🔴 [EVENTO GRATUITO] COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE AQUI

Caio Nascimento
Caio Nascimento
É repórter do Seu Dinheiro. Jornalista formado pela Universidade de São Paulo (USP) e com passagens pelo Estadão e Jornal da USP.
Conteúdo Vitreo

Após ‘boom’ do bitcoin, carbono pode ser o próximo ativo a decolar nesta década; saiba como investir

Estímulo da União Europeia, China e dos EUA à queda das emissões e oferta limitada de créditos de carbono até 2030 devem impulsionar a valorização do ativo no longo prazo; ativo quase triplicou nos últimos três anos e pode estar só no começo de um longo ciclo de alta

Caio Nascimento
Caio Nascimento
29 de abril de 2021
21:14
Crédito de carbono
Investir em carbono aumenta as chances de elevar a rentabilidade da sua carteira com oferta limitada e demanda forçada. - Imagem: Shutterstock

As questões ambientais estão ganhando cada vez mais relevância na agenda política e econômica global. Você certamente já ouviu falar sobre ESG, uma sigla que virou moda no mercado financeiro para classificar quem segue boas práticas ambientais, sociais e de governança.

Uma série de grandes empresas estão abraçando essa pauta e investindo para associar suas marcas e negócios às práticas ambientais. Esse movimento aqueceu o mercado de crédito de carbono, o que representa uma oportunidade também para o investidor pessoa física.

O crédito de carbono pode se multiplicar exponencialmente nos próximos anos diante da sua oferta em queda e da demanda obrigatória das empresas frente às regulações ambientais dos países.

Essa perspectiva de lucro para os investidores faz parte de uma política global de desenvolvimento sustentável. Por meio dela, o limite de emissão das companhias é reduzido ao longo do tempo para que a liberação de carbono em todo o planeta caia. Para isso, enquanto o nível desejado não é atingido, os emissores pagam créditos cada vez mais caros, a fim de obrigá-los a emitir cada vez menos.

Esse ciclo se repete por anos, e aí está o segredo de quem ganha dinheiro com esse negócio: nos últimos três anos, essas operações obrigatórias levaram o carbono a subir 187%. “Ao investir neste mercado, você pode ser um dos grandes beneficiados e aproveitar todo o potencial lucrativo dessas transações”, afirma o economista e chefe de investimentos da Vitreo, George Wachsmann.

Abaixo eu falo sobre como esse ciclo de alta pode perdurar por anos. Mas, antes, vale ressaltar que a Vitreo lançou nesta terça-feira (27) o primeiro fundo que permite que nós, brasileiros, tenhamos acesso em reais a essa oportunidade, sem precisar abrir conta no exterior, falar outro idioma, fazer câmbio ou declarar o Imposto de Renda de um jeito diferente. É o fundo Vitreo Carbono.

E engana-se quem acha que estamos falando de um segmento fraco. Pelo contrário, o mercado de carbono vale aproximadamente US$ 250 milhões (pouco mais de R$ 1 bilhão). Você pode acessá-lo neste link, mas, se preferir, pode continuar comigo para entender o potencial de multiplicação expressiva que está a um clique de você pela próxima década - no mínimo.

A rentabilidade do carbono supera as expectativas do mercado - e pode continuar superando...

Em 2018, analistas da Carbon Tracker estimavam que o preço do crédito de carbono dobraria em 2021 e quadruplicaria até 2030, atingindo uma média de 55 euros. O valor, porém, triplicou até este ano e chegou próximo de quadruplicar nove anos antes do previsto.

Tudo graças à lucrativa oferta limitada e demanda forçada. No período, os investidores também quase triplicaram o patrimônio com o ativo. E tiveram uma performance acima do Ibovespa (40%) e as principais bolsas do mundo: as americanas Nasdaq (100%), S&P 500 (50%), e Dow Jones (40%), e a alemã Dax (25%).

Mas isso pode ser uma pechincha para o que está por vir. Assim como o bitcoin, que reduz a oferta periodicamente diante de uma alta demanda - ajudando a elevar o preço do ativo -, com o carbono, salvo as devidas proporções, não é diferente: a queda da oferta diante de uma demanda obrigatória alerta para boas chances de lucros satisfatórios nos próximos anos.

Isso porque o número total de subsídios de emissão (alocação gratuita de crédito para as empresas se adaptarem às novas normas) deverá diminuir a uma taxa anual de 2,2% de 2021 a 2029, em comparação a 1,74% no período de 2013 a 2020. Essa meta significa uma redução de pelo menos 40% de cortes nas emissões de gases de efeito estufa só na União Europeia.

Assim, com a oferta caindo e a demanda forçada subindo, os preços tendem a aumentar consistentemente ao longo desta década. Claro que nenhum lucro é garantido e retorno passado não é garantia de ganho futuro, mas com várias empresas ao redor do mundo precisando comprar créditos frente à emissão cada vez menor, pode ser que esses 187% que vimos nos últimos três anos se transformem num percentual muito mais expressivo nos próximos nove anos.

LEIA TAMBÉM: Quem deixou de investir no carbono nos últimos três anos com a guinada sustentável deixou de ganhar dinheiro. Acesse o Vitreo Carbono, única maneira de investir diretamente no ativo em reais e sem burocracias

Ou seja, tudo indica que estamos no começo de um longo ciclo de alta… e a única maneira no Brasil de os investidores entrarem diretamente nesse mercado em reais está neste link.

Antes do Vitreo Carbono ser lançado, não havia nenhuma maneira de nós, brasileiros, lucrarmos com as transações de crédito de carbono sem fazer câmbio, abrir conta no exterior e outras burocracias desse processo. O máximo que podíamos era investir em empresas que compram e vendem emissões.

“Como investidor, não há como não pensar em uma relação de oferta e demanda extremamente vantajosa, que apresenta uma promissora tendência ao lucro, considerando que o investimento é realizado com foco nas transações de crédito de carbono”, afirma Wachsmann.

“E, como cidadão, não há como não pensar que este sistema tem incentivos inteligentes para a diminuição das emissões de gases no planeta”, completa.

CONHEÇA AQUI A ÚNICA FORMA DE INVESTIR PELO BRASIL DIRETAMENTE NO CARBONO, EM REAIS, COM EXPOSIÇÃO À MOEDA FORTE E ALTO POTENCIAL DE LUCRO

O mundo já percebeu que não investir no carbono é ‘perder dinheiro’... e isso favorece o seu bolso

Talvez você esteja pensando: “isso é só fachada para as empresas se mostrarem politicamente corretas. Na prática, a realidade é outra”.

Se pensa assim, está enganado. Quando o assunto é dinheiro, não existe nenhuma utopia ou ingenuidade. O papo é reto: na visão de grandes empresários e governos, se o mundo não passar por mudanças climáticas, o planeta estará fadado a um desastre econômico até o fim desta década.

Um relatório sobre o clima do instituto de pesquisas alemão Swiss Re indica que a produção global pode ser 18% menor do que em um mundo comprometido com o meio ambiente daqui para frente, caso nenhuma ação mitigadora seja tomada e as temperaturas subam 3,2 graus Celsius.

Isso representa um rombo de bilhões de dólares… e os grandes líderes globais já perceberam isso. “O mercado regulado desse ativo já está sendo adotado pela União Europeia, China e alguns estados dos Estados Unidos, e é favorável para a expansão do mercado de crédito de carbono”, explica George Wachsmann.

Carbono deixou no chinelo principais bolsas do mundo ao subir 187% em três anos; ativo tem potencial de subir mais e você pode captar esse momento com o fundo Vitreo Carbono

A União Europeia,  aliás, é a grande protagonista atualmente. O bloco é responsável pela EU ETS (Sistema de Comércio de Emissões da União Europeia), primeiro grande mercado de carbono do mundo, operando em todos os países da UE mais Islândia, Liechtenstein e Noruega.

Ele limita as emissões de instalações pesadas de uso de energia (centrais elétricas e industriais) e companhias aéreas que operam entre esses países. E cobre cerca de 40% das emissões de gases de efeito estufa.

Além disso, esse sistema é responsável por cerca de 75% do mercado global de emissões de carbono em volume de negócios e cerca de 85% de seu valor de mercado, tornando-se uma importante aliada da diminuição da oferta de crédito de carbono.

Dados da União Europeia, por exemplo, mostram que as emissões de instalações cobertas pelo ETS diminuíram cerca de 35% entre 2005 e 2019. Para alcançar a meta global de redução das emissões de gases de efeito estufa da UE para 2030, os setores cobertos pelo Sistema de Comércio de Emissões devem reduzir suas emissões em 43% em comparação com os níveis de 2005.

Inclusive, este objetivo já está sendo implantado, o que pode significar uma multiplicação do seu patrimônio ao longo desta década com um mercado altamente regulado em prol do meio ambiente e da sustentabilidade econômica dos países no futuro.

Só não entra nessa quem acha normal deixar dinheiro na mesa…

CONHEÇA AQUI A ÚNICA FORMA DE INVESTIR PELO BRASIL DIRETAMENTE NO CARBONO, EM REAIS, COM EXPOSIÇÃO À MOEDA FORTE E ALTO POTENCIAL DE LUCRO

O primeiro fundo brasileiro que investe diretamente em carbono tem tudo para aumentar a rentabilidade da sua carteira em 2021

O fundo Vitreo Carbono é a melhor forma de se posicionar nesse cenário. Por meio desse produto, você terá exposição a investimentos que dificilmente você faria como pessoa física sem enfrentar grandes burocracias ou navegar por plataformas de grande complexidade.

“Ao investir no Vitreo Carbono, você terá exposição a contratos futuros do carbono europeu, ICE ECX Emission, negociado na plataforma eletrônica ICE Futures Europe, conhecida como a Plataforma ICE”, explica George Wachsmann.

“Isto quer dizer que você terá diversificação de portfólio e estará descorrelacionado com a Bolsa brasileira. Além da valorização do mercado, o seu investimento estará exposto à variação cambial de moeda forte: o euro”, completa. (saiba mais detalhes sobre o fundo aqui).

Vale ressaltar que investir via fundos abre espaço para você conseguir bons incentivos fiscais. Isso porque as realocações feitas para aumento de rentabilidade nos fundos são isentas de imposto de renda.

A nível de fundo, o gestor economiza uma fortuna fazendo movimentações devido à isenção. Mas se fosse um investidor pessoa física fazendo isso, teria que pagar no mínimo 15% de imposto de renda sobre o lucro. Isso é o mesmo que deixar dinheiro na mesa, algo que não acontece quando se tem uma equipe especializada cuidando do seu patrimônio em ativos promissores, como o carbono.

Bom… se chegou até aqui, você já deve ter entendido que é irracional ficar de fora dessa oportunidade ou ao menos conhecê-la. Você pode saber mais, por meio do fundo Vitreo Carbono, clicando aqui ou em qualquer outro link do texto.

Antes você não tinha um jeito fácil de pegar carona nessa tendência de negócios e sustentabilidade. Agora você pode lucrar com ela com um clique. Não deixe essa oportunidade passar par não ser um arrependido lá na frente.

Compartilhe

Mesmo com preço do petróleo em queda livre, analista acredita que ação da 3R Petroleum (RRRP3) tem potencial para mais que dobrar de valor; veja se vale a pena comprar

11 de agosto de 2022 - 15:55

As expectativas em relação às ações da 3R Petroleum são positivas, mas caminham em uma direção contrária ao preço do petróleo.

Conteúdo Vitreo

De rejeitada à ‘queridinha’: Itaú (ITUB4) se tornou a ação mais indicada pelas corretoras no mês de agosto; saiba se realmente vale a pena ter este ativo na carteira

8 de agosto de 2022 - 12:00

Entenda por que, apesar da euforia do mercado com o desempenho do Itaú (ITUB4) durante a crise, é preciso ter cautela ao incluir esta ação em seu portfólio

Conteúdo Vitreo

Já pensou poder multiplicar seu dinheiro por 10 vezes? Aprenda com este trader profissional nesta quinta-feira

12 de julho de 2022 - 16:00

Participe do Trade Day e conheça as estratégias do analista Filipe Fradinho que renderam 986,75% de lucro em 61 dias úteis.

Melhor que Bitcoin e cripto: estratégia de investimento na bolsa entregou lucro de +679% em dois meses

18 de maio de 2022 - 17:21

Muita gente acha que o único jeito de conseguir retornos expressivos é investir em Bitcoin e outras criptomoedas, mas estão extremamente enganados.

Conteúdo Vitreo

Esqueça a poupança: este título turbinado de renda fixa paga IPCA + 8,5% ao ano com juros mensais e isenção de Imposto de Renda; veja como encontrar

20 de abril de 2022 - 14:37

Há diferenças significativas nas ofertas de renda fixa no mercado; melhores títulos chegam a pagar mais que o triplo do rendimento anual da poupança.

Conteúdo Vitreo

Corretora Vitreo distribuirá R$120 em conta no seu nome; confira as condições para receber

16 de abril de 2022 - 16:00

Novos clientes poderão receber cashback ao se tornarem assinantes de série especial sobre o mercado de ações, assinada pelo analista Felipe Miranda.

CONTEÚDO VITREO

Com juros em alta, qual a melhor escolha para a reserva de emergência: CDB, Tesouro ou Fundos Selic Simples?

2 de abril de 2022 - 9:00

Todo mundo que acompanha o mundo das finanças sabe que a poupança já é coisa do passado, mas qual o melhor produto para substituí-la?

CONTEÚDO VITREO

Acordo secreto entre Vale e Elon Musk para suprir metal ucraniano pode beneficiar VALE3; saiba como receber 1,25 ação ‘de presente’

31 de março de 2022 - 16:42

Com alta das commodities, mineradora brasileira já subiu 23% no ano; analistas com maior posição em Vale convencem corretora a dar R$ 120 de cashback a investidores

Conteúdo Vitreo

Gestores de fundos de investimento estrelados, como Alaska e Trígono, irão se reunir em debates exclusivos nos próximos dias; participe gratuitamente

26 de março de 2022 - 15:00

Semana de painéis acontecerá entre os dias 28/03 e 01/04. Participe gratuitamente e confira painéis de bate papo com grandes especialistas de gestoras estreladas e ofertas exclusivas para investir recebendo cashback.

CONTEÚDO VITREO

Este investimento dá lucro tanto com a alta como com a queda do dólar; entenda

25 de março de 2022 - 15:23

Moeda americana já caiu 15% em 2022; analistas veem muita incerteza e preferem não fazer projeções, mas há uma maneira de ganhar em qualquer situação

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar