Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Alguém tem que pagar...

Governo vai baixar preço do diesel e da gasolina com novo decreto, mas medida atrasará cumprimento de metas ambientais

A notícia é ruim para o meio ambiente, mas boa para os caminhoneiros: segundo o ministro de Minas e Energia o decreto provocará um queda de mais de R$ 0,10 na gasolina e no diesel

Imagem mostrando uma bomba de combustíveis abastecendo um carro, sinalizando o preço da gasolina e do etanol ao consumidor | ICMS
Imagem: Shutterstock

Depois de quebrar a cabeça tentando encontrar formas de baratear o diesel e a gasolina e aplacar a fúria dos brasileiros com os seguidos aumentos, o governo finalmente achou uma alternativa. Mas a queda nos preços terá um custo que será pago pelo meio ambiente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A União publicou nesta sexta-feira (22) um decreto que adia o prazo para o cumprimento das metas de compra dos Créditos de Descarbonização (CBios) de 2022. O CBIO é um ativo que comprova as práticas antipoluição das empresas - cada crédito representa uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) que deixou de ser emitida.

Vale lembrar que esse é um requisito ambiental compulsório para distribuidoras e visa a redução de emissões de gases do efeito estufa na comercialização de combustíveis. Agora, as empresas terão até o final de setembro de 2023 para comprovar a meta deste ano.

"A medida está em consonância com o atual estado de emergência no Brasil, decorrente da elevação extraordinária e imprevisível dos preços do petróleo, combustíveis e seus derivados", afirma, em nota, o Ministério de Minas e Energia, em nota.

Quanto vai baixar?

A notícia é ruim para o meio ambiente, mas boa para os caminhoneiros, segundo o ministro de Minas e Energia. Adolfo Sachsida declarou hoje que o decreto provocará um queda de mais de R$ 0,10 na gasolina e no diesel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Somada a redução no preço promovida pela Petrobras (PETR4) na última terça-feira (19), o recuo deve ser de até R$ 0,30, de acordo com os cálculos de Sachsida.

Leia Também

Conteúdo Empiricus

O que esperar da Selic a partir de agora? Entenda cenário após último corte e conheça 4 títulos de renda fixa para ‘turbinar’ sua carteira

JÁ VIMOS ESSE FILME ANTES

Short squeeze na Wendy’s? O que está por trás da alta da meme stock da vez na bolsa dos EUA

O anúncio da estatal ocorreu dias depois de o presidente Jair Bolsonaro afirmar que a Petrobras diminuiria a margem de lucro.

"Petrolíferas do mundo todo diminuíram a margem de lucro, é o que a gente quer da Petrobras. Isso vai acontecer e sem interferência", afirmou, em transmissão nas redes sociais.

Veja também- Petrobras (PETR4) está extremamente barata: vale o risco?

Buscando alternativas

Além de prorrogar o prazo para o cumprimento de metas ambientais, o governo estuda outras medidas para reduzir ainda mais o preço da gasolina e do diesel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bolsonaro e Sachsida anunciaram hoje que estão em negociações com outros países para a importação de combustível mais barato.

"Estamos com vários outros países contatados para a gente comprar diesel mais barato", declarou o presidente durante uma visita a um posto de combustível em Brasília para fiscalizar a mais recente queda de preços.

Os políticos não especificam quais nações estão envolvidas nas negociações, mas o ministro de Minas e Energia garante que houve uma checagem de restrições e sanções internacionais.

Apesar disso, Bolsonaro já havia anunciado negociações com a Rússia para a importação de diesel. "Meu relacionamento com governo russo não é bom, é excepcional", declarou o presidente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Nosso contato com Putin está 10, excelente", seguiu o chefe do Executivo, que já declarou posição de neutralidade na guerra com a Ucrânia. "Em breve teremos combustível mais barato do mundo, tirando países produtores e com refinarias".

*Com informações do Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ID da foto:1307414278 24 de junho de 2026 - 10:31

PROGRAMA NACIONAL CELULAR SEGURO

Nova fase do Celular Seguro: governo cria banco nacional para rastrear celulares roubados

24 de junho de 2026 - 10:31
cidades - são paulo 24 de junho de 2026 - 9:30
leilão itaú 24 de junho de 2026 - 9:01
Ilustração com bilhete premiado de Mega-Sena em frente ao Teatro Amazonas em Manaus. 24 de junho de 2026 - 6:58
Fachada de prédio da Petrobras (PETR4) 23 de junho de 2026 - 16:34
Lanche Hawaiian Airlines 23 de junho de 2026 - 13:13
acordo de paz; estados unidos. irã 23 de junho de 2026 - 10:00
Assinatura de parceria foi realizada durante evento que contou com a presença da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante 22 de junho de 2026 - 15:38
will bank, liquidado pelo Banco Central. 22 de junho de 2026 - 14:36
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar