Site icon Seu Dinheiro

Brasil e Inglaterra na final? Veja quem ficaria com o título da Copa do Catar se apenas o valor de mercado das seleções entrasse em campo

Neymar e o Harry Kane da Inglaterra se desafiando com dinheiro na mão

Brasil e Inglaterra na final da Copa do Mundo do Catar, que tal? Bem, esse é o prognóstico se o critério de classificação em cada fase fosse apenas o valor de mercado de cada uma das seleções em disputa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entretanto, os ingleses se sagrariam bicampeões do mundo e o Brasil seria vice-campeão pela terceira vez na história.

Isso porque os cruzamentos previstos pelo sorteio dos grupos faria com que as duas seleções mais valiosas da Copa do Catar se enfrentassem somente na decisão do título.

Brasil e Inglaterra, aliás, são as únicas seleções cuja soma dos valores dos atletas convocados ultrapassa a cifra de 1 bilhão de euros, moeda na qual é feita a maior parte das transações de atletas pelo mundo, segundo cálculos do site especializado TransferMarkt.com.

A França também superava essa marca antes do inesperado corte do atacante Karim Benzema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira o pódio das seleções mais valiosas da Copa do Catar

  1. Inglaterra: 1,26 bilhão de euros
  2. Brasil: 1,14 bilhão de euros
  3. França: 997,5 milhões de euros

À primeira vista, esses valores podem causar estranheza. O Brasil conta com jogadores do porte de Vinícius Júnior, Rodrygo e Neymar. O trio esteve no centro de algumas das mais caras transações dos últimos anos.

Já a França tem em seu elenco o jogador mais badalado do mundo na atualidade, Kylian Mbappé.

Como então a Inglaterra é a seleção com maior valor de mercado desta Copa?

Boa parte da explicação encontra-se no fato de quase todos os convocados estarem em clubes que disputam a Premier League. Na atualidade, a liga inglesa é a que movimenta os maiores valores em todos o mundo, seja em patrocínios, direitos de transmissão, salários ou transferência de atletas.

Valor somado das seleções classificadas para a Copa supera bilhões de euros

Somando o valor de mercado de cada uma das 32 seleções classificadas para a Copa do Catar, chegamos à cifra de pouco mais de 12 bilhões de euros, ou quase R$ 70 bilhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É verdade que o fato de Itália, Costa do Marfim, Noruega e Colômbia não terem se classificado para o mundial — para ficar apenas nas surpresas — afeta consideravelmente essa cifra. Juntas, elas valem mais de 1,5 bilhão de euros. Mas é a regra do jogo.

De qualquer modo, se valor de mercado decidisse Copa do Mundo, o Brasil estaria na final. No entanto, o título ficaria com a Inglaterra.

Para chegar a essa conclusão, simulamos o cruzamento das chaves da primeira fase até a decisão do título. É claro que nossa conta não leva em consideração a possibilidade de zebras, que adoram dar as caras no futebol.

Nas oitavas de final, pelo critério de valor de mercado, teríamos os seguintes desdobramentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em uma das chaves:

Do outro lado:

Nas quartas de final:

Chegando às semifinais, o Brasil triunfaria a Argentina em um dos maiores clássicos do futebol internacional. Já a Inglaterra eliminaria Portugal para enfrentar a seleção de Tite na decisão.

Na final, enfim, o valor somado de 1,41 bilhão de euros do selecionado inglês prevaleceria sobre o 1,14 bilhão de euros da seleção brasileira.

Tudo isso, claro, ignorando os ensinamentos de Nelson Rodrigues sobre os efeitos do imponderável sobre o futebol, imortalizados no personagem Sobrenatural de Almeida.

Exit mobile version