Site icon Seu Dinheiro

Banco Central aprova reorganização entre Itaú Unibanco e XP

Foto mostrando dois homens olhando para o logo da XP (XPBR31) numa parede

XP

O Banco Central (BC) aprovou a alteração societária entre o Itaú Unibanco e a XP, o que resulta em mais um passo para saída do banco. A decisão foi tomada no último dia 23, após análise concorrencial e prudencial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o BC, de modo geral, a alteração aconteceu com a transferência das ações da XP, de titularidade do Itaú Unibanco S/A, para a XPart, uma nova empresa do grupo Itaú, com sede nos Estados Unidos e não pertencente ao conglomerado bancário Itaú Unibanco.

“A XPart, por sua vez, torna-se parte do acordo de acionistas com a XP, com os mesmos direitos e obrigações atribuídos até então ao Itaú Unibanco, de modo que o conglomerado bancário Itaú Unibanco deixa de participar da administração da XP”, diz a nota do Banco Central.

Concorência

Dessa forma, o Acordo em Controle de Concentração (ACC), celebrado entre o BC e as empresas controladas pelo Itaú Unibanco e pela XP Controle Participações, foi encerrado.

O ACC é um mecanismo utilizado para ajustar situações que poderiam afetar a concorrência no mercado. Ainda de acordo com o BC, as análises não apresentaram riscos prudenciais ou concorrenciais para o Sistema Financeiro Nacional (SFN) nessa alteração organizacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Não obstante, é importante ressaltar que o Banco Central do Brasil permanecerá vigilante aos efeitos concorrenciais de movimentações societárias ocorridas nos mercados sob sua supervisão, podendo adotar medidas de ajuste que se façam necessárias à preservação da concorrência”, informa a nota.

O Banco Central ainda destaca que, por meio de acordos de cooperação com autoridades norte-americanas, tem plena condição de acompanhar fatos ocorridos naquele país que possam acarretar efeitos no SFN.

Exit mobile version