Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Navegando na crise

O que pensa o “guru” de Warren Buffett? Howard Marks não acredita em previsões — nem mesmo nas dele

Howard Marks, da Oaktree Capital, esteve na Expert XP e falou sobre sua visão de mercado — que lhe rendeu a alcunha de guru de Warren Buffett

Howard Marks, gestor da Oaktree Capital; ele é considerado um dos 'gurus' de Warren Buffett
Howard Marks, gestor da Oaktree Capital. - Imagem: Divulgação

Diante de uma plateia lotada no primeiro dia da Expert XP 2022, o megainvestidor Howard Marks, da Oaktree Capital — um gestor tão respeitado que até Warren Buffett o considera uma espécie de "guru" —, explicou um dos seus principais mantras: não acredite em previsões sobre a macroeconomia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Eu não acredito em previsões, nem mesmo nas minhas. Temos dois tipos de previsores: os que não sabem e os que ainda não sabem que não sabem", disse Marks aos presentes, que pareciam buscar validações para suas próprias teses.

Ele relatou um almoço recente com outros membros do mercado: o anfitrião disse que, nos últimos dois anos, foi preciso lidar com pandemia, guerra na Ucrânia e inflação; ao fim, disse esperar que o futuro fosse melhor para as previsões de mercado.

"E eu pensei: isso não é suficiente para provar que não podemos prever o futuro?", contou o co-presidente da Oaktree.

Mas, se a Oaktree não faz previsões sobre o mercado, como direciona os investimentos? Marks diz que a gestora tem "opiniões" sobre o que vai acontecer, mas as considera imperfeitas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Por isso, não apostamos pesado nas nossas opiniões", detalhou.

Leia Também

FECHAMENTO DAS BOLSAS

O mercado já tentava digerir o payroll quando veio o alerta do Irã; Wall Street afunda e Ibovespa perde os 170 mil

FII DO MÊS

Fundo imobiliário com retorno de CDI + 0,94% ao ano é o favorito dos analistas para surfar a Selic alta por mais tempo; confira o ranking completo

Howard Marks e as expectativas de inflação

Questionado sobre como está lidando com a inflação, Marks disse ter uma postura benigna: ele busca se posicionar em empresas que têm capacidade de repassar a alta de preços aos consumidores.

O megainvestidor disse, ainda, que o maior problema são as expectativas de inflação — mais do que a inflação por si só.

"É difícil se livrar de expectativas de inflação. Quando as pessoas acreditam que a inflação vai continuar subindo, elas compram agora com receio do preço subir, o que causa um efeito inflacionário", apontou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso, ele reforça a importância de investir em negócios que consigam manter sua rentabilidade.

O guru de Warren Buffett

Howard Marks foi eleito pelo lendário Warren Buffett como um de seus 'gurus'; as cartas da Oaktree, com reflexões sobre o funcionamento dos mercados e a gestão de riscos, tornaram-se leitura obrigatória em Wall Street — e viraram best seller no mundo dos investimentos, inclusive no Brasil.

Em entrevista ao Financial Times em junho deste ano, Marks disse estar disposto a aproveitar o momento de instabilidade nos mercados globais para ir às compras.

“A maioria das pessoas diria que o maior risco é uma baixa relacionada à inflação e más notícias econômicas. Pela minha experiência, esse é um problema temporário. Acho que o maior risco é não estar no mercado”, afirmou ele, à publicação. “Acho que a ideia de esperar pelo abismo é uma ideia terrível”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem criada por IA traz a bandeira do Brasil de fundo e um gráfico de ações em alta 2 de junho de 2026 - 14:27
Montagem do touro dourado encarando urso dourado na frente da B3 | Ibovespa 1 de junho de 2026 - 18:08
1 de junho de 2026 - 10:54
28 de maio de 2026 - 6:30
27 de maio de 2026 - 13:50
Shopping Pátio Maceió 27 de maio de 2026 - 11:28
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar