🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView
Leticia Camargo
Leticia Camargo
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Já passou por agência de marketing digital, onde trabalhou com estratégias de SEO e marketing de conteúdo.
CONTEÚDO PATROCINADO

MBA do Mackenzie prepara executivos para interpretar apps de finanças operacionais usando ciência de dados; conheça

A formação executiva irá mostrar como as novas ferramentas digitais podem facilitar o processo de tomada de decisão; veja como se matricular.

Leticia Camargo
Leticia Camargo
13 de fevereiro de 2021
18:38 - atualizado às 12:51
Empresário Milionário
Imagem: Shutterstock

A era digital mudou a forma como lidamos com diversas tarefas da nossa rotina. Hoje, não conheço uma só pessoa que não use o celular como relógio e despertador. Também não sei mais ouvir música sem usar o Spotify e, no âmbito do trabalho, não sei o que seria de mim sem o Google Docs… Não há mais como questionar a amplitude que os aplicativos tecnológicos ganharam nas últimas décadas.

            No que diz respeito às empresas, isso não foi diferente. Não há a menor possibilidade de trabalhar usando planilhas manuais e fazendo controle de caixa “na mão”. Hoje usamos aplicativos para tudo.

Essa tendência não para de crescer. Entre os assuntos mais quentes no mundo corporativo estão a inteligência artificial e a ciência de dados. Esses dois segmentos deram origem a novas áreas de atuação no mercado, mas ele ainda é pouco conhecido por muitos profissionais.

Para as empresas, a ciência de dados trouxe uma verdadeira revolução. De um lado, elas passaram a ter um controle eficiente das informações financeiras e, por outro, puderam otimizar números de bens e serviços, empréstimos, captação de recursos, entre outros. Tudo isso de uma forma mais fácil para consulta e interpretação de indicadores.

E para que esses dados servem? Para os grandes executivos, como CEOs e CFOs, é importante tê-los o tempo todo à mão para que possam tomar decisões rápidas e acertadas sobre o negócio. Na prática, muitos executivos não entendem como funcionam as plataformas de dados e acabam dependendo de profissionais de TI.

É por essa razão que a Universidade Presbiteriana Mackenzie está lançando um novo curso na área de Estratégias, Negócios e Liderança. Trata-se do MBA Operational Finance Digital & Analytics Applications”, uma formação executiva pioneira na abordagem de aplicativos de finanças operacionais. 

O curso pretende preparar profissionais de todos os setores do mercado para a proficiência em ferramentas digitais, integrando-os à linguagem usada por cientistas de dados. A partir disso, quer possibilitar que a tomada de decisão se torne um processo mais rápido e prático aos executivos.

Se ficou interessado no novo curso, eu conversei diretamente com o diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da universidade, Anaor D. Carneiro Silva, e trouxe todos os detalhes do MBA que está com matrículas abertas até o fim de fevereiro. A seguir, conto como foi a conversa completa e mostro como você pode fazer a sua inscrição.

Um MBA para executivos que pensam no futuro

O Mackenzie foi pioneiro ao decidir criar um MBA voltado para executivos com foco em análise de dados. De acordo com Carneiro, não há até o momento nenhum outro curso de especialização capaz de abranger gestores de todas as áreas.

“Os cursos disponíveis são voltados apenas para a área financeira e, neste caso, acreditamos que há demanda para todos os profissionais que lidam com análise de dados e tomada de decisões”, disse Carneiro.

Na opinião dele, desde que a transformação digital atingiu as empresas, a gestão precisou encontrar meios de se adaptar. Tornou-se inviável fazer o controle adequado de custos e logística sem ter acesso a dados.

“A importância do curso está em aprimorar a gestão das empresas e preencher a lacuna dos executivos quanto à organização e interpretação de dados, que é o que chamamos de otimização de processos”, explica.

Para que isso seja possível, o curso irá apresentar aos gestores quais as ferramentas utilizadas para a organização de dados. O diretor do Centro de Ciências e Tecnologia da Mackenzie trouxe alguns exemplos de tecnologias e sistemas de informação que são úteis para tomada de decisão:

  • Bloomberg;
  • Economática;
  • Capital IQ;
  • Euromonitor.

“Essas ferramentas irão possibilitar aos executivos extrair informações para criar relatórios a partir de uma análise mais completa do banco de dados, construindo modelos de tela como painéis e indicadores”, ressalta Carneiro. Ou seja, ao final do curso, eles terão aptidão para interpretar e organizar números acerca do negócio com autonomia e, a partir disso, tomar decisões acertadas.

Além disso, o diretor ressalta que os executivos também terão contato com algumas linguagens de programação, como VBA e Python, usadas na geração de dados. “O intuito não é que dominem a programação, mas sim entendam o processo como um todo e tenham habilidade para interpretar de onde os dados foram extraídos”, afirma.

Como participar?

De acordo com Carneiro, as inscrições para participar do “MBA Operational Finance Digital & Analytics Applications” ficarão abertas até o fim de fevereiro.

A duração do curso será de 18 meses, que devem ser divididos entre 15 meses presenciais de aulas e três meses para a realização do trabalho de conclusão de curso, que terá o acompanhamento online dos professores. Devido à pandemia, Carneiro destaca que os dois primeiros módulos devem ocorrer à distância, com aulas ministradas na plataforma Collaborate.

Inicialmente, o MBA estará disponível apenas nas unidades Campinas e Alphaville. No entanto, a pretensão do diretor é expandir para outras unidades da Universidade: “no futuro, esperamos abrir inscrições também para os campi de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília”.

E a pergunta que “não quer calar”: qual o valor para participar deste novo MBA do Mackenzie? Até 24 parcelas de R$ 1.450. Este é o investimento que os alunos terão de fazer para se inscrever em uma formação executiva pioneira, que contará com professores do mercado empresarial que vivenciam a rotina dos executivos.

Para você ter uma ideia de quem irá acompanhá-lo, trouxe o currículo de dois dos professores que irão ministrar as aulas do novo MBA:

Eduardo Mayer Fagundes

Pesquisador em Big Data, Analytics, IoT e Inteligência Artificial (IA) na Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP). - Pesquisador no projeto de P&D em IA para manutenção preditiva de falhas na usina hidrelétrica Henry Borden (889 MW) da EMAE em São Paulo. Professor de Estratégia de Negócios e BI (Business Intelligence) no curso de pós-graduação em Big Data da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor de Governança da Segurança Cibernética no curso de pós-graduação em Segurança e Inteligência Cibernética da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Fundador da nMentors, uma empresa de gestão do conhecimento com uso intensivo de tecnologia. Desenvolveu projetos na Argentina, Brasil, Alemanha, Índia, Itália, Estados Unidos e Reino Unido para a Ford Motor Company e AES Corporation.

Dirceu Matheus Junior

É mestre em Engenharia Elétrica e Ciência da Computação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Didática do Ensino Superior e especialista em Informática com Ênfase em Inteligência Artificial e Sistemas Especialistas ambas pelo Mackenzie, licenciado na graduação de Professores da Parte de Formação Especial do Currículo do Ensino de 2° Grau - Esquema I pela Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” - UNESP e FATEC, graduado em Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade Estadual de Maringá - PR. Certificado SCRUM MASTER, Certificado Information Security Foundation based on ISO/IEC 27001, Certificado COBIT Foundation e CertificadoITIL Foundation.

Só trouxe essas informações para você ter consciência de que, ao estudar com este MBA do Mackenzie, você estará com professores extremamente experientes tanto na gestão empresarial quanto na ciência de dados. Ou seja, conseguirá enxergar plenamente a junção de ambas as áreas em sua formação.

Abaixo deixo o link para você conhecer a nova formação executiva, consultar a grade curricular e conferir se realmente vale a pena. Meu conselho: não demore muito tempo para fazer isso, logo a matrícula se encerra e aí você terá de esperar pela próxima turma…

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies