A Embraer (EMBR3) confirmou na sexta-feira (19) à noite que está discutindo com a companhia aérea alemã Lufthansa a venda de aeronaves, mas informou que “as discussões não estão em estágio avançado”.
A empresa foi questionada a respeito do tema pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), depois que a notícia fez as ações subirem mais de 17% na quarta-feira (17).
Segundo informações veiculadas em alguns meios de comunicação, o CEO da Lufthansa, Carsten Spohr disse que sua companhia irá buscar uma reestruturação de frota para lidar com o impacto do coronavírus no setor aéreo.
No geral, o plano envolve uma redução dos tamanhos das aeronaves. O executivo informou que, além de Boeing e Airbus, a Lufthansa também conversa com a Embraer para realizar essa atualização de frota, mas não deu maiores detalhes sobre as negociações com a companhia brasileira.
“Tais discussões não estão em um estágio avançado, e não há qualquer compromisso firme de concretização de tais vendas neste momento”, diz trecho do comunicado divulgado pela Embraer em resposta ao ofício enviado pela autarquia.
Alívios
As ações da Embraer estão pressionadas desde que a Boeing decidiu cancelar o acordo para incorporar a divisão de aviação comercial da empresa brasileira no ano passado e por conta dos efeitos da pandemia de covid-19, que reduziu a demanda por aeronaves.
Por conta disto, as ações da empresa acumularam em 2020 uma queda de 55,12%.
No fim do ano passado, porém, os papéis entraram em uma tendência de alta. Além da notícia sobre a possibilidade de a Lufthansa realizar encomendas, as ações da Embraer estão se beneficiando das perspectivas de retomada dos voos em todo o mundo.
A empresa viu uma aceleração nas entregas de aeronaves no quarto trimestre. Nos últimos três meses do ano passado foram entregues 71 jatos, uma queda em relação aos 81 aviões repassados a clientes no mesmo período de 2019, mas acima dos 28 aviões do terceiro trimestre, foram entregues 28 aviões. O desempenho superou as expectativas dos analistas que acompanham a empresa.
Essa confluência de notícias boas fazem as ações da Embraer acumularem alta de 34,65% em 2021.