Site icon Seu Dinheiro

Quer ter um Porsche novinho? Pois então aperte os cintos: a Volkswagen quer fazer o IPO da montadora de carros esportivos

Porsche Spyder 218

Porsche Spyder 218

Após algumas semanas de suspense, a Volkswagen informou que irá realizar a abertura de capital de sua divisão de carros esportivos, a Porsche. Apesar do momento ainda pouco favorável para o mercado acionário no mundo todo, a ideia é listar a companhia na bolsa de Frankfurt no fim deste mês ou, no máximo, no início de outubro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com um valuation estimado entre 60 bilhões e 80 bilhões de euros (R$ 310 bilhões ~ R$ 415 bilhões), o IPO da Porsche pode ser o maior da história da bolsa alemã e o maior da Europa desde 1999. O valor da própria Volkswagen é estimado em 83 bilhões de euros.

As ações listadas serão do tipo preferencial, que não têm direito a voto.

A ideia é que a Porsche Automobil Holding (PAH3) — holding familiar que detém a maioria da Volkswagen — fique com 25% mais uma ação da Porsche conforme o preço de colocação das ações ordinárias, além de um prêmio de 7,5% sobre o valor dos papéis preferenciais.

A opinião dos analistas sobre o IPO da Porsche

Para alguns analistas do mercado, ainda que esse não seja o momento ideal para a realização da abertura de capital, a qualidade e atratividade do ativo acabam justificando o negócio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, o mercado acredita que o IPO de fato acontecerá, especialmente porque há um aparente interesse de investidores como Qatar Investment Authority — que já concordou em comprar uma participação de 5%, segundo a Volkswagen —, o presidente da Louis Vuitton Bernard Arnault e o bilionário Dietrich Mateschitz.

Por outro lado, os analistas se dizem preocupados com questões de governança corporativa da companhia.

Exit mobile version