O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Alexandre Costa Rangel diz que não há algo “exatamente novo” em irregularidades promovidas nas redes sociais e diz que CVM está aberta ao movimento de inovação
O diretor da CVM, Alexandre Costa Rangel, disse nesta quarta-feira (24) que havia pessoas da autarquia em grupos do Telegram sobre ações desde o "terceiro minuto" em que foram criados.
Rangel não citou casos específicos, mas no início do ano grupos de investidores induziram a alta das ações da resseguradora IRB por meio do aplicativo de troca de mensagens, em uma tentativa de reproduzir a especulação promovida nos Estados Unidos com os papéis da GameStop.
"Não há exatamente algo novo nas irregularidades", afirmou Rangel em conversa transmitida ao vivo por Empiricus e Vitreo, que pertencem ao mesmo grupo do Seu Dinheiro. "Com a internet, a gente ainda tem o benefício de deixar um super rastro".
Rangel é advogado de formação e compõe o colegiado da CVM com outros três diretores, além do presidente da autarquia. Para ele, as redes sociais são uma "excelente ferramenta". "Mas como toda a ferramenta pode ser usada de forma irregular", disse.
O diretor da CVM comentou que acha "complicado" avaliar de forma objetiva, "com um checklist", a atuação de influenciadores digitais. No entanto, ele destacou que a autarquia tem um filtro mínimo sobre a atuação dos diversos agentes na internet.
Ainda em janeiro, a CVM emitiu alerta sobre a "possível atuação irregular de pessoas em mídias sociais, com vistas a influenciar o comportamento de investidores", práticas essas que podem caracterizar infrações administrativas e penais.
Leia Também
A respeito de inovações, Rangel também avaliou que o mercado de criptomoedas é uma "caminho sem volta", tendo em vista o avanço dos ativos nos meios institucionais, em especial no último ano.
"Parece muito claro que é algo que pode ser muito bem trabalhado na medida em reguladores compreenderem que faz sentido ter algum tipo regulação", disse.
O diretor da CVM lembrou que a autarquia tem um projeto de sandbox regulatório em análise "que tem tudo a ver com o ambiente cripto". O sandbox regulatório é uma iniciativa em que instituições testam projetos inovadores com clientes reais.
"A CVM tem diversas iniciativas muito abertas a essa realidade. Não dá pra remar contra", disse Rangel. "A discussão é como regular algo e deixar cada vez mais claro para o investidor em geral que aquilo tem uma penca de riscos".
No último dia 17, a autarquia aprovou a negociação do primeiro ETF de criptomoedas no Brasil: o Hashdex Nasdaq Crypto Index Fundo de índice, da gestora brasileira focada em criptoativos Hashdex.
Assista à íntegra da transmissão:
Intenção cai em relação a 2025, quando 72% das empresas investiram
Anvisa proíbe a venda de azeite da marca San Olivetto devido a irregularidades apontadas nas ações da distribuidora e da fabricante
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na segunda-feira (16). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Em contrapartida, os prêmios em jogos aumentaram.
Rodolfo Amstalden, CEO da casa de análise, criou um serviço para facilitar o investimento em renda fixa e variável, além de ajudar no acesso à educação financeira
Comunicado oficial alerta candidatos, mas expectativa por novo concurso cresce — mesmo sem previsão confirmada pelo banco
Estudo do Insper indica que bolsa do Pé-de-Meia reduz abandono escolar entre jovens de famílias mais vulneráveis
Após quatro anos sem concorrência, a Starlink, projeto da SpaceX de Elon Musk, ganha um forte concorrente no mercado brasileiro
Como a Mega-Sena só corre amanhã, a Quina é a loteria da Caixa com os maior prêmio em jogo na noite desta segunda-feira (16); confira os valores em disputa.
Ganhos na bolsa e na renda fixa garantiram superávit bilionário ao fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil
O atraso nas regras do IR 2026, um prêmio milionário na Lotofácil e a disputa entre Casas Bahia e Pão de Açúcar estão entre as notícias mais lidas da semana no Seu Dinheiro
Receita Federal divulga detalhes do IRPF 2026 em coletiva às 10h; atraso no anúncio pode reduzir a janela de envio da declaração neste ano
Bilhetes simples cravaram as 15 dezenas e renderam mais de R$ 1 milhão para cada vencedor; Mega-Sena, Quina e +Milionária seguem travadas
Pagamentos do abono salarial seguem mês de nascimento ou número de inscrição e vão até agosto; hoje são contemplados os nascidos em fevereiro.
Preso em Brasília, Vorcaro escolhe José Luís de Oliveira Lima para liderar a defesa; advogado já atuou em casos como Mensalão e julgamento de Braga Netto
Entre as 70 atrações do Cacau Park, o destaque é a mais alta e mais rápida montanha-russa da América Latina
Com tecnologia do Gemini, o Google quer transformar o Maps em um assistente capaz de responder perguntas e sugerir lugares em tempo real
Aumento será de R$ 0,38 por litro nas refinarias, enquanto governo aposta em desoneração e subsídio para suavizar efeito nas bombas
James Howells seria considerado um bilionário no Brasil se sua agora ex-namorada não tivesse jogado fora um HD com 8 mil bitcoins
Escalada do Brent e bloqueio das importações aumentam pressão sobre a política de preços da estatal
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (12). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania acumularam. Consequentemente, os prêmios em jogo aumentaram.