🔴 [EVENTO GRATUITO] COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE AQUI

Exame Academy
Exame Academy
A Exame Academy é a plataforma de educação digital da Exame.
CONTEÚDO EXAME ACADEMY

As cinco características essenciais para ter sucesso como empreendedor

Abrir a própria empresa faz parte dos sonhos de milhões de brasileiros. Conheça as habilidades comportamentais que podem ajudar a alcançar o sucesso nos negócios

Exame Academy
Exame Academy
1 de outubro de 2021
8:22 - atualizado às 8:45
Retrato de Carol Paiffer, jurada do Shark Tank Brasil.
Carol Paiffer, jurada do Shark Tank Brasil. Resiliência, foco e determinação são algumas das habilidades que todo empreendedor deve desenvolver para ter sucesso nos negócios - Imagem: Germano Lüders/Exame

Da necessidade à busca por independência financeira. Independentemente do que motive uma pessoa a abrir sua própria empresa, o fato é que há cada vez mais brasileiros com vontade de empreender.

Segundo dados da pesquisa GEM 2019, realizada no Brasil com apoio do Sebrae, 38,7% da população tem o sonho de abrir a própria empresa, enquanto apenas 28,8% ainda prefere fazer carreira em uma empresa privada.

Embora ter uma boa ideia de negócio seja parte importante do processo, há uma série de outras características e habilidades comportamentais que ajudam novos empreendedores a prosperar.

É claro que nem todo mundo nasce com essas características, mas a boa notícia é que, uma vez que você entende quais são elas, é totalmente possível desenvolvê-las.

Pensando nisso, listamos abaixo as principais características dos empreendedores de sucesso, com ajuda da Carol Paiffer, CEO e sócio-fundadora da Atom (ATOM3) e um dos maiores nomes do empreendedorismo no país.

Receba conteúdos exclusivos e gratuitos sobre empreendedorismo no grupo VIP da Carol Paiffer

“Costumo dizer que o empreendedorismo pode ser um caminho asfaltado e com luz. Alguém que já passou por esse caminho, que antes era cheio de pedras e escuro, pode te ajudar compartilhando a experiência para que você adote soluções mais simples” / Carol Paiffer

A empreendedora de sucesso, que também é jurada no principal reality show de empreendedorismo - Shark Tank Brasil - começou a sua carreira em algo muito diferente de onde ela está hoje. Ela sonhava em trabalhar com moda, seguindo os passos da sua mãe e sua avó que atuavam em confecções. 

Porém, com o incentivo do irmão (e hoje sócio) Joaquim Paiffer, Carol conheceu o mercado financeiro e se apaixonou pelos investimentos, decidindo empreender nessa área. Hoje, a Atom S/A é a maior empresa de traders da América Latina que ensina traders a operarem com paciência, foco e disciplina, em busca de resultados consistentes.

O negócio deu tão certo que hoje a Atom é uma empresa listada na bolsa de valores e Carol tornou-se um ícone do empreendedorismo. Tanto que foi convidada a ser uma shark no Shark Tank Brasil e apostar a sua confiança, seu conhecimento, e seu dinheiro, em negócios que considerasse promissores no programa da Sony. 

A seguir, veja a lista com as características dos empreendedores de sucesso feita pela empreendedora que pode te ajudar a tirar o seu negócio do papel. Saiba como

Comunicação

O processo de abrir uma empresa do zero, por si só, já exige que o empreendedor tenha boas habilidades sociais. Carol Paiffer explica que a habilidade é extremamente importante, seja para conseguir investimento inicial, fazer um pitch de vendas convincente, ajudar na resolução de conflitos, conversar com seu público-alvo ou direcionar a equipe para a execução de tarefas, saber se comunicar com clareza e assertividade faz toda a diferença. 

Resiliência

Não tem como negar que empreender é um processo desafiador. Mas entender que imprevistos fazem parte do caminho e manter-se firme em seu propósito mesmo em situações adversas é essencial para alcançar o sucesso. Paiffer conta que no início da sua jornada, ela passou por diversas situações complicadas, além de ter começado com um estágio não-remunerado que foi o pontapé inicial para sua entrada no mundo dos negócios. 

Espírito de líder

A capacidade de liderar, claro, também se destaca como uma das principais características para ter sucesso como empreendedor, e é uma das habilidades abordadas por Carol na sua aula gratuita (veja mais informações abaixo). Mesmo quem não abre mão de “colocar a mão na massa” precisa estar apto para delegar tarefas, estabelecer metas coletivas e individuais e inspirar pessoas durante o processo.

Adaptabilidade

A biografia de grandes empreendedores prova que adversidades fazem parte do caminho e que muito de seu sucesso está relacionado à capacidade de persistir diante dos obstáculos.

Nesse sentido, a flexibilidade também se mostra uma característica imprescindível. Mantenha a mente aberta para testar novos caminhos e soluções e esteja disposto a mudar rapidamente de rota quando necessário.

Curiosidade

Em um mundo em constante transformação, a habilidade de continuar aprendendo sobre novos assuntos é um grande diferencial.

Por meio do lifelong learning (o aprendizado contínuo), os bons empreendedores se mantêm por dentro das transformações do mercado e descobrem novas práticas e tecnologias para manter seus negócios sempre atualizados e competitivos.

Virada do Empreendedor de Sucesso

Pensando em ajudar cada vez mais pessoas a tirarem o sonho de abrir um negócio do papel e em ajudar na atualização de empreendedores que já têm suas empresas funcionando, a EXAME Academy se juntou com ninguém menos que Carol Paiffer, um dos grandes nomes do empreendedorismo brasileiro.

Se você quer aprender ainda mais sobre como estruturar um negócio rentável, estável e de sucesso, temos um convite para te fazer. Criamos um grupo VIP de empreendedores que terão acesso a conteúdos diários sobre empreendedorismo e negócios e que, no dia 5 de outubro, participarão da Virada do Empreendedor de Sucesso. 

A Virada consiste em uma verdadeira maratona de conteúdos nesse grupo VIP, encerrando com a aula inaugural, ao vivo e gratuita do primeiro curso de empreendedorismo da Carol Paiffer, a Jornada do Zero ao Negócio

Se você: 

  • Tem uma ótima ideia de negócio, mas não sabe como começar a colocá-la em prática; 
  • Já tem um negócio, mas sente que ainda tem dúvidas sobre como transformá-lo em um empreendimento de sucesso; 
  • Sonha em começar um negócio (seja ele qual for), mas sente medo; 
  • Já teve um negócio que, por algum motivo, não foi para frente… 

… então estamos convictos de que a Virada do Empreendedor de Sucesso é para você! É só clicar no botão abaixo e garantir sua participação.

ENTRAR NO GRUPO VIP

“Estou me dedicando ao máximo para trazer todas as informações que eu fui acumulando ao longo dos meus 16 anos empreendendo e, é claro, o que eu aprendi com outras pessoas ao meu redor que empreendem também” / Carol Paiffer

Acompanhe a aula da Carol Paiffer e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Durante o treinamento, ela, que é referência no assunto, vai compartilhar dicas e aprendizados relacionados à gestão, marketing, finanças, estruturação de um plano de negócios dentre outras habilidades técnicas e comportamentais importantes para ter sucesso como empreendedor. 

Mas, como falamos, para ter acesso a tudo isso você precisa confirmar sua presença em nosso grupo VIP de empreendedores, clicando aqui.

 “Te espero lá para te contar os meus aprendizados e experiências nestes 16 anos de jornada no empreendedorismo”, finaliza Paiffer.

QUERO FAZER A MINHA INSCRIÇÃO

Compartilhe

CONTEÚDO EXAME ACADEMY

Estas são as cinco dicas da Carol Paiffer, jurada do Shark Tank, para quem deseja abrir o próprio negócio

4 de outubro de 2021 - 8:45

Um dos maiores nomes do empreendedorismo no Brasil indica formas valiosas de se organizar para quem quer ter eficiência e ganhos reais com o próprio negócio

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar