🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

BTG Pactual
CONTEÚDO PATROCINADO

Como o Bitcoin atua na diversificação do portfólio?

Se você pretende reduzir o risco geral da sua carteira e, de quebra, potencializar os retornos, não hesite em alocar uma parcela do seu capital em bitcoin.

BTG Pactual
14 de abril de 2021
9:30 - atualizado às 9:55
Imagem: Shuttestock

Com a redução das taxas de juros praticadas por bancos centrais do mundo todo, os retornos oferecidos pela renda fixa passam a ser menos atrativos e, consequentemente, a renda variável passa a ser uma opção mais interessante para os investidores.

Agora, se você busca montar uma estratégia de investimentos completa, não basta investir apenas em ações ou em tesouro direto. O ideal é que componha uma carteira diversificada que lhe proporcione, além da preservação de riqueza, o crescimento do seu patrimônio com o passar do tempo.

A diversificação, quando feita da maneira correta, pode reduzir o risco geral da carteira sem necessariamente resultar em diminuição proporcional nos retornos.

O bitcoin , assim como as ações ou as moedas estrangeiras, compõe a parcela de renda variável da sua carteira. Ou seja, não se sabe, de antemão, o retorno que a aplicação no ativo poderá lhe oferecer. A diferença aqui é que ele se enquadra numa outra categoria, dos ativos alternativos.

Agora você investe em Bitcoin com R$ 1. Só no BTG Pactual digital. Vai ficar de fora?

Uma das principais razões para se incluir alternativos na carteira é que eles geralmente são movidos por fatores de risco e retorno diferentes dos investimentos tradicionais. Em outras palavras, eles podem oferecer proteção contra quedas nos preços dos ativos tradicionais e, dessa forma, reduzir a volatilidade geral do seu portfólio.

Bitcoin é seguro? Respondemos essa pergunta no blog do BTG Pactual digital. Entenda de uma vez por todas.

Uma medida bastante utilizada para medir a ligação entre diferentes variáveis é a correlação, que eu explico rapidamente a seguir.

Por exemplo, quanto mais horas de estudo um aluno tem, melhor suas notas na prova. A correlação é positiva nesse caso. Por outro lado, quanto menor o número de horas de sono que você tem em determinada noite, menor é seu rendimento no dia seguinte. Nesse caso, a correlação é negativa, percebe?

Colocando isso em números, o coeficiente de correlação oscila entre +1,0 (limite superior), representando a correlação positiva perfeita, em que as variáveis se movem em perfeita sincronia, e -1,0 (limite inferior), representando a correlação negativa perfeita, e elas se movem em direções opostas exatas.

Finalmente, o coeficiente de correlação igual a 0,0 indica que não há correlação entre as duas variáveis. São justamente os ativos que possuem baixa correlação entre si que buscamos quando estamos pensando em estruturação de portfólio.

Agora que você entendeu o conceito, vamos ver qual o grau de ligação do bitcoin com outros ativos. Como parâmetro de comparação, selecionei ativos que geralmente compõem um portfólio diversificado, como metais preciosos (ouro e prata), ações (representado pelo índice Ibovespa), commodities (representado pelo índice da Bloomberg), tesouro Selic e imóveis (representados pelo Ifix). Comparei o retorno de cada um deles nos últimos 12 meses.

Ativo Correlação
Prata 0,259
Ouro 0,213
Ibovespa 0,226
Commodities 0,068
Tesouro Selic 0,003
Imóveis 0,009

Baixa correlação do bitcoin com outros ativos

Reparou que, para todos esses ativos, o bitcoin apresenta uma baixa correlação? Mesmo nos casos dos metais e da Bolsa, em que os coeficientes superam 0,2, eles ainda sinalizam baixíssima ligação com o bitcoin. Esse padrão fica ainda mais evidente quando usamos períodos mais longos, como cinco anos ou mais.

Olhando para os fundamentos, a baixa ligação pode ser explicada por alguns fatores, como as diferentes narrativas que permeiam o ativo (reserva de valor, sistema de pagamentos global, dinheiro do futuro e algumas outras), o baixo vínculo com os veículos de investimento habitualmente usados por investidores e pelo fato de ele ser um ativo bastante incomum, que caiu no gosto do público em geral antes de ser apreciado por instituições.

Mas por que isso importa?

Porque a baixa correlação é um primeiro sinal importante quando se está buscando a otimização da carteira por meio da diversificação. Colocando em termos práticos, isso significa que ele pode ser visto como opção bastante estratégica na composição de uma carteira diversificada, uma vez que os elementos que afetam os mercados tradicionais têm pouco ou nenhum impacto sobre as variações de preços desse ativo.

Portanto, se você pretende reduzir o risco geral da sua carteira e, de quebra, potencializar os retornos, não hesite em alocar uma parcela do seu capital em bitcoin.

O BTG Pactual digital é o primeiro banco do país a disponibilizar um fundo de investimento em Bitcoin. Comece com R$ 1. Abra sua conta.

Compartilhe

Conteúdo BTG Pactual

Quer controlar melhor seus gastos? Este banco usa tecnologia e inteligência de dados para melhorar sua relação com o dinheiro

4 de abril de 2022 - 10:00

Funcionalidade Finanças+, do BTG Pactual, permite que você acompanhe suas despesas divididas em categorias e te ajuda a alcançar seus objetivos com dicas e alertas personalizados

Conteúdo BTG Pactual

Da conta corrente aos investimentos: conheça todos os serviços do BTG Pactual

28 de março de 2022 - 10:00

Entrou para o mundo dos investimentos e está em busca de um banco moderno e prático que integre todos os seus serviços? BTG Pactual é um banco completo, com soluções para diversos objetivos e públicos

Conteúdo BTG Pactual

Ouro em alta: tradicional porto seguro do mercado ajuda a diversificar a carteira em meio à crise

21 de março de 2022 - 10:00

Em tempos de alta dos juros, guerra e instabilidade mundial, o metal torna-se uma boa alternativa para proteger o patrimônio; veja como investir

Conteúdo BTG Pactual

O que esperar da próxima reunião do Copom e como ela pode afetar seus investimentos?

9 de março de 2022 - 14:00

Previsões de mercado indicam novo aumento da Selic; investidor precisa estar preparado para escolher os melhores ativos para o portfólio

Conteúdo BTG Pactual

ESG deixou de ser apenas politicamente correto e já é bom caminho para garantir lucros; veja como investir

7 de março de 2022 - 10:00

Fundos, ETFs e carteiras recomendadas estão disponíveis para quem quer fazer investimentos com foco em aspectos sociais, ambientais e de governança; conheça uma forma prática de ingressar no mercado ESG

Conteúdo BTG Pactual

Selic ‘ultrapassa’ IPCA e facilita a vida do investidor que deseja proteger seu dinheiro; veja como

3 de março de 2022 - 10:00

Produtos reúnem segurança, liquidez e previsibilidade agora e são ideais para a construção de uma reserva de emergência

CONTEÚDO BTG PACTUAL

Apesar de turbulências, fundos imobiliários estão descontados e seguem como excelente opção para uma carteira diversificada

22 de fevereiro de 2022 - 9:19

Segundo BTG Pactual, muitos FIIs estão com preços abaixo de seu valor e trarão boas janelas de ganhos ao longo de 2022

Conteúdo BTG Pactual

Participe da CEO Conference Brasil, maior evento do mercado financeiro organizado pelo BTG Pactual

14 de fevereiro de 2022 - 10:00

Evento com transmissão online terá a presença de alguns dos principais nomes da economia, política e tecnologia. Faça sua inscrição!

Conteúdo BTG Pactual

Não sabe onde investir? Conheça as carteiras recomendadas do BTG Pactual e conte com as indicações de ações e FIIs do maior banco de investimentos da América Latina

7 de fevereiro de 2022 - 10:00

As carteiras ‘top picks’ do BTG Pactual incluem recomendações de ações, fundos imobiliários e BDRs

CONTEÚDO BTG PACTUAL

Ajuste de carteira em 2022: investir no exterior é essencial para reduzir o risco Brasil; veja como é fácil proteger o patrimônio

24 de janeiro de 2022 - 10:00

Instabilidade política e econômica no Brasil em ano eleitoral devem aumentar a volatilidade por aqui; a boa notícia é que há maneiras bem simples de alocar seu dinheiro fora do país

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar