🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Maria Eduarda Nogueira
Maria Eduarda Nogueira
Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduanda na ESPM. É coordenadora de marketing do Seu Dinheiro e do Money Times. Entrou para o mercado financeiro inesperadamente e está sempre disponível para falar sobre inovação, criatividade e cultura pop.
Conteúdo BTG

Com aumento das ofertas de produtos financeiros, clientes buscam assessores de investimentos que vão além das habilidades técnicas

Mais do que certificações e conhecimento formal, os investidores devem procurar por profissionais que dominam as chamadas soft skills; saiba por quê as habilidades socioemocionais são tão importantes na assessoria financeira

Maria Eduarda Nogueira
Maria Eduarda Nogueira
17 de novembro de 2021
9:23 - atualizado às 14:38
Dois homens brancos de terno conversando; um com um tablet na mão, outro com papéis na mão, representando soft skills
Assessores de investimento precisam dominar também as soft skills para atender melhor o cliente. - Imagem: Shutterstock

O Brasil passa por um processo de financial deepening (aumento da oferta de serviços financeiros). Esse movimento é positivo, mas diante de tantas oportunidades no mercado de renda variável ‒ ações, BDRs, ETFs, criptomoedas, fundos imobiliários ‒ e também na renda fixa, que agora está novamente sob os holofotes, investidores como você podem ficar um tanto quanto atordoados. Além disso, há uma tendência de diversificação das carteiras além das fronteiras e os ativos internacionais se tornam cada vez mais conhecidos, o que significa um leque ainda maior de possibilidades. Nesse contexto, os assessores de investimentos estão se tornando cada vez mais requisitados.

Muito mais do que contar com conhecimento técnico, como graduação em áreas relacionadas a finanças e certificações, o assessor precisa ter uma série de outras habilidades para poder se conectar com os clientes e entregar resultados alinhados com as expectativas. Por esse motivo, as soft skills são tão essenciais para o profissional da área. 

As soft skills são as habilidades emocionais e comportamentais de um indivíduo, como capacidade de trabalhar em grupo, comunicação clara, empatia, flexibilidade, proatividade e tantas outras competências que não podem ser aprendidas apenas lendo um livro teórico. Em contraposição, as hard skills são as qualificações técnicas, como o domínio de determinados softwares, o conhecimento formal adquirido em faculdades e pós-graduações e as certificações. 

Certificados e cursos têm seu mérito, obviamente, mas a habilidade de lidar com pessoas é um diferencial claro. Afinal, a relação entre assessores e clientes deve ser próxima para oferecerem soluções personalizadas. 

Para Guilherme Pini, co-head do BTG Pactual Advisors e sócio do banco, o bom assessor de investimentos deve conhecer a fundo não apenas o cliente, mas também seus objetivos financeiros, seus comportamentos e sua relação com dinheiro. Isso só é possível quando se tem soft skills como comunicação clara, escuta ativa e empatia, por exemplo. 

“Para ajudar o cliente a executar uma estratégia, você precisa ter uma habilidade comportamental, quase que psicológica, fantástica”, comenta Guilherme Pini, do BTG Pactual Advisors. 

Confira as 8 características essenciais de um bom assessor de investimentos 

Todos aqueles que buscam contratar um assessor de investimentos precisam ter em mente as seguintes competências socioemocionais. Afinal, o objetivo é construir uma relação de confiança e de longo prazo:

Relacionamento interpessoal

Como o próprio nome já diz, essa soft skill se refere à habilidade de se relacionar com as pessoas ao seu redor. Ao criar, manter e fortalecer seus relacionamentos, é possível criar uma boa rede de contatos, que pode ser positiva tanto no sentido profissional como pessoal. Aqui entra também a habilidade de fazer networking, se conectar com seus pares e trocar informações para manter-se atualizado. 

Comunicação

Uma das soft skills mais importantes e que por vezes é ignorada, afinal, todo mundo é capaz de se comunicar. O diferencial, no entanto, está em se comunicar de forma clara, expor seu ponto de vista de uma maneira compreensível, atuar com transparência e evitar ruídos e mal entendidos. 

Trabalho em equipe

Fortalecendo as habilidades de relacionamento interpessoal e comunicação, o trabalho em equipe torna-se mais fácil e eficaz. Assim como os assessores de investimento precisam trabalhar em conjunto com seus pares, é também preciso construir uma parceria com o próprio cliente.

Flexibilidade

Estar preparado para mudanças de planos é essencial para qualquer profissional, especialmente aqueles que lidam diretamente com pessoas. No caso do assessor de investimentos, a flexibilidade é essencial, pois o cliente pode mudar seus objetivos financeiros e até mesmo seu perfil de investidor, consequentemente necessitando de uma reestruturação em sua carteira. 

Pensamento lateral

O pensamento lateral está diretamente relacionado à criatividade e à capacidade de resolver problemas. Estando aberto a novas perspectivas, o assessor que sabe fazer bom uso do pensamento lateral pode encontrar formas diferentes de refletir sobre uma mesma situação, necessidade ou problema. Em um ambiente tão dinâmico como o mercado financeiro, é preciso pensar fora do óbvio para achar as melhores soluções.

Resiliência

A resiliência se refere à capacidade de aprender com obstáculos e crises. Para um profissional do mercado financeiro se destacar, essa soft skill é uma das mais importantes, afinal, o mercado é muito volátil e as perdas podem (e vão) acontecer. O assessor de investimentos precisa ser resiliente para se recuperar dos momentos difíceis e seguir com suas estratégias. 

Inteligência emocional

Essa soft skill se refere à capacidade de lidar com as emoções e controlar as reações frente a momentos estressantes. Como o mercado financeiro é bem instável, o assessor precisa ser mais racional do que sentimental, principalmente ao observar possíveis perdas de capital. Além disso, é preciso ter inteligência emocional para solucionar conflitos com clientes e cativar um bom relacionamento. 

Tomada de decisão

No cotidiano de trabalho, há uma série de decisões que precisam ser tomadas todos os dias. Isso se intensifica ainda mais no mercado financeiro, onde é crucial saber como e quando agir para buscar os resultados esperados. Embora um assessor de investimentos não possa fazer as escolhas pelos clientes, a habilidade de tomada de decisão continua sendo importante em outros aspectos da carreira. 

BTG Pactual Advisors une o melhor das soft e hard skills; conheça os assessores de investimentos do maior banco da América Latina

No BTG Pactual Advisors, os clientes encontram “o melhor dos dois mundos”: assessoria exclusiva, prestada por profissionais altamente capacitados, além da expertise e oferta de produtos do maior banco de investimentos da América Latina. 

Com o aumento do número de CPFs na Bolsa, a migração da renda fixa para outros ativos diversificados e uma oferta cada vez maior de produtos financeiros, os investidores podem se perder nas diversas opções. Nesse sentido, os Advisors são capazes de dar todo o suporte necessário aos clientes para que tenham carteiras alinhadas com seus objetivos, respeitando os níveis de tolerância aos riscos.

 “O Advisor faz uma curadoria de maneira disciplinada, com método, com governança e com o espírito de preservar capital e poder de compra a médio prazo”, explica Guilherme Pini.

Além das soft skills mencionadas, os Advisors também têm um amplo leque de hard skills (habilidades técnicas). Para ser um assessor, é necessário ter formação na área de finanças e a certificação CPA 20. 

Portanto, se você busca um profissional que domina tanto as soft quanto as hard skills para te ajudar na administração do seu patrimônio, fica aqui o convite para conhecer mais sobre os BTG Pactual Advisors. 

Compartilhe

Conteúdo BTG Pactual

Quer controlar melhor seus gastos? Este banco usa tecnologia e inteligência de dados para melhorar sua relação com o dinheiro

4 de abril de 2022 - 10:00

Funcionalidade Finanças+, do BTG Pactual, permite que você acompanhe suas despesas divididas em categorias e te ajuda a alcançar seus objetivos com dicas e alertas personalizados

Conteúdo BTG Pactual

Da conta corrente aos investimentos: conheça todos os serviços do BTG Pactual

28 de março de 2022 - 10:00

Entrou para o mundo dos investimentos e está em busca de um banco moderno e prático que integre todos os seus serviços? BTG Pactual é um banco completo, com soluções para diversos objetivos e públicos

Conteúdo BTG Pactual

Ouro em alta: tradicional porto seguro do mercado ajuda a diversificar a carteira em meio à crise

21 de março de 2022 - 10:00

Em tempos de alta dos juros, guerra e instabilidade mundial, o metal torna-se uma boa alternativa para proteger o patrimônio; veja como investir

Conteúdo BTG Pactual

O que esperar da próxima reunião do Copom e como ela pode afetar seus investimentos?

9 de março de 2022 - 14:00

Previsões de mercado indicam novo aumento da Selic; investidor precisa estar preparado para escolher os melhores ativos para o portfólio

Conteúdo BTG Pactual

ESG deixou de ser apenas politicamente correto e já é bom caminho para garantir lucros; veja como investir

7 de março de 2022 - 10:00

Fundos, ETFs e carteiras recomendadas estão disponíveis para quem quer fazer investimentos com foco em aspectos sociais, ambientais e de governança; conheça uma forma prática de ingressar no mercado ESG

Conteúdo BTG Pactual

Selic ‘ultrapassa’ IPCA e facilita a vida do investidor que deseja proteger seu dinheiro; veja como

3 de março de 2022 - 10:00

Produtos reúnem segurança, liquidez e previsibilidade agora e são ideais para a construção de uma reserva de emergência

CONTEÚDO BTG PACTUAL

Apesar de turbulências, fundos imobiliários estão descontados e seguem como excelente opção para uma carteira diversificada

22 de fevereiro de 2022 - 9:19

Segundo BTG Pactual, muitos FIIs estão com preços abaixo de seu valor e trarão boas janelas de ganhos ao longo de 2022

Conteúdo BTG Pactual

Participe da CEO Conference Brasil, maior evento do mercado financeiro organizado pelo BTG Pactual

14 de fevereiro de 2022 - 10:00

Evento com transmissão online terá a presença de alguns dos principais nomes da economia, política e tecnologia. Faça sua inscrição!

Conteúdo BTG Pactual

Não sabe onde investir? Conheça as carteiras recomendadas do BTG Pactual e conte com as indicações de ações e FIIs do maior banco de investimentos da América Latina

7 de fevereiro de 2022 - 10:00

As carteiras ‘top picks’ do BTG Pactual incluem recomendações de ações, fundos imobiliários e BDRs

CONTEÚDO BTG PACTUAL

Ajuste de carteira em 2022: investir no exterior é essencial para reduzir o risco Brasil; veja como é fácil proteger o patrimônio

24 de janeiro de 2022 - 10:00

Instabilidade política e econômica no Brasil em ano eleitoral devem aumentar a volatilidade por aqui; a boa notícia é que há maneiras bem simples de alocar seu dinheiro fora do país

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar