🔴 3 ações para LUCRAR com a SELIC em alta: clique aqui e descubra quais são

2022-05-18T13:13:17-03:00
Renan Sousa
Renan Sousa
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney. Twitter: @RenanSSousa1
MEME-STABLECOIN

Shiba Inu (SHIB) quer lançar própria stablecoin depois do fracasso da TerraUSD (UST); entenda porque isso é uma furada

Analistas não enxergam a Shiba Inu como um bom investimento e a crise das stablecoins não deve ajudar o projeto

18 de maio de 2022
13:13
Shiba Inu (SHIB) pretende lançar stablecoin em meio a derretimento da Terra (LUNA)
Shiba Inu (SHIB) pretende lançar stablecoin em meio a derretimento da Terra (LUNA). Imagem: Montagem / Divulgação

Você não leu errado: depois de duas criptomoedas da Terra Network — a Terra (LUNA) e a TerraUSD (UST) — os desenvolvedores da memecoin Shiba Inu (SHIB) anunciaram o lançamento de sua própria stablecoin.

Chamada de Shiba Inu stablecoin (SHI), ela serviria como uma alternativa para o uso dessas moedas estáveis dentro das blockchains. Na nossa reportagem especial sobre stablecoins você entende o que elas são e para que são usadas.

Com a palavra, os desenvolvedores da Shiba Inu

Em uma publicação assinada por um dos desenvolvedores da moeda-meme, Shytoshi Kusama dá mais detalhes sobre o desenvolvimento da stablecoin da própria Shiba Inu.

O anúncio acontece em meio a uma quebra de confiança do mercado para com as stablecoins, após a TerraUSD (UST) perder paridade com o dólar e desestruturar o mercado de criptomoedas como um todo. 

“Estou feliz que o [da SHI] está quase completo. Com isso, usuários com token SHIB terão uma incrível solução do mercado de stablecoins em mãos. Agora entramos na fase de testes”, diz a publicação.

Uma rede de SHIB

Ao longo da postagem, Kusama ainda ressalta que a criação de uma rede (blockchain) própria da Shiba Inu também está avançando.O Shibarium Layer-2 e o ShibFe (Shibarium Financial Ecosystem, ou ecossistema financeiro do Shibarium, em tradução) são ambientes criados para o desenvolvimento de projetos dentro dessas blockchains.

Em resumo, o Shibarium Layer-2 é desenvolvido dentro da blockchain do ethereum (ETH), e que utiliza a criptomoeda Bone ShibaSwap (BONE) para funcionar.

Já o ShibFe é um projeto desenvolvido em conjunto com a stablecoin SHI e os investidores e usuários só terão maiores detalhes no futuro.

Tanto desenvolvimento!

O primeiro anúncio de que a Shiba Inu pretendia se tornar um projeto sério aconteceu com a disponibilização de um site para tornar o suprimento de SHIB limitado no mercado por meio da destruição de tokens. Dessa maneira, a criptomoeda poderia ser utilizada como reserva de valor.

À época, a ideia de criação de um ecossistema Shiba Inu ainda estava em um estágio inicial e não chegou a animar os analistas.

É momento para isso, Shiba Inu?

Com a pressão que o cenário macroeconômico tem exercido no mercado de criptomoedas, somada à perda de confiança no universo das moedas digitais, projetos alternativos em criptografia tendem a ser mais penalizados no que os analistas gostam de chamar de Grande Inverno Cripto.

Além disso, as stablecoins estão especialmente abaladas, algumas delas chegando a perder a paridade com o dólar. Portanto, pode não ser um bom momento para lançar um projeto novo no mercado.

Por fim, a Shiba Inu ainda é uma criptomoeda-meme, ou seja, não nasceu para solucionar um problema dentro do universo cripto. Os analistas e especialistas desse mercado destacam que SHIB se aproxima de um bilhete de loteria — é possível ganhar, mas a chance maior é de perder.

Mas vamos dar o braço a torcer

O Shiba Inu pode não ser um bom projeto ainda. Em outras palavras, as constantes atualizações e desenvolvimento desse ecossistema podem eventualmente torná-lo um bom investimento. 

Contudo, ainda não é possível dizer que SHIB e suas variações sejam muito diferentes do Dogecoin (DOGE) ou qualquer outra criptomoeda que nasça de um meme. 

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

ELEIÇÕES 2022

Ô abre alas que Braga Netto vem aí! General da reserva é exonerado e tem caminho livre para ser vice de Bolsonaro

Bolsonaro havia confirmado no domingo (27) o nome de Braga Netto como seu vice na chapa que disputará a reeleição deste ano, causando um pouco de desconforto entre aliados que esperavam a escolha de Tereza Cristina (PP), ex-ministra da Agricultura

SEMANA EM CRIPTO

Bitcoin (BTC): o pior investimento do semestre tenta sobreviver aos dados de emprego nos EUA; confira o que mexe com as criptomoedas na próxima semana

Entre os destaques da semana, estão a liquidação de ativos da Three Arrows Capital, pechinchas no mercado cripto e mais

CAÇANDO MARRUÁ

Bitcoin (BTC) no cabresto? UE tenta domar o mundo das criptomoedas com marco regulatório; saiba como

O acordo é provisório e inclui uma proposta que cobre emissores de criptoativos não lastreados e também as chamadas stablecoins, bem como as plataformas de negociação e as carteiras nas quais os ativos digitais são mantidos

O MEDO DA RECESSÃO

Meta em crise: Mark Zuckerberg quer contratar menos funcionários e demitir mais gente a partir de agora

A dona do Facebook espera um segundo semestre de vacas magras e enfrentará um severo corte de gastos; por isso, a companhia prioriza equipes mais enxutas e agressivas

ELEIÇÕES 2022

É só mais essa! Líder nas pesquisas, Lula descarta tentar reeleição se derrotar Bolsonaro em outubro

Em entrevista, Lula disse que ‘daqui a 4 anos vai ter gente nova’, criticou o Congresso e prometeu retirar sigilos impostos por Bolsonaro

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies