Depois do embargo histórico às importações de carvão, a União Europeia (UE) mirou outras joias da coroa russa: as filhas do presidente Vladimir Putin. Maria e Katerina entraram para a lista de punições do bloco, que tenta a todo custo frear a Rússia na guerra da Ucrânia sem pegar em armas.
As duas herdeiras de Putin estão em uma lista de 214 pessoas e 18 entidades que foram sancionadas nesta sexta-feira (08) sob o argumento de que beneficiam a Rússia, fornecendo uma fonte de receita substancial ao país.
A UE alega ainda que os alvos das sanções também fornecem apoio material e financeiro para as ações que prejudicam e ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia.
Por que as filhas de Putin?
Desde que começaram a impor sanções contra a Rússia, em fevereiro, os Estados Unidos e seus aliados vêm tentando estrangular a economia do país com o intuito de impedir que Putin tenha dinheiro para manter as tropas avançando em solo ucraniano.
Para isso, os países do Ocidente já impuseram proibições ao setor de energia, defesa e bancário, além de restrições de negócios aos oligarcas russos, entre outras medidas.
- MUDANÇAS NO IR 2022: baixe o guia gratuito sobre o Imposto de Renda deste ano e evite problemas com a Receita Federal; basta clicar aqui
Maria, a filha mais velha de Putin, entrou no barco das sanções da UE por estar envolvida no maior projeto de investimento privado da Rússia, no setor de saúde.
Já Ekaterina lidera a iniciativa de desenvolvimento Innopraktika, financiada por importantes empresas russas cujos diretores são membros do círculo íntimo de magnatas russos próximos a Putin.
EUA entram na guerra com filhas de Putin
A última rodada de sanções dos Estados Unidos na guerra na Ucrânia foi anunciada nesta semana e também incluiu Katerina e Maria. As autoridades norte-americanas acreditam que ambas podem estar escondendo a riqueza de Putin.
Na quinta-feira (07), o Kremlin disse estar perplexo com a decisão dos EUA e descreveu a ação relacionada às filhas do presidente russo como parte de um frenesi ocidental mais amplo contra a Rússia.
As sanções anunciadas na quarta-feira (06) pelos EUA também incluem a filha e a esposa do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.
As medidas vieram em resposta ao que o presidente norte-americano, Joe Biden, classificou como atrocidades russas na Ucrânia.
A Rússia nega ter atacado intencionalmente civis e diz que imagens de corpos em Bucha, ao norte de Kiev, foram encenadas para justificar mais sanções contra Moscou.