Site icon Seu Dinheiro

Profissões em alta para 2023: saiba quais são as áreas e quanto as empresas pagam por esses profissionais

profissões em alta

Em tempos de pandemia e ondas de demissões em massa — e isso sem contar as demais incertezas sobre o futuro —, saber as principais tendências do mundo corporativo pode ajudar na recolocação e até mesmo na carreira profissional como um todo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E as notícias do mercado de trabalho são potencialmente animadoras: 2023 deve trazer quedas nas taxas de desemprego, principalmente entre profissionais qualificados, e uma abertura maior de vagas de emprego. Isso porque cerca de 47% das empresas pretendem abrir novas posições, segundo o Guia Salarial 2023.  

Segundo o levantamento, elaborado pela consultoria Robert Half e divulgado nesta terça-feira (27), oito setores vão liderar as contratações. São eles: 

Sendo assim, a pesquisa apontou quais são as potenciais profissões em alta em 2023 — e a média salarial. Confira a seguir: 

Profissões em alta em 2023

Além das profissões em alta no próximo ano, o Guia Salarial da Robert Half destaca três áreas com carreiras do futuro e com salários superiores a R$ 30 mil. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1- Engenharia 

Os profissionais formados em engenharia ganharam espaço no mercado de trabalho, sobretudo nas áreas de saúde e tecnologia nos últimos três anos, segundo a pesquisa. 

Engenharia é uma das áreas que, devido à transformação nos últimos anos, propicia as principais carreiras do Futuro, principalmente na temática de ESG (sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa). São elas: 

2 - Finanças e Contabilidade 

Infraestrutura, serviços, agronegócio e tecnologia são os setores que lideram as contratações de profissionais de finanças e contabilidade. 

3 - Jurídico 

Uma das carreiras mais tradicionais, o Direito é uma das oito áreas que seguem em alta no levantamento da Robert Half. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a pesquisa, as empresas que atuam nos setores de tecnologia, varejo e e-commerce, serviços, bens de consumo e agronegócios são as que mais empregam. 

4 - Mercado financeiro 

O mercado financeiro também é um dos setores com profissões em alta. Mas, ao contrário das demais áreas, os profissionais precisam ter certificações para atuar — CFA, CGA, CFP e Ancord são as mais exigidas no setor. 

Em geral, fundos de investimento, assets, bancos de investimentos e fintechs são as empresas que mais contratam no mercado financeiro. 

5 - Recursos humanos 

As startups e empresas dos setores de serviços e tecnologia são as que devem empregar mais profissionais no próximo ano. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a área de recursos humanos também origina algumas das profissões do futuro, tais como: 

6 - Seguros 

Operadoras de saúde, seguradoras de grandes riscos, corretoras de seguros e startups voltadas para o setor (insurtechs) são as empresas que absorvem o maior número de profissionais da área. 

7 - Tecnologia

Sem dúvidas, a área de tecnologia é uma dos setores que deve dominar as profissões do futuro. 

Segundo a pesquisa, os cargos de segurança da informação, DevOps/DevSecOps, inovação digital, Machine Learning, profissionais de dados, arquiteto de soluções, Tech Lead e Desenvolvedor RPA são as carreiras do futuro da área. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale ressaltar que, além das empresas de tecnologia, negócios do varejo, educação, saúde e startups estão entre as companhias que mais empregam profissionais da área. 

8 - Vendas e Marketing

Por fim, o ramo de vendas e marketing tem mais profissionais empregados em companhias de varejo, agronegócio, logística e startups — com destaque para os negócios voltados à saúde (healthtechs). 

Esse setor também é um dos que encabeçam as carreiras do futuro. São elas: Analista Martech, Estrutura ligada a Produtos digitais, Analista de Inteligência de Mercado. 

Exit mobile version