🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView
Leticia Camargo
Leticia Camargo
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Já passou por agência de marketing digital, onde trabalhou com estratégias de SEO e marketing de conteúdo.
conteúdo XP

XP promove evento online e gratuito com experts do mercado para discutir ESG – entre os convidados estão Yuval Harari, Jean Case e Luiza Trajano

Promovido pela XP Investimentos, a “Expert ESG” acontecerá entre os dias 2 e 5 de março e reunirá os principais experts do mercado financeiro para debater investimentos sustentáveis; confira a programação completa e faça a sua inscrição

Leticia Camargo
Leticia Camargo
26 de fevereiro de 2021
12:00 - atualizado às 20:57
Esg,Environmental,Social,Governance,Industry.,Environment,Safety,Industrial,Sustainable,Development
Imagem: Shutterstock

Entre os dias 2 e 5 de março, das 11h às 20h, a XP Investimentos irá realizar a “Expert ESG”, maior evento do Brasil voltado às temáticas Ambiental, Social e de Governança, que formam a sigla em inglês  (E de “Environment” - “Meio Ambiente em inglês”, S de Social e G de Governança). O evento será online, totalmente gratuito e terá grandes experts do mercado para abordar como os negócios podem - e devem - gerar um impacto positivo para o mundo (faça aqui a sua inscrição para participar).

Entre os convidados do evento há nomes como Yuval Harari, filósofo e autor de livros como “Sapiens - Uma breve história da humanidade” e “21 lições para o século 21”, Jean Case, CEO da Case Foundation e presidente do conselho da National Geographic e Luiza Trajano, que comanda a rede de varejo Magazine Luiza e outras empresas da holding.

Além destes, a XP também convidou outras referências nacionais e internacionais para aprofundarem temas de sustentabilidade e governança que impactam os negócios e o mercado financeiro. Para isso, a “Expert ESG” será dividida em quatro dias, nos quais os convidados irão abordar o significado de cada uma das letras da sigla. 

A seguir, te apresento como será distribuída a programação do evento e mostro como você pode fazer a sua inscrição para participar. 

Por que a XP decidiu fazer um evento como este?

O ESG se tornou uma pauta extremamente relevante para os investidores. Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a origem dos produtos que consomem e adquirem. Por isso, passaram a cobrar das marcas uma postura de responsabilidade, fazendo com que as empresas se preocupem com pautas como investimentos sustentáveis e inclusivos. Para o mundo dos negócios, essas ações (ou a falta delas) passaram a pesar no valor das empresas na bolsa. 

Quer um exemplo? Basta perceber que as empresas que ocupam os mais altos níveis de listagem da bolsa são aquelas que se baseiam em boas práticas de governança. Além disso, as instituições corporativas e do mercado financeiro passaram a instituir diretrizes mínimas em relação aos fatores ESG e à transparência para investidores e reguladores.

Tendo isso em vista, a XP decidiu que não se pode esperar pela iniciativa do governo para promover o debate sobre essas questões entre os empresários. Por isso a “Expert ESG” foi criada, com a proposta de engajar pessoas a se tornarem protagonistas da transformação dentro de seus segmentos, seguindo boas práticas ambientais, sociais e de governança.

O objetivo deste evento é promover o debate e a conscientização do mercado sobre a sua responsabilidade e seu potencial como agente de mudança. Para a XP, a construção da jornada do ESG deve ser colaborativa e plural. “Sabemos que este caminho não é novo, mas ainda há muito a ser percorrido”, afirma Marta Pinheiro, diretora ESG da XP Inc. 

Quatro dias com painéis voltados à temática ESG

Para abordar todos os assuntos, a XP decidiu dividir o evento em quatro dias. Eles serão dedicados inteiramente a desbravar o significado das letras que compõem a sigla ESG. A seguir, mostro em detalhes como se dará a organização dos painéis que irão compor a “Expert ESG”:

Dia “E” - Meio ambiente 

O primeiro dia de evento, que acontecerá no dia 2 de março, será dedicado à temática do meio ambiente. Neste contexto, será debatido como o setor empresarial e financeiro pode influenciar a transição para uma economia de baixo carbono. Além disso, também pretende-se explorar os cenários de emergência climática e empreendedorismo e sustentabilidade à Amazônia 4.0.

Neste dia, a participação de Yuval Harari é um dos destaques. Além dele, outros nomes de extrema relevância estarão presentes, tais como:

  • Denise Hills, Diretora Global de Sustentabilidade da Natura;
  • Emily Ewell, Co-Fundadora CEO da Pantys;
  • Pedro Wickbold, Diretor Geral da Wickbold;
  • Oskar Metsavaht, Fundador da Osklen e do Instituto E. e Embaixador UNESCO para Sustentabilidade;
  • John Elkington, um dos fundadores do movimento global em prol da sustentabilidade, conhecido mundialmente como “o pai da sustentabilidade”.

Dia “S” - Impacto social

Para o segundo dia da “Expert ESG”, que ocorrerá no dia 3 de março, a XP pretende aprofundar a discussão sobre a importância da diversidade e a inclusão nos negócios no tocante à raça, gênero, LGBTQI+, pessoas com deficiência, entre outros. Também será debatido o papel das empresas na criação de soluções socioambientais e de perspectivas futuras para a cultura da doação no Brasil.

Para tratar desse assunto, o destaque do dia será Jean Case. Além dela, ainda haverá uma mesa para debater a força da liderança feminina, com participação de nomes como:

  • Tania Cosentino, CEO da Microsoft Brasil;
  • Rachel Maia, fundadora da RM Consulting e presidente do conselho consultivo da UNICEF;
  • Luiza Trajano, presidente do conselho da Magazine Luiza.

Outro destaque do dia será o anúncio das vencedoras do Prêmio Mulheres que Transformam, iniciativa da XP para premiar as mulheres que têm ajudado a transformar diferentes mercados. 

Dia “G” - Governança corporativa

No dia 4 de março, acontecerá o dia “G”, de governança corporativa. Nele, será discutido como a cultura corporativa e os líderes empresariais estão migrando para um modelo mais consciente e sustentável de negócios. Nesse sentido, a XP pretende aprofundar temas como grau de independência dos tomadores de decisão, diversidade e inclusão em diferentes níveis hierárquicos e transparência de informações.

Para participar do debate, estão convidados especialistas e representantes de cases de destaque no assunto, tais como:

  • Raj Sisodia, co-fundador e co-presidente do Conscious Capitalism Inc. e Professor da Babson College;
  • Halla Tomasdottir, empresária e CEO do B Team (organização que tem liderado um movimento global para ressignificar o papel dos negócios na sociedade) e ex-candidata à Presidência da Islândia;
  • Luis Henrique Guimarães, CEO da Cosan;
  • Marcelo Furtado, Fundador da Zscore/BlockC, Membro de Conselhos e do Comitê de Sustentabilidade da Duratex e da Marfrig
  • Selma Moreira, Diretora do Fundo Baobá para Equidade Racial;
  • Gilson Finkelsztain, CEO da B3;
  • Renato Franklin, CEO da Movida.

Dia “ESG” - Investimentos sustentáveis

Por fim, no último dia da “Expert ESG”, em 5 de março, a XP pretende aprofundar como as dimensões social, ambiental e de governança estão sendo aplicadas nos investimentos. Para isso, será promovido um debate entre empresas e stakeholders sobre as possibilidades como agentes de mudança seguindo a ideologia ESG.

Para discutir este assunto, farão parte dos painéis personalidades como:

  • Fiona Reynolds, CEO do Principles for Responsible Investments (PRI);
  • Amit Bouri, CEO do Global Impact Investors Network (GIIN);
  • Colin Le Duc, Sócio Fundador da Generation Investment Management.
  • Alexandre Muller, Sócio e Gestor de Portfólio de Crédito na JGP Investimentos;
  • Hilde Jenssen, CFA, Head of Fundamental Equities na Nordea Asset Management;
  • Daniel Izzo, Cofundador e Sócio gestor da Vox Capital;
  • Paulo Bellotti, Fundador e diretor executivo da MOV Investimentos;
  • Eliane Lustosa, conselheira de empresas, ex-Diretora de Investimentos do BNDES;

Faça a sua inscrição para o evento aqui

Se ficou interessado pelo evento, basta fazer aqui a sua inscrição para participar. É só clicar, preencher o seu e-mail e aguardar pelo grande dia. Ao fazer o cadastro, você receberá informações em primeira mão sobre todos os dias do evento, e será notificado assim que cada um deles começar.

E não se preocupe: este ano, o evento será transmitido online e a participação é totalmente gratuita, além de contar com transmissão simultânea e libras. Portanto, não vejo motivos para você não participar... Clique aqui para conhecer as pautas que estão rodeando o mercado financeiro no que diz respeito ao meio ambiente, impacto social, governança corporativa e investimentos sustentáveis.

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies