O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
AgroForum vai contar com a participação do Ministro da Infraestrutura; conheça 3 pontos que tornam irracional você ficar de fora de investimentos no agronegócio brasileiro
O BTG Pactual, maior banco de investimentos da América Latina, vai realizar a 2ª edição do AgroForum - Ascensão & Oportunidades na próxima quarta-feira (27), das 9h15 às 19h. Com a participação do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o evento será totalmente online e gratuito.
O objetivo é mostrar para investidores e empresários todas as oportunidades do agronegócio, setor que corresponde a 27% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil e movimenta cerca de R$ 2 trilhões por ano.
Ao fazer sua inscrição neste link, você terá sua vaga garantida para ficar por dentro das tendências e inovações do setor. Afinal, quando o assunto é empreendedorismo, não falar do agronegócio é irracional.
Para você ter uma ideia, as principais economias do mundo tiveram baixas expressivas do PIB em 2020. O Reino Unido, por exemplo, teve uma queda de 10% frente a 2019. Já o Brasil sofreu uma retração menor, de 4,1%, graças à força do agro no país. Além disso, o segmento subiu 2% enquanto o setor de indústria e serviços caíram em até 4,5%.
Vale destacar que, num relatório recente, analistas do BTG Pactual listaram 3 pontos que tornam o forte agronegócio brasileiro ainda mais promissor para o futuro - e que, com certeza, servem de estímulo para você se inscrever no AgroForum. Confira abaixo:
Se você acha que o agronegócio é só carne e grãos, está muito enganado. Está cada vez mais forte nas agendas globais a pauta ambiental. Embora no Brasil ainda não tenhamos isso com tanto rigor, os governos europeus já impuseram regras restritivas a motores a combustão, o que está forçando empresas a repensarem a questão energética.
Diante desse cenário, a soja é um importante insumo para a produção de biocombustíveis.
“Vale destacar que a eleição do democrata Joe Biden como presidente dos Estados Unidos, após defender uma agenda bastante focada justamente na preservação do meio ambiente, nos faz vislumbrar a manutenção da trajetória de crescimento do uso de insumos agrícolas para produzir combustíveis menos poluentes, o que aumentará a procura neste segmento e, por consequência, aumentará as possibilidades de lucro do investidor”, analisam os especialistas do BTG Pactual.
As empresas ligadas ao agronegócio estão cada vez mais investindo em equipamentos e máquinas mais eficientes para reduzir custos de produção, diminuir qualquer tipo de instabilidade nas produções e, com isso, aumentar a margem de lucro.
Segundo os analistas do BTG, esse desenvolvimento é comum das últimas décadas, mas tende a acontecer num ritmo ainda maior diante do avanço tecnológico cada vez mais acelerado. “Esse avanço terá reflexo na precificação das empresas do setor”, afirmam.
Um motivo importante de se colocar na balança na hora de investir no agronegócio é mesmo com a alta das commodities (como as carnes, por exemplo), o volume consumido pela população não costuma apresentar grandes mudanças.
Ou seja, com os preços lá em cima, o agropecuarista segue comercializando seus produtos (oferta) sem oscilações expressivas na demanda em âmbito nacional e global. A China, por exemplo, é a maior parceira comercial do Brasil no agronegócio.
“O consumo elevado de produtos agro por grandes economias nos faz acreditar que o setor seguirá sendo um dos vencedores no futuro, o que possibilitará a continuação da perspectiva de geração de rendimentos elevados nos investimentos atrelados ao agro”, afirmam os analistas do banco.