🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

Leticia Camargo
Leticia Camargo
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Já passou por agência de marketing digital, onde trabalhou com estratégias de SEO e marketing de conteúdo.
conteúdo vitreo

A commodity insubstituível que valorizou mais de 120% na pandemia: saiba por que o cobre é o ativo da década e veja caminho para investir

Recuperação econômica no pós-pandemia, superciclo das commodities, carros elétricos e economia verde devem impulsionar o mercado de cobre até 2030 e fazer com que o ativo entregue multiplicações exponenciais

Leticia Camargo
Leticia Camargo
27 de maio de 2021
14:20 - atualizado às 14:21
cobre
O investimento em cobre pode fazê-lo lucrar com o superciclo das commodities e com a demanda por energia limpa. - Imagem: Shutterstock

As commodities estão passando por um superciclo de alta que pode durar anos. Você provavelmente está acompanhando as notícias: com a recuperação econômica, sobretudo em países como China e Estados Unidos, as empresas produtoras de matérias-primas estão sendo as mais favorecidas da bolsa.

No Brasil, país com forte atuação em commodities, as companhias do setor listadas na B3 estão “decolando”, com destaque para minério de ferro, petróleo e aço, com altas de até 31%, como foi o caso da petroleira PetroRio (PRIO3), no primeiro trimestre deste ano.

No entanto, isso não é nada perto da principal estrela das commodities.

O cobre é um dos destaques do superciclo que está acontecendo ao redor do mundo. Para você ter uma ideia, durante a pandemia ele valorizou quase 122%, entre março de 2020 e abril de 2021. E, se olharmos para o “COPX US”, ETF de cobre na bolsa americana, o upside foi ainda maior: 256% de retorno bruto no mesmo período (veja como investir a partir de R$ 1 mil).

Toda essa alta é oriunda de dois fatores. O primeiro trata-se de uma crise de oferta e, o segundo, de um aumento acelerado da demanda. Devido à pandemia do coronavírus, as minas de cobre ficaram fechadas em alguns períodos de 2020 e, agora que o mercado exterior está retomando as atividades, há uma escassez na oferta do metal.

Diante disso, é esperado que o seu preço siga uma tendência de alta pelos próximos anos, o que é uma excelente oportunidade para o investidor pessoa física.

 “Trata-se de uma chance de ganhar dinheiro agora, no atual momento, e ao longo dos próximos dez anos”, afirma o economista e chefe de investimentos da Vitreo, George Wachsmann.

Abaixo, explico os motivos para que o ciclo de alta do cobre esteja apenas começando. Mas, antes, gostaria de contar aos investidores que a corretora Vitreo lançou, na última terça-feira (25), o primeiro fundo de investimento em cobre do Brasil.

Ele irá permitir que pessoas comuns, como eu e você, possam se expor ao investimento da década sem abrir conta no exterior, falar outro idioma, fazer câmbio ou declarar o IR de um jeito diferente. Estou falando do fundo Vitreo Cobre.

Você pode acessá-lo neste link, caso queira. Mas aconselho que continue comigo pelas próximas linhas para entender por que o cobre se tornou uma commodity insubstituível, que deve entregar saltos de rentabilidade nos próximos dez anos, pelo menos.

O sucesso do cobre não é de hoje - e será duro encontrar um bom substituto

O cobre foi provavelmente o primeiro metal utilizado por culturas primitivas. Os artefatos mais antigos feitos por meio dele datam do período Neolítico, como encanamentos e sistemas de drenagem criados por egípcios. No entanto, engana-se quem pensa que o cobre ficou no passado…

Na verdade, o metal ainda é amplamente utilizado em diversos segmentos do mercado. Devido à alta resistência, ele está presente na construção civil, eletrônicos, equipamentos de transporte, bens de consumo e maquinários industriais. E, até hoje, ninguém encontrou um substituto melhor para ele. Abaixo, você pode ver a demanda do cobre em cada setor da economia:

Fonte: USGS e Empiricus

Além disso, vale destacar que o cobre possui propriedades antibacterianas. E, por essa razão, ele também tem sido um importante aliado no combate ao coronavírus. Hospitais e clínicas necessitam manter um alto padrão de higiene e, diante disso, as estruturas destes locais estão sendo construídas com ligas de cobre.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, o cobre é o material ideal para estes ambientes, já que ele tende a eliminar vírus de suas superfícies dentro de 4 horas, saindo na frente até mesmo do aço inoxidável (72 horas), que também é conhecido por ser menos propenso a desenvolver bactérias.

Leia também: Quem não investiu em cobre nos últimos meses deixou dinheiro na mesa. Acesse o Vitreo Cobre e saiba como lucrar com o metal nos próximos dez anos sem burocracia

Do passado para o futuro: cobre alcança os carros elétricos e a economia verde

Provando-se atemporal, o cobre também já faz parte da demanda de carros elétricos,  que só cresce a cada ano. Devido à sua durabilidade, condutividade elétrica e confiabilidade, o metal tornou-se indispensável na confecção da geração de veículos sustentáveis.

O material tem sido usado principalmente em motores elétricos, baterias, inversores, fiações e até mesmo nas estações de carregamento dos carros. Ou seja, o material mais antigo do mundo provavelmente estará conosco no futuro também.

De acordo com analistas da Bernstein Research, encontrar um substituto páreo para o cobre vai levar pelo menos dez anos considerando as tecnologias que dispomos hoje. Portanto, a única forma acessível que temos para promover a descarbonização, garantindo a expansão da economia verde, é por meio do uso de cobre.

Para os analistas, a produção do metal deve aumentar, no mínimo, entre 3% e 6% até 2030, para cumprir a meta dos governos mundiais de eliminar a liberação de carbono na atmosfera. Assim, tudo indica que há um longo caminho de lucros pela frente e os investidores pessoa física agora podem se beneficiar dele por completo.

Antes do Vitreo Cobre ser lançado, não havia nenhuma maneira de nós, brasileiros, lucrarmos com o superciclo do cobre sem ter que mandar dinheiro para fora do país e encarar uma série de outras burocracias. O máximo que podíamos fazer era investir em empresas que lucram com esse metal.

O futuro é brilhante para o cobre, pois todas as políticas sustentáveis apontam para ele. O fundo Vitreo Cobre é aberto para o público geral, possui taxa de administração de 0,90% ano ano e não tem taxa de performance”, afirma Wachsmann.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER A ÚNICA FORMA DE INVESTIR EM COBRE NO BRASIL E COM ALTO POTENCIAL DE LUCRO NOS PRÓXIMOS 10 ANOS

Você está deixando dinheiro na mesa… O cobre já está sendo considerado o investimento da década

O cobre é o ativo com maior potencial de crescimento de demanda nos próximos anos, à medida que fazemos a transição de um mundo de combustível fóssil para um mundo de energia limpa. E se você não acredita, as notícias não mentem…

A Ford, uma das maiores montadoras do mundo, já está com planos de abandonar totalmente a produção de carros com motor a combustão a partir de 2030 na Europa e no Reino Unido, para vender apenas carros elétricos.

O que eu quero que você, investidor, perceba é que: não investir em cobre agora é como deixar dinheiro na mesa. Quem entrar nessa empreitada agora, além de lucrar com o superciclo das commodities, também estará com os olhos no futuro, sabendo da demanda que o cobre terá na próxima década.

Não estou dizendo aqui que há uma garantia de lucro, não é nada disso. Mas todos os dados que mostrei aqui são reais e indicam que o metal tem “a faca e o queijo na mão” para ter valorizações exponenciais.

Ao investir no setor por meio do fundo Vitreo Cobre hoje, você estará se expondo, como investidor, à uma tese que irá surfar:

  • A recuperação econômica global do pós-pandemia;
  • Programas de infraestrutura que estão sendo desenvolvidos mundialmente;
  • Construção e reformas de residências em massa nos Estados Unidos;
  • Aumento da demanda de cobre na China;
  • Déficit estrutural globalmente por forte demanda;
  • A revolução dos carros elétricos ao redor do mundo.

Como você mesmo viu, só vai ficar de fora desse mercado quem não quiser ganhar dinheiro nos próximos anos.

Saiba como acessar o primeiro fundo brasileiro que investe em cobre para surfar a onda de lucros dos próximos 10 anos

O fundo Vitreo Cobre é a forma mais prática de se expor ao mercado repleto de potencial que acabei de te apresentar. Por meio dele, você terá acesso a um investimento que dificilmente teria como pessoa física sem grandes burocracias.

Com o valor inicial de R$ 1.000, você terá exposição à alta demanda do cobre que está acontecendo agora e, se carregá-lo nos próximos anos, ainda verá uma onda de lucros com o crescimento do segmento de carros elétricos.

“Você está vendo um mundo em transição e tem a bola do jogo para marcar o seu “gol” agora, neste instante, ou então para o segundo tempo. Melhor ainda: você pode marcar o gol no primeiro tempo e também no segundo tempo da tese, de olho na economia verde”, explica George Wachsmann.

Tudo isso sem precisar se preocupar com nada: é só fazer o investimento inicial e deixar tudo por conta do gestor do fundo. Você não vai precisar acompanhar as cotações do cobre, como anda o mercado, se deve comprar mais ou não… Quem irá atrás dos lucros por você é a equipe da Vitreo.

Bom, agora a decisão está nas suas mãos. Se quiser conhecer mais sobre o fundo Vitreo Cobre, basta clicar neste link.

Algum tempo atrás, você não teria a oportunidade de lucrar com teses “quentes” como essa do cobre com tanta facilidade. Portanto, o meu conselho é: não a deixe passar. Daqui algum tempo, não gostaria de vê-lo fazendo parte do time de arrependidos que ficaram de fora.

Compartilhe

Mesmo com preço do petróleo em queda livre, analista acredita que ação da 3R Petroleum (RRRP3) tem potencial para mais que dobrar de valor; veja se vale a pena comprar

11 de agosto de 2022 - 15:55

As expectativas em relação às ações da 3R Petroleum são positivas, mas caminham em uma direção contrária ao preço do petróleo.

Conteúdo Vitreo

De rejeitada à ‘queridinha’: Itaú (ITUB4) se tornou a ação mais indicada pelas corretoras no mês de agosto; saiba se realmente vale a pena ter este ativo na carteira

8 de agosto de 2022 - 12:00

Entenda por que, apesar da euforia do mercado com o desempenho do Itaú (ITUB4) durante a crise, é preciso ter cautela ao incluir esta ação em seu portfólio

Conteúdo Vitreo

Já pensou poder multiplicar seu dinheiro por 10 vezes? Aprenda com este trader profissional nesta quinta-feira

12 de julho de 2022 - 16:00

Participe do Trade Day e conheça as estratégias do analista Filipe Fradinho que renderam 986,75% de lucro em 61 dias úteis.

Melhor que Bitcoin e cripto: estratégia de investimento na bolsa entregou lucro de +679% em dois meses

18 de maio de 2022 - 17:21

Muita gente acha que o único jeito de conseguir retornos expressivos é investir em Bitcoin e outras criptomoedas, mas estão extremamente enganados.

Conteúdo Vitreo

Esqueça a poupança: este título turbinado de renda fixa paga IPCA + 8,5% ao ano com juros mensais e isenção de Imposto de Renda; veja como encontrar

20 de abril de 2022 - 14:37

Há diferenças significativas nas ofertas de renda fixa no mercado; melhores títulos chegam a pagar mais que o triplo do rendimento anual da poupança.

Conteúdo Vitreo

Corretora Vitreo distribuirá R$120 em conta no seu nome; confira as condições para receber

16 de abril de 2022 - 16:00

Novos clientes poderão receber cashback ao se tornarem assinantes de série especial sobre o mercado de ações, assinada pelo analista Felipe Miranda.

CONTEÚDO VITREO

Com juros em alta, qual a melhor escolha para a reserva de emergência: CDB, Tesouro ou Fundos Selic Simples?

2 de abril de 2022 - 9:00

Todo mundo que acompanha o mundo das finanças sabe que a poupança já é coisa do passado, mas qual o melhor produto para substituí-la?

CONTEÚDO VITREO

Acordo secreto entre Vale e Elon Musk para suprir metal ucraniano pode beneficiar VALE3; saiba como receber 1,25 ação ‘de presente’

31 de março de 2022 - 16:42

Com alta das commodities, mineradora brasileira já subiu 23% no ano; analistas com maior posição em Vale convencem corretora a dar R$ 120 de cashback a investidores

Conteúdo Vitreo

Gestores de fundos de investimento estrelados, como Alaska e Trígono, irão se reunir em debates exclusivos nos próximos dias; participe gratuitamente

26 de março de 2022 - 15:00

Semana de painéis acontecerá entre os dias 28/03 e 01/04. Participe gratuitamente e confira painéis de bate papo com grandes especialistas de gestoras estreladas e ofertas exclusivas para investir recebendo cashback.

CONTEÚDO VITREO

Este investimento dá lucro tanto com a alta como com a queda do dólar; entenda

25 de março de 2022 - 15:23

Moeda americana já caiu 15% em 2022; analistas veem muita incerteza e preferem não fazer projeções, mas há uma maneira de ganhar em qualquer situação

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar