Site icon Seu Dinheiro

Libra em queda livre? O grande vilão que fez a moeda britânica atingir o menor nível em 37 anos ante o dólar

No início do mês, o Deutsche Bank disse que “a crise da libra esterlina” estava no caminho do novo governo de Liz Truss. Passados exatos 18 dias dessa previsão, a moeda britânica atingiu nesta sexta-feira (23) o menor valor em 37 anos em relação ao dólar

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na ocasião, o banco alemão afirmou que os anúncios de políticas de governo nas próximas semanas seriam cruciais para que o Reino Unido evitasse eventos macroeconômicos extremos, particularmente uma crise no balanço de pagamentos. 

E foi justamente o mini-orçamento do novo governo britânico o grande vilão por trás da queda livre da libra hoje — a proposta estimulou preocupações de que o plano de Truss para impulsionar o crescimento econômico atice as chamas da inflação.

O resultado: a libra caiu abaixo de US$ 1,10 pela primeira vez em 37 anos, afundando até 3,2%, colocando a paridade em US$ 1,0899.

O que diz a tal proposta e que derrubou a libra?

A queda da libra foi desencadeada pela divulgação de um mini-orçamento que inclui os maiores cortes de impostos do Reino Unido desde 1972.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proposta, apresentada pelo novo ministro das Finanças do Reino Unido, Kwasi Kwarteng, reduz tributos em 45 bilhões de libras até 2026. 

Visando uma tendência de crescimento de 2,5%, o plano inclui eliminar uma taxa de imposto de renda de 45% sobre ganhos de mais de 150.000 libras por ano para manter a taxa em 40% e reduzir os impostos pagos pelos compradores de casas.

A grande questão é que a proposta geral exigirá mais empréstimos pelo governo britânico, que agora é liderado pela primeira-ministra Liz Truss. 

O escritório de gestão da dívida do Reino Unido prevê um adicional de 72 bilhões de libras em emissões de títulos para 234 bilhões de libras no ano fiscal de 2022-2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As chamas da inflação

O Deutsche Bank não está mais sozinho na previsão da crise da libra. Alguns analistas passaram a ver um cenário devastador para o Reino Unido daqui para frente. 

"Se os investidores estrangeiros perderem a confiança no país, no governo e na economia, o que está acontecendo em escala, a libra pode cair muito mais e as consequências serão devastadoras”, disse Philip Dragoumis, diretor e proprietário da Thera Wealth Management, ao Business Insider. 

Segundo ele, caso esse cenário se materialize, inflação deve ficar mais alta por mais tempo e o crescimento, menor. 

Nesta semana, o Banco da Inglaterra elevou a taxa de juro em mais 50 pontos-base para tentar domar inflação, que está em 9,9% —  maior nível em quase quatro décadas.

Exit mobile version