Site icon Seu Dinheiro

Ibovespa: 3ª prévia confirma três novas ações na carteira a partir de setembro; confira

NÃO USAR ibovespa mercado CVC

Agosto não foi um mês de surpresas, pelo menos para o Ibovespa — e o setor agro chegou de vez na bolsa brasileira. A terceira prévia do principal índice acionário do país confirmou as expectativas, incluindo mais representantes do segmento agrícola.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os papéis da Arezzo (ARZZ3), Raízen (RAIZ4) e São Martinho (SMTO3) — as duas últimas, ligadas ao agronegócio — devem ser incluídas na carteira do índice entre setembro e dezembro deste ano, que entra em vigor na próxima segunda-feira (5). 

Já a incorporadora JHSF (JHSF3) deve ser excluída do Ibovespa, ratificando a previsão do Bank Of America. Ao final, o Ibovespa passará a contar com 92 ativos. 

Vale relembrar que, para fazer parte do Ibovespa, a B3 considera critérios como o volume de negociação e o status da empresa — companhias em recuperação judicial ou cujo preço dos ativos é inferior a R$ 1,00 não são elegíveis, por exemplo. 

Como ficará a nova carteira do índice da B3? 

A Raízen (RAIZ4), empresa sucroalcooleira e distribuidora de combustíveis, aparece como destaque, sendo o papel com maior participação entre os ativos que entram na nova carteira do índice a partir de setembro. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A companhia deve assumir a 62ª posição no Ibovespa, com um peso relativo de 0,292% — na segunda prévia, era de 0,303%. 

Em seguida, a varejista Arezzo (ARZZ3) conquistou a 63ª posição e entrou definitivamente na carteira, com uma pequena porção de 0,270%, ante a 0,252% na prévia anterior. 

Na avaliação do Santander, em relatório sobre o setor de varejo, a empresa apresenta segue com forte impulso operacional, com uma agenda de crescimento por aquisições. 

Ainda no ramo do agronegócio, a empresa produtora de etanol São Martinho (SMTO3) firma a 70ª posição no índice, com um peso menor que as prévias anteriores, de 0,252%. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja o peso de cada setor no Ibovespa:

Vale (VALE3): a líder do Ibovespa

A mineradora Vale (VALE3) recebe agora a coroa e assume de vez o posto como a rainha da carteira do Ibovespa até o final do ano. 

Em geral, não houve mudanças nos papéis que devem compor o Top 10 da nova carteira — só pequenas alterações quanto à participação de cada um dos ativos. 

A recém-privatizada Eletrobras (ELET3), por sua vez, aumentou novamente a sua parte na composição do índice  — na prévia anterior, a ex-estatal tinha 3,091% na carteira. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a seguir os dez ativos, que somados, respondem por 50% do Ibovespa:

  1. Vale ON (VALE3): 14,194%
  2. Petrobras PN (PETR4): 7,343%
  3. Itaú Unibanco PN (ITUB4): 5,992%
  4. Petrobras ON (PETR3): 4,829%
  5. Bradesco PN (BBDC4): 4,731%
  6. B3 ON (B3SA3):3,384%
  7. Ambev ON (ABEV3): 3,242%
  8. Eletrobras ON (ELET3): 3,230%
  9. Banco do Brasil ON (BBAS3): 2,866%
  10. Localiza ON (RENT3): 2,866% 
Exit mobile version