Site icon Seu Dinheiro

S&P 500 vence batalha contra petróleo e inflação e fecha em alta

urso brigando com um touro

A luta foi dura, mas o S&P 500 e o Dow Jones conseguiram vencer a batalha contra a recuperação dos preços do petróleo e o temor de inflação e fecharam em alta nesta sexta-feira (25). O mesmo, no entanto, não aconteceu com o Nasdaq, que acabou encerrando o dia com perdas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os preços do petróleo subiram hoje em reação aos ataques dos rebeldes Houthis, do Iêmen, às instalações da petroleira saudita Aramco. No acumulado da semana, o petróleo acumulou ganhos de cerca de 10%. 

As crescentes tensões no Oriente Médio acontecem no momento em que os temores de oferta diminuíram depois que a União Europeia (UE) não conseguiu chegar a um consenso sobre se juntar aos Estados Unidos na proibição de importações de petróleo russo.

Como petróleo em alta é sinônimo de inflação, os investidores voltaram a se preocupar com uma possível escalada ainda maior de preços nos Estados Unidos, podendo desencadear um aperto monetário ainda mais agressivo pelo Federal Reserve (Fed). 

O ritmo acelerado da inflação forçou o banco central norte-americano a se tornar mais agressivo nas últimas semanas, levando Wall Street a aumentar suas apostas sobre o aumento de 0,50 ponto percentual da taxa de juros nas próximas reuniões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes do S&P 500, a luta foi na Europa

As bolsas europeias fecharam, em sua maioria, em alta nesta sexta-feira, com os investidores monitorando a guerra na Ucrânia e avaliando as perspectivas para a política monetária global.

O pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,12%, tendo revertido as perdas anteriores. As ações de petróleo e gás subiram 1,2%, enquanto os bancos caíram 0,4%.

Os mercados globais têm acompanhado de perto as negociações sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia. Na quinta-feira (24) houve uma série de reuniões de alto nível entre líderes mundiais e órgãos internacionais.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) deslocou tropas extras ao longo de seu flanco leste, enquanto o Reino Unido e os Estados Unidos anunciaram mais sanções contra as elites e autoridades russas.

Exit mobile version