🔴 ÚLTIMO DIA: FAÇA PARTE DA PRIMEIRA TURMA DA ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA –  QUERO PARTICIPAR

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

MUDANÇAS À VISTA

Madeira Energia tem novo conselho de administração, após Eletrobras (ELET3) assumir o controle da companhia

Furnas, subsidiária da Eletrobras, detém 72,36% da Madeira Energia, após aumento de capital da hidrelétrica em junho; Cemig, por sua vez, reduziu a participação

Montagem mostrando uma usina hidrelétrica com o logo da Eletrobras (ELET3 e ELET6) à direita | Privatização
Imagem: Shutterstock

A Madeira Energia S.A, da qual a Cemig (CMIG4) é acionista minoritária, e sua subsidiária Santo Antônio Energia S.A., estão de mudança. A companhia anunciou que o Conselho de Administração terá uma nova composição, nesta sexta-feira (8), já que o controle ficará nas mãos de uma subsidiária da Eletrobras (ELET3).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O novo colegiado é composto por 11 membros, sendo sete titulares e seus respectivos suplentes indicados por Furnas Centrais Elétricas S.A — que passou a deter o controle da hidrelétrica Madeira Energia há um mês. 

A Cemig (CMIG4), por sua vez, deve ficar duas cadeiras no conselho, ou seja, dois membros titulares e seus respectivos suplentes. Além disso, outros dois conselheiros independentes, sem suplentes. 

Por fim, o conselho também aprovou a eleição de Elvira Baracuhy Cavalcanti Presta como presidente do conselho de administração e de Solange Mendes Geraldo Ragazi David — conselheira independente — como vice-presidente do colegiado. 

As informações foram anunciadas à Comissão de Valores Monetários (CVM), em fato relevante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Furnas passa a controlar Madeira Energia 

A mudança na composição do Conselho de Administração da Madeira Energia e a subsidiária Santo Antônio Energia tem uma razão: Furnas — que é uma subsidiária da Eletrobras (ELET3; ELET6) aumentou a sua participação e agora tem o controle das empresas energéticas. 

Leia Também

ESTRATÉGIA DO GESTOR

Nem Tesouro IPCA+, nem crédito: aposta de Stuhlberger agora está na bolsa

DOIS GIGANTES, DUAS APOSTAS

200 mil ou pé atrás? Os três elementos que decidirão os próximos meses da bolsa brasileira

Em junho, Furnas subscreveu 7,26 bilhões de novas ações ordinárias emitidas pela hidrelétrica, no valor de R$ 1,58 bilhão. Isso elevou a fatia de participação de 44,055% para 72,364%. 

O movimento ocorreu após os debenturistas de Furnas aprovarem a realização do aumento do capital na Santo Antônio Energia, uma das condições que favoreceram a privatização da Eletrobras. 

Sendo assim, a Cemig (CMIG4) reduziu a participação acionária de 15,51% para 7,53% do capital total da hidrelétrica Madeira Enegia. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações de Estadão Conteúdo e Reuters 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
3 de setembro de 2026 - 16:48
Ações do mês | ação JBS JBSS3 3 de setembro de 2026 - 6:02
Armazém de varejo cheio de prateleiras com caixas de papelão e pacotes. 2 de setembro de 2026 - 14:41
Unidade da Ambipar (AMBP3) 1 de setembro de 2026 - 10:15
Gráfico de ações e bandeira do Brasil para representar a bolsa brasileira 1 de setembro de 2026 - 7:08
31 de agosto de 2026 - 17:45
B3, bolsa de valores, ações, mercados. 31 de agosto de 2026 - 16:42
28 de agosto de 2026 - 19:20
Imagem com a bandeira do Brasil ao fundo e um gráfico vermelho com números e uma seta apontando para baixo representando a queda do ibovespa 27 de agosto de 2026 - 17:01
Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro eleições 27 de agosto de 2026 - 15:31
Cifrão em um prédio em construção representando os dividendos das ações de construtoras, incorporadoras e fundos imobiliários 27 de agosto de 2026 - 10:04
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar