxa.

Foi justamente isso que aconteceu por volta de 2017. Era uma verdadeira “onda perfeita”, mas, infelizmente, algumas pessoas perderam essa oportunidade pelos mesmos motivos: não souberam em qual título investir e não perceberam a possibilidade de ganhos trazida pela queda dos juros.

Agora tudo pode ser diferente. Se lá atrás, durante a última passagem da “onda perfeita da Renda Fixa” você deixou de obter lucros “gordos” com títulos públicos e privados por não ter conhecimento sobre a classe de ativos, fique tranquilo: você terá uma nova chance.

A Empiricus está reunindo um grupo de investidores para buscar alcançar retornos de até 10% ao mês com títulos de Renda Fixa

A Empiricus, maior casa de análise financeira independente do país, está disposta a ajudar você a conquistar altas rentabilidades com os ativos mais conservadores do mercado.

E para capitanear essa iniciativa, a casa de research disponibilizou Laís Costa, atual chefe da equipe de análise em Renda Fixa da publicadora. O intuito deste projeto é capacitar os investidores para que possam desfrutar do momento oportuno para buscar lucros com títulos públicos e privados.

Laís é engenheira por formação e especialista em finanças pela Columbia University. Junto a Empiricus, a especialista comanda a série Super Renda Fixa, onde ela e sua equipe garimpam os melhores investimentos de renda fixa para os seus leitores.

Em momentos promissores como este que estamos vivenciando, a especialista já indicou títulos que valorizaram 12,85% em 1 dia,  23,41% em 30 dias e até 48,87% em 1 ano.

Claro, valorizações como essas normalmente acontecem quando você pega a onda ainda se formando. Quem entra depois que ela se quebra, dificilmente consegue alcançar esses resultados. 

Lembrando,  que retornos passados não são garantia de retornos futuros, mas podemos acreditar que essa é uma oportunidade muito promissora.

Visando que estamos diante da formação de uma das “ondas” mais promissoras, a Empiricus preparou uma imersão completa para que você possa “surfar” altas rentabilidades com a renda fixa.

Nesta oportunidade você terá acesso a 7 módulos exclusivos, como:

  • Conceitos de Renda Fixa;
  • Variáveis do COPOM (um aprofundamento sobre o comitê que define a taxa de juros);
  • Precificação dos títulos;

E a partir dos próximos, todos serão dedicados a estratégias para você aplicar em seus investimentos. (clique aqui para conhecer a grade completa)

Destrave seu acesso gratuito ao treinamento de Renda Fixa e as séries essenciais da Empiricus

Você chegou até aqui e quer saber como se inscrever para a primeira turma do curso de Renda Fixa da Empiricus, basta clicar aqui.

Neste vídeo, a própria Laís Costa vai te dar todos os detalhes sobre como participar deste treinamento. E mais, ela ainda detalha todos os pontos que a levam a crer que estamos diante de uma das maiores “ondas” de oportunidades para lucrar com a renda fixa.

E não para por aí, além de oferecer uma capacitação para você buscar ganhar dinheiro com os títulos certos, a Empiricus irá liberar, em uma promoção especial, as séries essenciais da casa.

Você poderá acessar por 7 dias sem compromisso financeiro a relatórios de criptoativos, ações, renda imobiliária e muito mais. E caso dentro deste período, você decida que não quer seguir com as indicações, fique à vontade para solicitar o cancelamento sem burocracias.

Bem, agora a decisão é toda sua!

Se você se interessou pelo projeto elaborado pela Empiricus, para te ajudar a buscar ganhar dinheiro com a oscilação da Selic e do IPCA, clique no botão abaixo:

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente
Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Entre 65 e 380 eu compro

7 de julho de 2022

“O que vai acontecer com X?”. É uma pergunta errada e perigosa, que nem sequer deve ser formulada em decisões de investimento; entenda

OS SOBREVIVENTES

Putin vê mais um primeiro-ministro britânico cair, mas ainda precisa comer muita farinha antes de alcançar a rainha Elizabeth II

7 de julho de 2022

Boris Johnson é o quinto primeiro-ministro a cair com Putin na presidência da Rússia, mas a monarca britânica já viu muito mais que isso

FINO EQUILÍBRIO

Bitcoin (BTC) tenta começar o segundo semestre com o pé direito e criptomoedas acumulam altas na semana; confira oportunidades

7 de julho de 2022

Na semana, a maior criptomoeda do planeta acumula avanço de mais de 8%, mas investidores continuam à espera de um milagre

REESTRUTURAÇÃO

TIM anuncia plano de transformação: confira se as mudanças vão atingir os negócios da TIM Brasil (TIMS3)

7 de julho de 2022

A reestruturação tem o objetivo de reduzir a dívida da operadora na Itália; as operações no Brasil não serão afetadas, de acordo com a TIM

RECONECTANDO

Após três semanas fora do ar, Binance volta a negociar criptomoedas em reais; problemas com BC serão resolvidos com nova parceira?

7 de julho de 2022

Em nota enviada à reportagem, a exchange afirma que “atua em total acordo com o cenário regulatório do Brasil”