🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView
Maria Eduarda Nogueira
Maria Eduarda Nogueira
Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduanda na ESPM. É coordenadora de marketing do Seu Dinheiro e do Money Times. Entrou para o mercado financeiro inesperadamente e está sempre disponível para falar sobre inovação, criatividade e cultura pop.
Conteúdo Vitreo

Você poderia ter na carteira um investimento que rende quase 7% acima da inflação; veja como encontrar as melhores oportunidades em renda fixa

Alguns ‘achados’ da renda fixa, como o CRA desta empresa do setor alimentício, podem salvar seu patrimônio da alta dos preços e ainda te entregar uma rentabilidade vantajosa ‒ entenda

Maria Eduarda Nogueira
Maria Eduarda Nogueira
23 de outubro de 2021
12:00 - atualizado às 12:16
Moeda de 1 real colocada sobre uma pilha de moedas de 50 reais
Imagem: Shutterstock

Não dá nem para disfarçar: o cenário não está nada favorável para quem investe em ações. Entrar no aplicativo da corretora virou um ritual quase que macabro. As projeções da inflação vão de mal a pior; o último Boletim Focus projetou uma taxa de 8,69% até o fim do ano. Para tentar mitigar os efeitos, a Selic também tem a sua própria jornada de alta. E parece que o Brasil está longe da luz no fim do túnel. 

Nesta semana, o que movimentou negativamente o mercado foram as notícias relacionadas ao Auxílio Brasil, o “novo Bolsa Família”, e as possibilidades de furar o teto de gastos com o pagamento dos 400 reais mensais prometidos pela equipe de Bolsonaro e Guedes. A irresponsabilidade fiscal significa mais volatilidade e mais incerteza ‒ duas coisas que a Bolsa de valores não gosta nadinha. 

Ou seja: pode ser que as ações caiam mais ainda. 

Some isso à crise hídrica, alta no preço dos combustíveis e das commodities, desvalorização do real frente ao dólar, crises institucionais, gargalos de produção… são tempos difíceis para o Ibovespa. E tempos de bonança para a renda fixa, que se beneficia da alta dos juros e da inflação, entregando rendimentos mais altos em seus títulos públicos e privados. 

Mas isso não significa que você deve vender todas as suas ações e colocar seu dinheiro de volta na poupança. Vamos com calma.

Não é porque a renda fixa voltou a ser atrativa que você deve transferir todo seu patrimônio para lá 

A diversificação do portfólio permite um bom equilíbrio de riscos e volatilidade e é o segredo para qualquer carteira de investimentos bem-sucedida. Imagine o que aconteceria com seu patrimônio se você estivesse 100% comprado em ações em um momento de crise como este, em que o Ibovespa amarga perdas maiores a cada dia que passa. 

Assim como ocorre com ações, é importante selecionar com cautela e inteligência os seus ativos de renda fixa.

A poupança, por exemplo, que durante muito tempo foi a ‘menina dos olhos’ dos brasileiros, é um ativo que vai mais prejudicar seu patrimônio do que ajudar a multiplicá-lo. Isso porque a rentabilidade atual da caderneta não consegue nem mesmo ganhar da inflação, ou seja, deixando seu dinheiro na poupança, você perde poder de compra. 

É verdade que a alta da Taxa Selic (atualmente em 6,25% ao ano e com expectativas de alta nas próximas reuniões do Copom) favorece a caderneta, mas ela continua longe de ser um investimento vantajoso. 

Por outro lado, um ativo de renda fixa que vale a pena ser observado com mais atenção são os títulos atrelados à inflação, que pagam IPCA + alguma taxa pré-estabelecida. O IPCA é o Índice de Preços ao Consumidor, que é a principal taxa de inflação do país. Ao pagarem uma taxa a mais, esse tipo de título carrega um ‘prêmio’ que pode ser bem vantajoso para sua carteira, se você souber escolher as melhores ofertas

Exemplo: se você pegar um título IPCA + 4,8% e a inflação seguir as previsões e ficar na casa dos 8%, seu rendimento completo será de 12,8%. Com a inflação a 10%, esse número vai para 14,8%. Esta é a principal vantagem: rendendo mais do que a inflação, os títulos IPCA+ protegem o seu patrimônio da alta dos preços

Além disso, esse tipo de ativo costuma ser mais vantajoso do que os títulos pré-fixados. Explico por quê. Se você acompanha os movimentos da renda fixa, deve ter percebido que surgiram ofertas com rendimento pré-fixado de até 12% ao ano. Isso, a princípio, parece bem promissor. Mas é importante lembrar que a escalada inflacionária pode prejudicar bastante a rentabilidade deste tipo de investimento. 

Supondo que você compre um título pré-fixado a 12% ao ano. Se a inflação anual for a 10%, você terá conseguido, no frigir dos ovos, um rendimento minguado de apenas 2%. É um número bem diferente daquele que você pode obter com ativos atrelados à inflação, como o CRA desta empresa do setor alimentício. 

Um título que você gostaria de ter na carteira: esse CRA paga quase 7% a mais do que a inflação 

Na contagem numérica, o 2 e o 7 são números bem próximos. Mas adicione um % e aplique essa diferença na sua carteira de investimentos e você verá a estrondosa disparidade que existe entre um rendimento de 2% ao ano e outro de 7%. 

Pagando IPCA + 6,8% ao ano, o título de crédito privado emitido pela empresa J.Macedo é um daqueles raros ‘achados’ da renda fixa. Além de ter um ganho real bem considerável, é um investimento isento de imposto de renda e que financia um dos setores mais lucrativos da economia brasileira: o agronegócio. 

Caso não esteja familiarizado com o termo, CRA significa Certificado de Recebíveis do Agronegócio: um título de crédito privado que banca investimentos em agricultura e pecuária. Para expandirem suas produções, industrializarem seus produtos ou comprarem novos insumos e máquinas para o agronegócio, as empresas tomam dívidas e emitem os CRAs.  

Assim como emprestamos dinheiro ao governo quando compramos títulos públicos no Tesouro Direto, também podemos emprestar dinheiro a empresas de agronegócio através de CRAs. 

Esses certificados guardam certa semelhança com as LCAs, as Letras de Crédito do Agronegócio. Mas neste caso, você empresta dinheiro ao banco, para que então o banco conceda crédito aos produtores agrícolas. Já em relação aos CRAs, as companhias contratam uma empresa securitizadora, e não um banco, para regularizar e emitir seus títulos de crédito. 

Apesar dessas especificidades, não precisa se preocupar. Investir em um CRA é tão fácil quanto investir no Tesouro Direto. Basta entrar na sua corretora, escolher o ativo e fazer o aporte. Não há nenhuma burocracia a mais. 

Um ‘achado’ na renda fixa: avaliando o CRA da J.Macêdo

Se investir em CRAs é como ser um credor para uma companhia, então você pode estar se perguntando sobre os riscos de calote. Assim como todos os outros investimentos, este também tem riscos. Mas os riscos são mitigados pelo fato da J.Macêdo ser uma empresa sólida, com um nível saudável de endividamento e com boas perspectivas de crescimento em seu mercado. 

A J.Macêdo é uma empresa de capital fechado que atua no setor alimentício, líder em vendas no segmento de farinhas de trigo e misturas para bolo e segundo maior player de massas alimentícias. Talvez você já tenha visto alguns de seus produtos nas prateleiras dos supermercados, representados pelas marcas Dona Benta, Sol, Petybon e entre outras. 

A companhia tem uma operação totalmente verticalizada e participa de toda a cadeia de produção do seu portfólio de alimentos: desde a compra do trigo até a comercialização e distribuição de seus produtos. Além disso, também possui inúmeros canais de venda para escoar sua produção, com destaque para o atacado. Some tudo isso ao fato de que a J.Macêdo atua em todas as regiões do Brasil

Dados de junho de 2021 divulgados pela empresa mostram bons índices de liquidez e solvência (capacidade que uma empresa tem de cumprir suas obrigações financeiras) adequados, além de uma estrutura de capital equilibrada, sem grande alavancagem de dívida em relação ao seu patrimônio líquido.

Prospecto preliminar da oferta do CRA da J.Macêdo
Os números da coluna “Ajustado” se referem aos valores obtidos considerando a captação de R$ 200 milhões por meio da oferta pública do CRA da J.Macêdo. Fonte: Prospecto preliminar da oferta.

Além disso, a alavancagem financeira da empresa vem caindo desde o segundo trimestre de 2020, chegando ao patamar de 2,02 vezes EBTIDA ao final do 2T21. Isso mostra que a empresa consegue administrar de forma responsável as suas dívidas e portanto, os riscos de calote para os investidores do CRA são reduzidos

Investidor que quer lucrar com a renda fixa precisa ficar atento às boas ofertas 

O CRA da J.Macêdo é a prova viva que a renda fixa não é sinônimo de maus rendimentos. Mas, infelizmente, este título não está mais disponível para compra dos investidores. E é compreensível por que: um título que paga um prêmio de quase 7% acima da inflação esgota rápido na prateleira das corretoras. 

O investidor que quer capturar as ofertas mais vantajosas de renda fixa precisa estar atento. Imagine então se você pudesse receber alertas sobre os melhores títulos de renda fixa direto no seu email ou celular (saiba como aqui). Sem spam, sem encher sua caixa de entrada. Alertas simples e diretos para ter a chance de ganhar dinheiro. 

Se você não quer mais deixar oportunidades como o CRA da J.Macêdo fugirem do seu radar, recomendo que acompanhe a Semana da Renda Fixa, promovida pela Vitreo, gestora com R$ 13 bilhões sob gestão. Dos dias 25 a 29 de outubro, as pessoas que se cadastrarem nesta lista irão terão acesso a uma seleção especial de CDBs, LCAs, LCIs, CRIs, CRAs e debêntures

São ativos de renda fixa raros de se encontrar no mercado, com condições especiais. Durante a Semana de Renda Fixa, serão lançados títulos com rentabilidades, índices, prazo de vencimento e investimentos mínimos diferentes. Assim, você pode capturar oportunidades como esta do CRA da J.Macêdo, que certamente são bem mais vantajosas do que recorrer à Poupança de novo. 

A Vitreo ainda vai oferecer um bônus: todos os investidores que comprarem títulos na Vitreo durante a semana especial receberão até 0,5% de cashback sobre o valor investido. Isso significa que:

  • Se você aportar R$ 20.000, receberá R$ 100 de volta;
  • Aportando R$ 30.000, são R$ 150 de volta na sua conta; 
  • Aportando R$ 200.000, são R$ 1.000 de cashback. 

Você poderá usar esse dinheiro para investir em outros ativos de renda fixa ou pode também sacar a grana e usar como você bem entender. É uma oportunidade única para investir em bons títulos com um retorno extra. 

Você não paga nada para participar da Semana de Renda Fixa e não tem nenhuma obrigação de investir nos títulos ofertados. É por isso que eu sugiro que você deixe seu e-mail aqui para receber as ofertas da Semana da Renda Fixa e depois decida se esse investimento faz sentido para você.

Compartilhe

Conteúdo Empiricus

 De ‘biscoiteiro’ a milionário: ele vendia biscoitos para alunos de medicina e hoje ganha mais que um médico

28 de março de 2024 - 12:00

Após infância sofrida e aperto financeiro, João Homem encontrou no mercado de day trade a saída para seus problemas

Conteúdo Empiricus

Esse fundo imobiliário paga dividendos acima da Selic a 10,75% e está entre os favoritos para investir agora

27 de março de 2024 - 17:15

Analista defende que os fundos imobiliários estão cada vez mais competitivos com a renda fixa; veja a indicação com dividendos acima da Selic e isenção de Imposto de Renda

Conteúdo Empiricus

Ultrapar (UGPA3) e Hidrovias do Brasil (HBSA3): após negócio milionário, é hora de investir nas ações?

27 de março de 2024 - 10:00

Analista acredita que o clima pode ser o maior ‘inimigo’ no caminho das duas companhias

Conteúdo Empiricus

Petrobras (PETR4) perde posto de maior pagadora de dividendos para small cap; é hora de desistir da estatal?

26 de março de 2024 - 16:00

Em 12 meses, a Petrobras (PETR4) pagou menos dividendos que a Mahle Metals Leve (LEVE3); como fica a estatal depois do bloqueio de R$ 40 bi em proventos extraordinários?

Conteúdo Empiricus

“De boné aba reta e camiseta”, este brasileiro ficou milionário onde muitos perdem dinheiro

26 de março de 2024 - 14:00

João Homem nasceu na periferia de Belo Horizonte e enriqueceu graças ao day trade; na segunda-feira (25), ele apresentará seu método

Conteúdo Empiricus

Renda extra com dividendos: veja 5 fundos imobiliários para buscar R$ 4,4 mil por mês

26 de março de 2024 - 12:00

Projeção feita pelo analista de fundos imobiliários Caio Araujo, da Empiricus Research, considera um investimento de R$ 500 mil

Conteúdo Empiricus

Fundos imobiliários já captaram R$ 7 bilhões neste ano (o dobro do período em 2023) – como aproveitar o ‘boom’ dos FIIs?

25 de março de 2024 - 17:01

Número de investidores de fundos imobiliários está aumentando e o principal índice dos FIIs na bolsa tem quebrado recordes neste ano; entenda o cenário e veja como investir

Conteúdo Empiricus

Oi (OIBR3), Azul (AZUL4), Gol (GOLL4), IRB (IRBR3) e CVC (CVCB3) divulgam resultados do 4T23 na semana; veja a agenda completa

25 de março de 2024 - 10:00

Ao menos 50 empresas vão divulgar seus números do 4T23 entre os dias 25 e 29 de março; confira a lista completa

Conteúdo Empiricus

Até R$ 500 mil em 1 ano e meio? Empiricus Research apresenta hoje plano para buscar lucros com baixo investimento

25 de março de 2024 - 8:00

Por meio dessa estratégia, um brasileiro já conseguiu lucrar mais de R$ 180 mil em apenas 9 meses e com um ‘aporte inicial’ de R$ 15 mil

Conteúdo Empiricus

Até R$ 500 mil em 18 meses: empresário procura interessados em testar método que pode gerar meio milhão para brasileiros

24 de março de 2024 - 16:00

“É praticamente impossível você não ganhar dinheiro nos próximos 18 meses, se aplicar este método”, diz empresário

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies