O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
As supressões e paralisações estão autorizadas a entrar em vigor a partir de 27 de janeiro de 2022, de acordo com a publicação no Diário Oficial

Se você estava pensando em viajar para curtir as férias de verão, talvez seja preciso rever os planos sobre como chegar ao seu destino. A crise do Grupo Itapemirim chegou às linhas rodoviárias. Depois de suspender todos os voos da ITA, sua companhia aérea, pouco antes do Natal, agora a Viação Itapemirim paralisará 18 rotas de ônibus e irá suprimir outras 16 a partir de 27 de janeiro do ano que vem.
Na relação, há linhas consideradas importantes como Belo Horizonte (MG) – Recife (PE), Brasília (DF) – Maceió (AL), Cachoeiro de Itapemirim (ES) – Campos Dos Goytacazes (RJ), Recife (PE) – São Paulo (SP), Recife (PE) – Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) – João Pessoa (PB) e Rio de Janeiro (RJ) – Feira de Santana (BA). A lista completa pode ser conferida no Diário Oficial da União.
O Grupo Itapemirim esclarece em nota que apresentou recentemente um plano de reestruturação logístico e operacional, com o objetivo de reduzir custos e maximizar os resultados financeiros em suas rotas de longa distância.
"Adicionalmente, informamos que as operações rodoviárias do Grupo Itapemirim seguem de forma normal, com cobertura em mais de 2.700 destinos no Brasil e com o mesmo nível de segurança, serviço e eficiência operacional característicos da Viação Itapemirim", diz a nota.
O Grupo Itapemirim está em recuperação judicial desde março de 2016. Com débitos que se aproximam de R$ 2 bilhões, ganhou destaque nacional ao paralisar todas as operações da Itapemirim Transportes Aéreos, a ITA, no último 17.
No início desta semana, a empresa firmou um acordo com o Procon-SP para reembolsar integralmente todos os consumidores que registrarem reclamação no site do órgão por conta do caos gerado com o cancelamento dos voos.
Leia Também
A ITA começou a operar em julho deste ano, mas antes mesmo do voo inaugural o empreendimento gerava dúvidas, não só pelo processo de recuperação judicial pelo qual o Grupo Itapemirim passa, mas também pelo momento do setor aéreo, fortemente afetado pelas restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus.
No início da semana, o Grupo Itapemirim já havia desistido de um contrato para prestar serviços municipais de transporte coletivo de forma emergencial em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro.
O contrato foi assinado em 25 de junho deste ano entre a prefeitura da cidade fluminense e o presidente e proprietário da empresa de transporte, Sidnei Piva de Jesus, com validade de 12 meses.
O acordo previa a operação de 91 ônibus, quase cinco vezes menos do que o número de coletivos previstos para a operação do transporte de passageiros em São José dos Campos, que será de responsabilidade do Grupo Itapemirim a partir de 15 de maio de 2022.
Conteúdo BTG Pactual
VEJA ONDE APOSTAR
PASSO A PASSO
AUMENTO DE CAPITAL
PREPAREM O BOLSO
CISÃO OU CIZÂNIA?
ESCAPOU DO JUÍZO FINAL?
FUTURO INCERTO
DEIXAR O PASSADO PARA TRÁS
REAÇÃO DO MERCADO
SINAIS DE ESTRESSE
LARGOU O CARRINHO
BALANÇO
O QUE ESPERAR?
AINDA NÃO VIROU
REAÇÃO AO RESULTADO
BUSCA DE OPORTUNIDADES
NADA DE PROVENTO GORDO?
Conteúdo BTG Pactual
A CONTA CHEGOU?