Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Aperte o play!

Só acaba quando termina: Lula talvez não consiga gastar tanto assim; como isso mexe com seus investimentos?

No podcast Touros e Ursos desta semana, PEC da Transição, Haddad na Fazenda, Petrobras e, é claro, futebol

Lula derruba mercados
PEC da Transição vem deixando os mercados pessimistas, mas proposta gastadora demais talvez não passe no Congresso. Imagem: Montagem Beatriz Azevedo

O jogo só acaba quando termina. Que o digam Argentina e Alemanha, duas seleções favoritas ao título mundial, mas que nesta semana perderam de virada de Arábia Saudita e Japão, as zebras da primeira rodada da Copa do Mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Da mesma forma, ainda não dá para ter certeza do que esperar da PEC de Transição. Se, num primeiro momento, a intenção do governo eleito de gastar R$ 200 bilhões acima do teto amedrontou o mercado, os sinais vindos do Congresso de que uma cifra dessas não seria aprovada já vieram aliviar os ânimos.

Nome para o ministério da Fazenda também gera tensão

E quanto ao ministério da Fazenda então? Parece mesmo que vai ficar com Fernando Haddad, nome que os investidores não gostam muito, mas a possibilidade de uma dobradinha com o liberal Pérsio Arida no Planejamento já agrada mais.

O resultado que começa a se delinear para este jogo é que o novo governo Lula talvez não consiga ser tão gastador quanto gostaria, mas também não vai ser um retorno ao primeiro mandato do petista em termos de economia, como o mercado sonhava.

Fato é, porém, que a bola ainda está rolando. E o investidor, como deve se posicionar em meio a tudo isso, para que suas apostas não caiam por terra, como as do bolão da firma?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse foi o tema do podcast Touros e Ursos desta semana, no qual eu e Victor Aguiar falamos também sobre quem se saiu bem ou mal nos últimos dias, além, é claro, de Copa do Mundo. Para ouvir, basta clicar no tocador abaixo:

Leia Também

DÉJÀ VU AMARGO

Pior do que a crise de 2015? BTG faz alerta sobre economia brasileira — e as coisas podem desandar mais cedo do que você pensa

Conteúdo Empiricus

Avanço da IA fomenta corrida por cibersegurança e setor deve crescer dois dígitos em 2026; veja recomendação de analista

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
homens reunidos em uma mesa em segundo plano, com um caderno escrito Comitê de Política Monetária (Copom) em primeiro plano. 24 de julho de 2026 - 7:03
Montagem que traz Lula e a bandeira do Brasil do lado esquerdo. Do lado direito, um homem careca e de óculos. Ao centro, a frase: A vitória de Lula será a maior oportunidade de compra 23 de julho de 2026 - 19:55

TOUROS E URSOS #280

Por que a inflação não dará trégua e como preparar o seu bolso

23 de julho de 2026 - 19:55
Contêineres de exportação 23 de julho de 2026 - 18:49
Lotofácil da Independência 2025 20 de julho de 2026 - 7:07
micron mutc34 ia tecnologia 18 de julho de 2026 - 10:00
Caixa promove sorteio de suas loterias. 17 de julho de 2026 - 14:45
17 de julho de 2026 - 11:52
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar