É verdade que os carros eletrificados cresceram muito no Brasil, mas sobretudo por conta dos híbridos. Ainda assim, os modelos 100% plugados na tomada ganham cada vez mais espaço no mercado.
Ontem você ficou sabendo dos 40 lançamentos de carros de motor a combustão programados para 2022. Hoje você vai conhecer os lançamentos de carros elétricos esperados para este ano.
E a maioria dos novos modelos será totalmente eletrificada.
BYD chega da China para brigar por espaço
Quem chega com tudo para brigar nesse segmento é a BYD, até então importadora de veículos comerciais.
A chinesa não está para brincadeira: já anunciou que trará o modelo Tan EV, que chega para brigar com modelos premium elétricos, do porte de Audi, Porsche e Mercedes.
Trata-se de um SUV de 7 lugares, com 517 cv de potência e 472 km de autonomia. Os preços devem chegar perto de R$ 500 mil.
Outro elétrico será o BYD Han EV, sedã premiado por seu design e repleto de luxo. Sua versão mais potente possui 494 cv de potência e alcance de até 605 km.
Kia pretende lançar seu primeiro elétrico no Brasil
A Kia lançará no Brasil seu primeiro elétrico: o EV6 é um arrojado SUV com caída de cupê nascido elétrico, com motorização que pode ir de 170 a 584 cv conforme a configuração e cerca de 500 km de autonomia na versão mais potente.
Ford promete importar Mustang Mach-E
A Ford promete importar o Mustang Mach-E, SUV elétrico produzido no México. Lá existem versões com motores de 260 cv e 487 cv e autonomia de até 600 km.
Volvo trará o C40
A Volvo avança mais um passo nos 100% elétricos com o novo C40, SUV cupê derivado do XC40, com dois motores elétricos que chegam a 408 cv. Sua bateria de íon-lítio de 78 kWh garante autonomia de até 420 km.
BMW investe nos elétricos em duas frentes
A BMW já confirmou a importação do iX, SUV elétrico de tração integral e design diferenciado dos demais modelos em linha. É a resposta que a marca bávara dá aos Audi e-tron e Mercedes-Benz EQC. Movido pela bateria de quinta geração, o iX tem a versão 40, que produz 326 cv e autonomia de 425 km, e a xDrive 50, que rende 523 cv e alcança 630 km.
Outra investida em elétricos mais sofisticados é o BMW i4, sedã esportivo com potência de 544 cv e bateria que lhe permite chegar a 510 km. Outra opção possui motor de 340 cv e autonomia de 590 km.
Renault planeja versão elétrica do Kwid
Em um patamar “menos premium”, a Renault já anunciou que trará mais para o segundo semestre a versão elétrica do Kwid, na expectativa de ser o elétrico mais acessível do Brasil. Na Europa seus similares são o Renault City K-ZE e o Dacia Spring, cujo motor entrega 44 cv de potência. A bateria de 26,5 kWh lhe dá 225 km de autonomia e a recarga rápida pode levar menos de 1 hora.
Confira as principais novidades eletrificadas que chegam em 2022:
- BYD Tan
- BYD Han
- Kia EV6
- Ford Mustang Mach-E
- Volvo C40
- BMW i4
- BMW iX
- Renault Kwid elétrico