Site icon Seu Dinheiro

Governo chinês junta-se ao WeChat para popularizar sua criptomoeda; saiba os detalhes

china dragão

O governo chinês ganhou um aliado de peso na sua empreitada para popularizar sua criptomoeda: o WeChat. O maior aplicativo de mensagens da China — e um dos maiores serviços de pagamento do país — começará a oferecer suporte ao yuan digital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os mais de 1 bilhão de usuários do app agora podem optar pelo yuan digital depois que um ponto de acesso foi recém-adicionado ao WeChat Pay para a realização de pagamentos. 

A China está trabalhando no yuan digital desde 2014, mas sua implementação não está amplamente difundida no país. Por isso, a novidade do WeChat pode apoiar a criptomoeda do governo e dar um grande impulso se as pessoas começarem a usá-la. 

Com funciona

Para usar o yuan digital via WeChat, os chineses precisam primeiro passar pela autenticação de identidade por meio do e-CNY, o aplicativo de carteira digital em yuans desenvolvido pelo banco central. Confira o lançamento da versão piloto do aplicativo.

Uma vez ativada, a função permite que os usuários recebam e paguem com moeda digital no WeChat.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O super aplicativo e seus rivais

O super aplicativo, como o WeChat é apelidado, pode não ser muito conhecido para usuários fora da China, mas dentro da segunda maior economia do mundo ele é onipresente. Com o app, as pessoas podem usar desde funções de mensagens até fazer pagamentos via WeChat Pay, ou chamar táxis e pedir comida.

O WeChat Pay permite que os usuários mostrem aos comerciantes um código de barras em seus telefones para pagar por itens na loja. Também pode ser usado para compras on-line. 

Além do WeChat, da Tecent, o Alipay, administrado pelo Ant Group, afiliado do Alibaba, domina os pagamentos móveis. No ano passado, Alipay também começou a testar pagamentos digitais em yuans. 

Com o WeChat planejando lançar o e-CNY e o Alipay também a bordo, o banco central chinês terá mais chance de fazer os cidadãos usarem a moeda digital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A e-CNY é uma carteira digital (wallet) que também será desenvolvida pelas autoridades chinesas e estará dentro de uma mesma rede (blockchain) que o yuan digital. Diferentemente de outras criptomoedas como o bitcoin (BTC), por exemplo, ambos serão controlados pelo governo.

Criptomoeda para uso doméstico

Todo o esforço do governo chinês para expandir o uso de sua criptomoeda acontece em um momento no qual o país tem acelerado os esforços para manter o controle fiscal sobre os cidadãos. 

Em setembro, as autoridades chinesas chegaram a banir atividades relacionadas à mineração de cripto ativos, prejudicando a atividade de diversas corretoras.

Quando esse cerco começou a se fechar, alguns especialistas chegaram a cogitar que a China estaria tentando abrir espaço para o yuan digital. Dessa forma, a Moeda Digital de Banco Central (CBDC, na sigla em inglês) do país não teria concorrência forte direta. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar disso, as autoridades monetárias da China já afirmaram que o yuan digital deve ser voltado majoritariamente para o uso doméstico e não como moeda usada em transações internacionais. 

Veja também - Vale a pena comprar Bitcoin (BTC) a qualquer preço; entenda por que

*Com informações da CNBC

Exit mobile version