2021-10-11T15:41:02-03:00
João Escovar
Jornalista especializado em Finanças
CONTEÚDO VITREO

Paulo Guedes, não precisa de offshore em paraíso fiscal para fugir dos impostos nos investimentos

Muita gente não sabe, mas existem produtos seguros, livres de IR e que ainda protegem o investidor da inflação

11 de outubro de 2021
15:21 - atualizado às 15:41
Ilha em formato de cifrão
Investimentos incentivados de renda fixa ficam ainda mais atrativos com a alta na taxa de juros - Imagem: Shutterstock

Um dos assuntos mais comentados neste mês foi a revelação de que duas das figuras mais importantes da política econômica nacional, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, possuem empresas offshore em paraísos fiscais.

A prática não é ilegal se declarada à Receita Federal, mas existe uma discussão sobre o conflito de interesses diante dos cargos que ocupam. Mas não é disso que quero falar agora.

O uso de empresas em paraísos fiscais normalmente tem o objetivo de evitar o pagamento de impostos, por conta da liberdade tributária desses países. Ainda existem outros interesses escusos, que se aproveitam do sigilo bancário e da frágil fiscalização de locais como as Ilhas Virgens Britânicas ou Aruba.

O que muita gente se esquece é que ótimos investimentos dentro do Brasil também são isentos de Imposto de Renda e ainda protegem da inflação. Um deles oferecido pelo próprio BTG Pactual, banco do qual Guedes é um dos fundadores.

Segurança, proteção contra a inflação e livre de IR

Um excelente exemplo de investimento com essas características é uma Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) do BTG, distribuída todos os dias pela corretora Vitreo.

Com prazo de vencimento de 4 anos, a rentabilidade do título é atrelada à inflação e varia de acordo com o dia de compra. Para quem investiu no dia 04 de outubro, por exemplo, o prêmio era de IPCA + 4,28% a.a.

Isso significa que, independentemente da inflação, o investimento sempre entregará um retorno real (ganho de poder de compra). Se o IPCA ficar em 2%, por exemplo, o rendimento da LCA será de 6,28%. Já se o IPCA for de 10%, a taxa ficará em 14,28%.

Além de proteger seu patrimônio da corrosão, esse investimento oferece ainda mais duas vantagens muito desejadas:

  • Isenção de Imposto de Renda para pessoas físicas;
  • Segurança da solidez de um dos maiores bancos do país (além disso, o investimento ainda é coberto pelo Fundo Garantidor de Crédito para até R$ 250 mil por CPF).

Assim como os CDBs, as LCAs são títulos em que o investidor empresta dinheiro ao banco, mas nesse caso os recursos devem ser direcionados para o fomento de projetos no campo. É um produto de renda fixa, que pode ser remunerado por uma taxa prefixada ou associada a algum índice (IPCA, CDI, etc).

Inflação e juros em alta: o momento de entrar na renda fixa é agora

O momento de inflação alta e escalada dos juros no Brasil é o ideal para que o investidor aumente a fatia de renda fixa em seu portfólio. Apesar de os juros subirem justamente para controlar a inflação, a renda fixa é útil ao investidor em ambos os casos.

No caso dos juros, como eles são referência para os investimentos em renda fixa, seja para os atrelados diretamente à Selic e ao CDI, seja para os pré-fixados, que precisam oferecer retornos maiores como prêmio, a tendência é que os títulos paguem mais. Mas atenção: a vantagem vale apenas para novas compras ou para aqueles já atrelados à taxa básica.

Já no caso da inflação, existem títulos de renda fixa atrelados justamente ao IPCA, o índice oficial que mede a alta de preços no Brasil. O interessante dos produtos como CDBs ou títulos do Tesouro com essa característica é que eles corrigem a inflação e ainda pagam um prêmio independentemente dos preços.

Por exemplo, se um título rende IPCA + 3%, sua rentabilidade será de 8% em caso de inflação a 5%, mas se a inflação for de 10%, ele renderia 13%, 3 pontos percentuais acima.

Prepara-se para a “Super Semana” da Renda Fixa

Na última semana de outubro, teremos uma nova reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que irá definir mais uma vez a taxa Selic, hoje em 6,25%. A perspectiva é de alta nos juros para seguir contendo a inflação.

Portanto, os produtos de renda fixa mais uma vez estarão em evidência. Pensando nisso, a plataforma de investimentos Vitreo irá repetir uma ação que foi um sucesso há algum tempo.

Durante toda a última semana de outubro, a corretora irá abrir ofertas de produtos de renda fixa com condições especiais, raras de se encontrar no mercado. Um exemplo foi um CDB que pagou IPCA + 6% a.a - isso mesmo, 6% de ganho real, além da inflação.

Será lançado ao menos um título por dia, com diferentes rentabilidades, índices (CDI, IPCA, etc), tempos de vencimento e características. Assim, o investidor pode medir qual se encaixa melhor ao seu objetivo e, consequentemente, aproveitar-se da alta da Selic protegendo-se da inflação.

Como o volume de aporte nesses títulos é restrito e existe muita concorrência, a Vitreo está abrindo uma pré-lista para que os interessados recebam as ofertas assim que saírem, para que não haja sobrecarga na semana das ofertas.

Para receber as oportunidades de investimento, basta clicar no botão abaixo e deixar seu e-mail. Além das promoções especiais da Semana da Renda Fixa, você também terá acesso a outros produtos premium do mercado, como a LCA isenta de Imposto de Renda.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente
Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

A SEMANA EM GRÁFICOS

Covid-19 pressiona aéreas, turismo, Ibovespa e bitcoin, mas inflação avança no mundo: entenda a última semana com estes gráficos

As companhias aéreas sofreram perdas significativas na bolsa esta semana e nem o bitcoin (BTC) conseguiu se salvar

O MELHOR DA SEMANA

Piora da covid no mundo e criptomoedas além do bitcoin (BTC): 5 assuntos mais lidos no Seu Dinheiro esta semana

O mercado já trabalhava amplamente com a visão do verdadeiro normal. Mas os mercados globais voltaram a entrar em pânico com a covid-19

PAPO CRIPTO #007

Tecnologia que criou o bitcoin (BTC) pode reduzir custo de captação de recursos em quase 70%, diz chefe de ativos digitais do BTG

“Empresas pequenas e médias têm menor possibilidade de acesso ao mercado de capitais, muito por causa dos custos envolvidos”, comenta

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Nova variante vira a mesa nos mercados, bitcoin entra em ‘bear market’ e outros destaques do dia

Se você já estava pronto para tirar o pó da sua fantasia de Carnaval, talvez seja melhor esperar mais um pouco. Além de algumas cidades brasileiras terem decidido adiar a festança por mais um ano, uma reviravolta no andamento da pandemia deixou mais uma vez o mundo em pânico. A variante B.1.1.529 (batizada de ômicron […]

FECHAMENTO DA SEMANA

Nova cepa do coronavírus pega mercado de surpresa; Ibovespa recua quase 4% no dia e apaga ganhos da semana

Ao longo da semana, o Ibovespa também foi pressionado pela indefinição em torno da PEC dos precatórios e a pausa para o feriado nos Estados Unidos