Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
ESCALADA DA GUERRA

Espumando de raiva: Putin vai retaliar se Finlândia entrar para a Otan; saiba o que a Rússia falou dessa vez

O presidente finlandês, Sauli Niinisto, e a primeira-ministra Sanna Marin disseram que o país deveria se inscrever para ingressar na Otan sem demora, despertando a ira do líder russo

NÃO USAR ESSA FOTO - Vladimir Putin, presidente da Rússia
Vladimir Putin, presidente da Rússia - Imagem: Sergei KarpukhinTASS/Getty Images

A terceira lei de Newton diz que toda ação corresponde a uma reação de igual intensidade, mas que atua no sentido oposto. E é isso que promete o presidente da Rússia, Vladimir Putin, caso a Finlândia ingresse na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais cedo, o presidente da Finlândia, Sauli Niinisto, e a primeira-ministra Sanna Marin disseram que o país “deveria se inscrever para ingressar na Otan sem demora”

Esse é o sinal mais forte até agora de que a Finlândia fará um pedido formal para ingressar na aliança. A adesão seria histórica para o país nórdico, que tem uma política de neutralidade militar há décadas.

A retaliação da Rússia

A Rússia criticou os planos da Finlândia de se inscrever em breve para ingressar na Otan, alegando que seria “forçada” a retaliar se o país neutro se juntar à aliança militar.

Em comunicado nesta quinta-feira (12), o Ministério das Relações Exteriores russo disse que a  adesão da Finlândia à Otan é uma mudança radical na política externa do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A Rússia será forçada a tomar medidas de retaliação, tanto de natureza militar-técnica quanto de outra natureza, a fim de impedir que surjam ameaças à sua segurança nacional”, diz a nota. 

Leia Também

MORAR NA LUA?

Água na Lua: missão da China é adiada e disputa espacial ganha novo capítulo

NOVAS RELAÇÕES

Do chat ao altar: os casamentos entre humanos e inteligência artificial que já acontecem pelo mundo

Segundo o governo liderado por Vladimir Putin, o objetivo da Otan é convencer países como a Finlândia de que não há outra alternativa à adesão à aliança para continuar se expandindo em direção às fronteiras da Rússia, criando outro flanco para uma ameaça militar.

A relação espinhosa com a Otan

A Otan foi fundada em 1949 pelos EUA, Canadá e várias nações da Europa Ocidental para fornecer segurança coletiva contra o antepassado da Rússia moderna, a União Soviética.

Desde sua fundação, a aliança teve uma relação espinhosa com a União Soviética durante a Guerra Fria e, após seu colapso em 1991, com a Federação Russa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Finlândia não aderiu à Otan desde a sua fundação. O país nórdico chegou até a assinar um tratado de paz com a União Soviética, em 1947, e um tratado de amizade, em 1992. 

Nos últimos anos, no entanto, a Finlândia e a Suécia — outro país neutro — aproximaram-se da Otan, participando de algumas operações e missões lideradas pela aliança.

Segundo a Rússia, a adesão da Finlândia à Otan violaria acordos anteriores que “estabelecem a obrigação das partes de não entrar em alianças ou participar de coalizões dirigidas contra uma delas”. 

*Com informações da CNBC

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Notas de 20 e 50 reais sobre uma mesa preta e uma lâmpada em cima 24 de agosto de 2026 - 12:31
Empresário Vishal Garg 24 de agosto de 2026 - 12:30
castelo gótico Mark Zuckerberg 24 de agosto de 2026 - 10:29
Bilhetes da Mega-Sena e da +Milionária brincam de dança das cadeiras em clima de festa junina. 24 de agosto de 2026 - 6:44
dinheiro impostos tributo simples nacional pme empresas 24 de agosto de 2026 - 5:43
Pé-de-Meia: programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público 24 de agosto de 2026 - 5:06
trading day trade 23 de agosto de 2026 - 9:00
ETF GOLB11 ouro 22 de agosto de 2026 - 16:02
ray dalio santo graal investimentos carteira 21 de agosto de 2026 - 12:03
GTA VI 21 de agosto de 2026 - 10:30
Imagem de moedas e uma calculadora com setas representando alta 20 de agosto de 2026 - 16:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar