🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Camille Lima
Camille Lima
Repórter no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Já passou pela redação do TradeMap.
OS PASSARINHOS VOARAM

Vem Donald Trump por aí? Elon Musk restaura conta de Kanye West no Twitter e celebridades abandonam a rede social

Diversas personalidades do entretenimento anunciaram que deixariam a rede social, incluindo a autora da série “Grey’s Anatomy”, Shonda Rhimes, e o escritor Stephen King

Camille Lima
Camille Lima
4 de novembro de 2022
12:57
Elon Musk ao lado do logotipo do Twitter
Elon Musk ao lado do logotipo do Twitter - Imagem: Montagem/Divulgação

Aos que esperavam que a compra do Twitter por Elon Musk enfim colocasse um ponto final na enroscada história do bilionário com a plataforma, a decepção foi certa. Pouco mais de uma semana após o CEO da Tesla fechar a aquisição do passarinho azul, o novo e caótico capítulo da novela começou — e o executivo já começou a virar a rede social de cabeça para baixo. 

Isso incluiu uma sequência de demissões, mudanças na política de trabalho, uma debandada de celebridades do site e reativações de contas antes aparentemente banidas.

A começar pela revogação da suspensão da conta do rapper Kanye West, banido temporariamente desde o começo de outubro por publicações consideradas antissemitas e que violavam as regras da plataforma.

Após menos de um mês após a suspensão, o cantor anunciou o retorno à rede social com a publicação de uma foto do jogador de basquete do Brooklyn Nets, Kyrie Irving, também engajado em declarações preconceituosas contra os judeus.

Ao mesmo passo em que West retornou à plataforma depois do início do reinado de Elon Musk no Twitter, diversas personalidades conhecidas no universo do entretenimento anunciaram que deixariam a rede social, incluindo a autora da série médica “Grey’s Anatomy”, Shonda Rhimes, e o escritor de terror Stephen King

“Não vou ficar por perto de qualquer coisa que Elon Musk tenha planejado. Tchau”, disse Rhimes, em tweet, em 29 de outubro.

Enquanto isso, o celebrado autor de livros de suspense e terror como “O Iluminado”, “A Torre Negra” e “It: a coisa” engajou-se numa discussão com Elon Musk após os rumores de que o novo dono da rede social passaria a cobrar uma taxa mensal pelo símbolo azul de verificado na rede social.

“US$ 20 por mês para manter o meu símbolo azul? Dane-se, eles deveriam me pagar. Se isso for instituído, eu vou embora como a Enron”, escreveu King, numa referência à empresa de geração de energia elétrica envolvida numa fraude contábil que resultou em sua falência há pouco mais de duas décadas.

Quem abandonou o Twitter após a chefia de Musk?

A lista de celebridades que abandonou o Twitter após Elon Musk se apossar da rede social vai além de Shonda Rhimes e Stephen King, porém. 

Logo que o CEO da Tesla fechou a compra da plataforma do passarinho azul, Erik Larsen, o artista de quadrinhos como Homem Aranha, excluiu o próprio perfil no Twitter.

Elon Musk removeu a ex do Twitter?

A conta da ex-namorada de Musk, a atriz Amber Heard, foi desativada também depois que o bilionário tornou-se dono da plataforma. Não se sabe, porém, se o perfil de Heard foi excluído do site ou se a artista decidiu desativar a própria conta.

O CEO da Tesla e a atriz namoraram por cerca de um ano, em 2017. Segundo entrevista de Musk a Rolling Stones, a dor emocional do término o fez perder a vontade e capacidade de realizar o evento de lançamento de seu veículo elétrico sem parecer “o cara mais deprimido do mundo”. “Eu estava realmente apaixonado, e doeu muito.”

A debandada após a aquisição da rede social

A atriz Jameela Jamil, que participou de séries como “The Good Place” e “She-Hulk”, havia sinalizado que deixaria o Twitter logo em abril.

“Uma coisa boa sobre Elon comprar o Twitter é que eu *FINALMENTE* vou sair e parar de ser uma completa ameaça à sociedade aqui. Então, é uma vitória para todos vocês, na verdade”, disse a atriz na época.

A última publicação de Jamil foi feita na quinta-feira, logo depois de Elon Musk anunciar a compra da rede social. Não se sabe, porém, se a atriz voltará à plataforma enquanto ela estiver sob o controle do bilionário.

Na sexta-feira passada, a cantora e atriz norte-americana Toni Braxton disse estar chocada com algumas das “liberdades de expressão” vistas no site desde a aquisição por Musk. 

“Discurso de ódio sob o véu de ‘liberdade de expressão’ é inaceitável; portanto, estou optando por ficar fora do Twitter, uma vez que não é mais um espaço seguro para mim mesma e meus filhos e outros”, destacou Braxton.

No mesmo dia, o diretor Ken Olin, que dirigiu a série “This is Us”, comunicou sobre sua retirada da plataforma. Porém, antes de efetivamente abandonar o Twitter, Olin havia twittado que usaria o “Tribel Social” como alternativa à rede social. 

“Oi, todo mundo. Estou fora daqui. Sem julgamentos. Vamos manter a fé. Vamos proteger a nossa democracia. Vamos tentar ser mais gentis. Vamos tentar salvar o planeta. Vamos tentar ser mais generosos.Vamos procurar encontrar a paz no mundo”, publicou o diretor.

Apesar de não ter deixado a plataforma ainda, o ator Josh Gad informou estar cogitando a saída da rede social na sexta-feira. “Um grande êxodo está acontecendo nesta plataforma. Não sei se vou ficar ou não.”

Os atores e atrizes que deixaram o Twitter no final de semana

A atriz Téa Leoni, que participou de filmes como “Bad Boys” e “Jurassic Park III”, informou no sábado (29) que estava deixando o Twitter — e realmente deixou: logo após a publicação na rede social, a artista excluiu a conta da plataforma.

A cantora e compositora norte-americana Sara Bareilles informou no último domingo (30) que deixaria a plataforma de mídia social. “É. Foi um divertido Twitter. Estou fora. Vejo vocês em outras plataformas, pessoal. Desculpa, essa aqui só não é para mim.”

O ator britânico Alex Winter, conhecido por sua participação no filme “Bill & Ted”, deletou o próprio perfil no Twitter após publicar um meme sobre Elon Musk ter assumido a plataforma.

O roteirista da série “Billions”, Brian Koppelman, twittou que “ia dar uma pausa” do Twitter e privou a conta na rede social, além de ter recomendado que os fãs o procurassem no TikTok e Instagram, segundo informações do The Hollywood Reporter.

Quem saiu do Twitter de Elon Musk nesta semana?

Já o lutador profissional Mick Foley abriu esta semana com o desligamento da conta no Twitter. Isso porque, em abril, Foley já havia informado que estava pensando em deixar a rede social. 

“Eu vou pensar seriamente em deixar o Twitter em um futuro próximo. Eu não tenho um bom pressentimento sobre aonde essa plataforma está indo”, comentou o lutador há alguns meses.

O retorno de Kanye West ao Twitter

Depois de ser banido do Instagram no começo de outubro por acusar o rapper Sean Combs de ser controlado por judeus, a presença de Kanye West no Twitter também não durou muito tempo.

Ainda no final de semana de seu retorno à rede social, Ye expressou sua indignação com o bloqueio no Instagram, e logo voltou aos comentários antissemitas, com o tweet: “I’m a bit sleepy tonight but when I wake up I’m going death con 3 On JEWISH PEOPLE.”

Aqui, a tradução é controversa. Não se sabe se Ye pretendia escrever “defcon” na frase ou se a intenção era realmente digitar “death con”. A expressão “defcon” é utilizada por militares para caracterizar ameaças à segurança nacional, em que o nível 5 seria o mais baixo e 1, o mais alto.

Isto é, caso a intenção de Kanye fosse escrever “defcon”, o tweet indicaria que o cantor estava se preparando para algum tipo de ameaça do povo judeu; se fosse a segunda hipótese, porém, sugeriria que ele mesmo iria infligir algum tipo de violência à população judaica.

Apesar de ter negado que a publicação fosse de teor antissemita, não demorou muito para que a postagem de Ye fosse removida da rede social por violação das regras da plataforma e a sua conta, suspensa temporariamente.

Após a compra do Twitter, Elon Musk afirmou na última quarta-feira (02) que a rede social não permitiria que ninguém que tenha sido removido do serviço por violar suas regras voltasse à plataforma até que a empresa tenha um processo claro para coordenar o problema em vigor — o que, segundo ele, levaria pelo menos algumas semanas.

O CEO da Tesla inclusive decidiu criar um conselho de moderação de conteúdo para combater o discurso de ódio e o assédio no ambiente digital.

"O conselho de moderação de conteúdo do Twitter incluirá representantes com visões amplamente divergentes, o que certamente incluirá a comunidade de direitos civis e grupos que enfrentam violência alimentada pelo ódio", disse Musk.

Porém, ao que parece, o período de exílio do rapper Kanye West após a violação das normas do Twitter teria terminado no dia 03 de novembro, quando sua conta foi reativada.

Isso porque, como o artista havia sido somente restrito na plataforma, e não completamente banido, a conta do rapper ainda não estava sob a vigia do “conselho de moderação” do Twitter. E, agora que o perfil voltou à ativa, West pode comentar à vontade na rede social.

Kanye West e Kyrie Irving

A primeira coisa que Kanye West fez após ser reinstaurado no Twitter por publicações antissemitas e que violavam as normas da plataforma foi publicar uma foto do atleta Kyrie Irving em sua defesa.

Isso porque Irving está envolto em uma polêmica após ter ido à rede social do passarinho na semana passada recomendar um filme e livro, “Hebreus to Negroes”, conhecido por seu caráter antissemita. 

No mesmo dia, o Nets suspendeu Irving por cinco jogos, sem remuneração por “não negar o antissemitismo” quando o atleta foi questionado por jornalistas se possuía crenças antissemitas. 

À imprensa, o jogador apenas respondeu que “não é possível ser antissemita se souber de onde eu venho”.

Depois das críticas do Brooklyn Nets e da própria NBA, Irving aceitou doar US$ 500 mil para fundações dedicadas ao combate à intolerância, além de se comprometer a trabalhar junto à ONG Liga Antidiscriminação.

No Twitter, Kanye West defendeu Irving afirmando que “você não pode ser antissemita se você sabe que você é semita”, em resposta a uma publicação no Instagram sobre ele e o jogador.

*Com informações de NBC e Hollywood Reporter

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar