Os acionistas das Lojas Americanas (LAME3 e LAME4) e de Americanas S.A. (AMER3) aprovaram, em assembleia geral extraordinária realizada na última sexta-feira (10), a incorporação da holding Lojas Americanas pela Americanas S.A., fruto da união operacional do varejo físico com a B2W.
Com isso, as bases acionárias das duas companhias na B3 serão unificadas, dando início, assim, ao processo de simplificação da estrutura do grupo empresarial, hoje um tanto confusa. As ações LAME3 e LAME4 deixarão de ser negociadas, restando apenas a ação AMER3.
A iniciativa já havia sido detalhada no plano divulgado pela Americanas no dia 3 de novembro. Agora, com a aprovação dos acionistas, inicia-se de fato o passo a passo para a unificação, cujos detalhes já foram definidos.
As ações LAME3 e LAME4 serão negociadas apenas até 21 de janeiro de 2022, uma sexta-feira. A partir do pregão de 24 de janeiro, segunda-feira, só os papéis AMER3 estarão disponíveis na bolsa.
Os detentores de papéis LAME3 e LAME4 atualmente terão suas ações substituídas por uma proporção de AMER3, e em alguns casos poderão optar por um reembolso em dinheiro.
Confira o calendário e os detalhes a seguir
A partir da próxima terça-feira (14), os detentores de ações ordinárias das Lojas Americanas (LAME3) que não tiverem votado favoravelmente à incorporação podem exercer seu direito de retirada.
Em outras palavras, poderão optar por não se tornarem acionistas de Americanas S.A. (AMER3), recebendo, assim, o reembolso correspondente à participação que receberiam em Americanas S.A. por força das ações LAME3 de que sejam, comprovada e ininterruptamente, titulares desde o dia 3 de novembro de 2021. Ações LAME3 adquiridas depois dessa data não dão ao detentor direito de retirada.
O prazo para o exercício desse direito vai até 13 de janeiro de 2022. Os acionistas dissidentes receberão R$ 5,49 por ação ordinária objeto do recesso. O pagamento será realizado no dia 21 de janeiro de 2022, último dia de negociação das ações LAME3 e LAME4.
Cada acionista das Lojas Americanas receberá, então, 0,188964 ação ordinária de Americanas S.A. (AMER3) para cada ação ordinária ou preferencial de Lojas Americanas de sua titularidade (LAME3 e LAME4). O crédito das ações ocorrerá no dia 26 de janeiro de 2022, mas elas já poderão ser negociadas por esses acionistas a partir do dia 24.
Para concluir esse processo e como resultado da incorporação, a Americanas emitirá 355.821.073 ações ordinárias AMER3.
Trio Lemann, Telles e Sicupira deixa o controle
Como consequência da reorganização, elimina-se o chamado "desconto de holding" das Lojas Americanas e aumenta-se a liquidez dos papéis da companhia resultante.
Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira deixam o controle da empresa, tornando-se apenas acionistas de referência, com 29,2% da Americanas.
Foi estabelecido ainda que, caso algum novo acionista atinja uma fatia de 15% na Americanas, ele obrigatoriamente deverá fazer uma oferta pública de aquisição (OPA) a todos os outros investidores da companhia.
A chamada poison pill, como é chamado esse mecanismo, tem, na prática, o objetivo de evitar que alguém rivalize com Lemann, Telles e Sicupira no posto de principais acionistas.