Chegou a hora das small caps na bolsa? E os FIIs, como ficam? O Seleção Empiricus responde as suas dúvidas!
O Seleção Empiricus vai ao ar às 19h, ao vivo, no YouTube e no LinkedIn. Small caps em alta e incertezas nos FIIs são os detaques do dia
Passado o primeiro mês de 2022, os mercados brasileiros contam com uma série de novidades: o dólar caiu às mínimas em quatro meses e o Ibovespa acumula ganhos firmes, na contramão das principais bolsas do mundo — com destaque para as small caps, que dispararam na segunda metade do mês. E, entre os fundos imobiliários (FIIs), uma decisão da CVM tem tirado o sono de muitos investidores. O Seleção Empiricus desta terça-feira (1) vai discutir todas essas questões — o programa começa às 19h e, para assistir, é só dar play:
No que diz respeito à bolsa, a alta de 7% acumulada pelo Ibovespa ao longo de janeiro pegou muitos de surpresa, considerando as perspectivas pouco animadoras da economia doméstica; em paralelo, a iminente alta de juros do Fed derrubou os mercados americanos no mês — o que apenas reforçou o descolamento do Brasil em relação ao exterior.
E se é verdade que empresas como Itaú Unibanco (ITUB4), Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) estão puxando o Ibovespa para cima, impulsionadas pelo fluxo de recursos estrangeiros, também é verdade que as small caps tiveram um renascimento nas últimas semanas.
O índice de small caps da B3 (SMLL), por exemplo, chegou a cair mais de 11% no começo de janeiro, mas recuperou as perdas e fechou o mês em alta de 3,4%. Como interpretar esse comportamento? Chegou a hora de aumentar a posição nas empresas de grande porte da bolsa?
Para falar sobre o cenário para as small caps e para o mercado de ações como um todo, o analista Henrique Florentino, da Empiricus, será um dos convidados do Seleção desta terça. Mas esse não é o único tema a ser debatido no programa de hoje.
FIIs e a surpresa da CVM
No mundo dos FIIs, uma decisão da CVM caiu como uma bomba no colo dos investidores: a autarquia determinou que o fundo Maxi Renda FII (MXRF11), um dos maiores fundos imobiliários da indústria, precisa pagar rendimentos aos cotistas com base no resultado contábil, e não no regime de caixa — uma medida com potencial para reduzir o volume líquido de dividendos que chega aos bolsos dos cotistas.
Leia Também
VISC11 quer mais caixa e menos alavancagem: entenda por que o FII de shoppings buscou uma ‘gordurinha extra’
Ambev (ABEV3) desbanca gigantes como a ação mais negociada da B3 por um grupo de investidores; descubra qual
E mais: há o entendimento de que a decisão pode ser estendida a outros fundos imobiliários com características semelhantes ao Maxi Renda FII — o que poderia causar uma enorme turbulência na indústria. Nesta terça, a CVM suspendeu a medida, mas uma nuvem de incerteza ainda paira sobre o mercado.
Nesse contexto de turbulências, o analista Caio Araújo, da Empiricus — um especialista na indústria de fundos de investimento, especialmente os FIIs — também participará do Seleção desta terça, esclarecendo as dúvidas que permanecem no radar dos investidores.
Seleção Empiricus: discussões e teses de investimento
O Seleção vai ao ar todas as terças-feiras, às 19h, ao vivo no YouTube da Empiricus. Victor Aguiar, repórter do Seu Dinheiro, e João Piccioni, analista da Empiricus, apresentam o programa, que ainda conta com uma rodada de recomendações de investimento por parte dos especialistas convidados.
Para acompanhar o programa, é só dar play:
ELEIÇÕES 2026
Lula x Flávio Bolsonaro: como a disputa presidencial e o nó fiscal vão ditar o rumo dos investimentos
24 de agosto de 2026 - 17:03RECOMENDAÇÃO NEUTRA
UBS BB passa a tesoura no preço-alvo de Santander (SANB11) e desiste da recomendação de olho em OPA; o que aconteceu?
24 de agosto de 2026 - 15:22DESTAQUES DA BOLSA
Casamento à vista? Yduqs (YDUQ3) dispara 12% após confirmar conversas com dona da Afya (AFYA) para combinação de negócios
24 de agosto de 2026 - 11:27EM MEIO A UM "VALE DE DESEMPENHO"
Após o ‘maior erro de sua história’, Squadra coloca Meli (MELI34) e Nubank (ROXO34) entre as maiores apostas e vê oportunidades ignoradas pelo mercado
24 de agosto de 2026 - 11:07CARTEIRA SEMANAL
Quer ganhar do Ibovespa? Terra aposta em WEG (WEGE3), MBRF (MBRF3) e mais 3 ações nesta semana
23 de agosto de 2026 - 15:30SOB PRESSÃO
TRXF11 está dando um passo maior que a perna? CEO responde, mas mercado não compra e cota cai mais de 9% nesta semana
22 de agosto de 2026 - 14:33SOBE E DESCE
Ibovespa engata 3ª semana de sangria, e Hapvida (HAPV3) despenca de novo; veja quais ações sobreviveram
22 de agosto de 2026 - 12:11PIOR DO RANKING
Do topo ao poço da América Latina: Ibovespa perde o encanto e entra na lanterna dos gringos
21 de agosto de 2026 - 19:33ADEUS, ESTRANGEIRO
UBS vê exagero no medo dos juros nos EUA, mas alerta: Brasil está entre os mercados mais vulneráveis
21 de agosto de 2026 - 18:31BOTA CASACO, TIRA CASACO
Hapvida (HAPV3) convence ANS e consegue derrubar trava sobre reajustes — mas agência ficará de olho
21 de agosto de 2026 - 18:02AÇÕES PARA COMPRAR AGORA
As melhores oportunidades desde a crise Dilma: após a bolsa perder o equivalente a uma Vale (VALE3), gestor revela onde investir
21 de agosto de 2026 - 17:17Conteúdo BTG Pactual
FI-Infra: Conheça classe de ativos e saiba se vale a pena investir agora
21 de agosto de 2026 - 16:00TOUROS E URSOS #284
Até os gênios da Faria Lima desistiram? Por que a crise dos multimercados não é o fim da indústria
20 de agosto de 2026 - 19:02CORRIDA DO OURO
Novo tesouro? Quem é a desconhecida Amapá Minerals, mineradora de ouro que conquistou o BTG Pactual e pode saltar 62%
20 de agosto de 2026 - 18:01PENTE-FINO
Hapvida (HAPV3) ganha novo problema: ANS barra estratégia que coloca 950 mil clientes na mira e ações caem mais de 7%
20 de agosto de 2026 - 17:35DISPARADA NAS ÚLTIMAS HORAS
O que fez o bitcoin disparar 20% e voltar aos US$ 72 mil? Três fatores explicam a arrancada
20 de agosto de 2026 - 10:40CONTEÚDO BTG PACTUAL
Um novo jeito de investir na Amazônia: Conheça o AMAB11, ETF do BTG Pactual
20 de agosto de 2026 - 9:30ANALISTAS RECOMENDAM A COMPRA
Embraer (EMBJ3), Sabesp (SBSP3) e Rede D’Or (RDOR3) têm gatilho em comum para o BTG e a XP; entenda por que investir
19 de agosto de 2026 - 18:12DO PICO AO PISO
A pior semana para a bolsa brasileira em 18 anos: você deve seguir a fuga de R$ 12,6 bilhões dos estrangeiros?
19 de agosto de 2026 - 14:28PECHINCHA OU VALOR?