Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
PROJEÇÕES ATUALIZADAS

Inter corta projeção para o Ibovespa em 2022, mas ainda vê o copo meio cheio para a bolsa

Inter Research chama a atenção para riscos externos, principalmente para a pressão inflacionária, mas vê bolsa brasileira 8% acima do nível atual

Fechada do Banco Inter (BIDI11) com o logo do banco em letras laranjas
Inter corta projeção, mas vê copo meio cheio para o Ibovespa. Imagem: Divulgação - Inter

O cenário internacional adverso levou a Inter Research a cortar sua projeção para o Ibovespa em 2022.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda assim, caso as estimativas da equipe de research do Inter estejam corretas, o principal índice da bolsa brasileira deve subir mais 8% até o fim do ano, levando em consideração o fechamento de ontem.

Como está o Ibovespa em 2022

Desde o início do ano, o Ibovespa acumula uma valorização de 6,4% — resultado de intensa volatilidade.

Depois de ter protagonizado uma das maiores altas entre os mercados globais de ações no primeiro trimestre, o Ibovespa devolveu os ganhos em abril para depois recuperar parte do terreno ao longo de maio.

O principal índice da B3 é favorecido especialmente pelas ações geradoras de valor. A Inter Research constatou uma migração para ações de empresas como a Petrobras — beneficiada principalmente pelo avanço dos preços do petróleo nos mercados internacionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A casa de análise também destaca o bom desempenho das ações dos grandes bancos e de concessionárias de serviços públicos.

Leia Também

TOUROS E URSOS #284

Até os gênios da Faria Lima desistiram? Por que a crise dos multimercados não é o fim da indústria

CORRIDA DO OURO

Novo tesouro? Quem é a desconhecida Amapá Minerals, mineradora de ouro que conquistou o BTG Pactual e pode saltar 62%

Fatores externos pressionam

Apesar disso, a cautela tem dado o tom nos mercados financeiros. Segundo a Inter Research, a aversão ao risco é acentuada por uma série de fatores internos e externos.

No exterior, as ondas de lockdown na China somam-se à guerra entre Rússia e Ucrânia como focos de pressão adicional sobre os preços dos insumos.

Tal situação contribui “para níveis inflacionários recordes em todo o globo”, diz a Inter Research em relatório.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cenário local

A Inter Research vê sinais de desaceleração da inflação, mas nem por isso deixa de chamar atenção para a alta dos preços.

A casa de análise antecipa “meses ainda desafiadores para as companhias brasileiras no geral”.

Ainda de acordo com a Inter Research:

  • a demanda local arrefecida por preços de insumos ainda elevados e menor poder de consumo da população pode limitar as receitas das companhias no mercado interno;
  • a desaceleração global pressiona receitas com exportação; e
  • os choques de oferta impulsionam preços de insumos na cadeia global e contribuem para ainda mais pressão de custos e aversão ao risco.

Inter Research vê copo meio cheio

Apesar de todas as ressalvas e do corte na projeção, a Inter Research ainda vê o copo meio cheio para o Ibovespa.

“Como upside para nosso cenário, entendemos que atualmente, no Brasil, observamos uma inflação muito mais por parte da oferta do que pela demanda”, diz a casa de análise.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Chama a atenção o fato de a Inter Research não citar o período eleitoral em nenhum momento do relatório. As eleições presidenciais no Brasil estão marcadas para outubro.

Projeções atualizadas para o Ibovespa

A projeção anterior da Inter Research para 2022 apontava o Ibovespa a 125 mil pontos no fim do ano.

Agora, a casa de análise vê o Ibovespa a 120 mil pontos na última sessão de dezembro. Ontem, a bolsa fechou em 111.032 pontos.

Entretanto, a Inter Research acredita na existência de um “viés levemente mais otimista” para a bolsa brasileira em relação ao restante do mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com isso, a expectativa da instituição é de que a bolsa brasileira suba 8,1% até o fim do ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Montagem com fotos da Embraer, Sabesp e um hospital da Rede D'Or 19 de agosto de 2026 - 18:12
Galpão logístico de Contagem visto de cima 17 de agosto de 2026 - 14:21
B3, bolsa de valores, ações, mercados. 17 de agosto de 2026 - 12:40
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 15 de agosto de 2026 - 16:05
Conceito de ETF com dados financeiros e horizonte da cidade em estilo futurista à noite. ID da foto: 2245793437 14 de agosto de 2026 - 8:00
Um fundo com gráfico de ações e uma urna eletrônica ao centro 13 de agosto de 2026 - 15:45
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar