Site icon Seu Dinheiro

Esquenta dos mercados: Ibovespa aguarda dados de inflação hoje enquanto exterior espera por início de Jackson Hole

Nota 100 Reais Rasgada Inflação IPCA deflação agenda econômica ipca

Enquanto o mundo dos investimentos se prepara para o simpósio de banqueiros centrais de Jackson Hole, a bolsa local acompanha a divulgação do IPCA-15 de agosto. A prévia da inflação oficial deve indicar um novo alívio nos preços na leitura deste mês. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Analistas acreditam que a medição preliminar do índice oficial de preços pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) sinalizará a continuidade, em base mensal, de um processo de deflação.

A expectativa é de que o IPCA-15 marque uma deflação de 0,8% em agosto, levando a inflação acumulada em 12 meses a menos de 10% pela primeira vez desde setembro do ano passado.

De qualquer modo, a inflação no Brasil ainda deve demorar a retornar para a meta do Banco Central (BC).

Ontem (23), o presidente do BC, Roberto Campos Neto, manifestou a expectativa de que a inflação feche 2022 abaixo de 6,5% neste ano. Entretanto, a autoridade monetária já jogou a toalha em relação ao cumprimento da meta — de 3,5% para 2022 — e o processo deflacionário precisa ser observado com cuidado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em um dia no qual os mercados internacionais de ações operam sem uma direção clara, os participantes do mercado brasileiro olham para a prévia do IPCA na busca por motivos para manter o rali observado na véspera.

Ontem, salvo pelas commodities, o Ibovespa fechou em alta de 2,1%, enquanto o dólar à vista caiu 1,31%, cotado a R$ 5,0990.

Confira o que movimenta a bolsa, o dólar e o Ibovespa nesta quarta-feira (24):

Fogo de palha? Ibovespa de olho na inflação

A inflação oficial do país registrou a maior queda na última leitura com o arrefecimento de preços em integrantes chave do índice. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em julho, por exemplo, a queda dos preços dos combustíveis brilhou praticamente sozinha na deflação mensal de 0,68%. Quase todos os demais grupos do IPCA mantiveram-se em alta.

E, como a Petrobras tem anunciado novas quedas nos preços dos combustíveis, os ajustes ainda devem seguir repercutindo no índice por um tempo.

Ao mesmo tempo, a continuidade da deflação em agosto na comparação com julho deve manter a perspectiva de fim do agressivo processo de aperto monetário iniciado pelo BC em março de 2021.

Empresas da bolsa

No mundo das companhias listadas na B3, o mercado deve repercutir hoje a iminente troca de comando na Cielo (CIEL3).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa formalizou proposta a Estanislau Bassols para o posto de CEO. O executivo está de saída da presidência da divisão brasileira da Mastercard. Se Bassols for confirmado pelo conselho, ele será o quarto CEO da Cielo em cinco anos.

Por isso, vale ficar de olho em como o mercado enxergará a troca da presidência — um novo “efeito Rial” vem aí? 

Eleições 2022

Em meio à campanha eleitoral, as sabatinas dos principais candidatos no Jornal Nacional, da Rede Globo, fazem uma pausa hoje. Não por falta de entrevistado: a transmissão do futebol encurta o Jornal Nacional e dificultaria a manutenção dos critérios de tratamento isonômico.

Candidato à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi entrevistado na segunda-feira. Ontem foi a vez de Ciro Gomes (PDT).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ciclo de sabatinas será retomado na quinta-feira (25) com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na sexta-feira (26), Simone Tebet (MDB) será a última a ser sabatinada.

Bolsas no exterior em um calor de matar

Enquanto o cenário doméstico borbulha em eventos e indicadores, o exterior permanece com os mesmos problemas que pressionaram os índices na última semana. 

As bolsas da Ásia e do Pacífico encerraram as negociações majoritariamente em queda hoje, refletindo a cautela da perspectiva de alta nos juros dos EUA. Porém, as ações caíram com mais força na China continental. 

Isso porque o gigante asiático passa pela pior onda de calor em 60 anos, o que gerou a necessidade de um racionamento de energia. Dessa forma, o Shenzhen Composto caiu mais de 3%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Europa e EUA antes de Jackson Hole

Por fim, as bolsas na Europa e os futuros dos Estados Unidos seguem mais ou menos pelo mesmo caminho. O apetite de risco é reduzido antes do início oficial do Simpósio de Jackson Hole. 

Quem comenta os perigos e expectativas com Jackson Hole é o colunista do Seu Dinheiro, Matheus Spiess: “tradicionalmente, as falas podem dar mais cor sobre os próximos passos da política monetária americana e, de maneira mais genérica, do mundo desenvolvido”. 

No ano passado, no evento de Wyoming, o presidente do Fed, Jerome Powell, disse acreditar que as pressões inflacionárias provavelmente seriam transitórias. Ele logo percebeu que estava errado e teve que tentar recuperar o atraso (inflação fora de controle).

Leia a coluna completa dele aqui. 

Bolsa hoje: agenda do dia

Exit mobile version