🔴 ‘O MELHOR TRADER DO MUNDO’ VAI AJUDAR INVESTIDORES COMUNS NA BUSCA PELAS MELHORES CRIPTOMOEDAS – CLIQUE AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Não é 'block' mas é 'chain'

Aceita bitcoin: Tráfico de drogas no Rio de Janeiro aceitava criptomoedas por WhatsApp; envolvidos são presos

O grupo coordenava o envio, estoque, compra e venda por meio de um grupo "oficial" no aplicativo de mensagens

Polícia civil do rio de janeiro em operação contra tráfico de drogas com criptomoedas e bitcoin
Polícia civil do rio de janeiro em operação contra tráfico de drogas com criptomoedas e bitcoin - Imagem: Governo do Rio de Janeiro / Divulgação

Depois do faraó do bitcoin (BTC) entrar na mira da Polícia Federal por um esquema de pirâmide, foi a vez do  tráfico de drogas entrar para o mundo das moedas digitais. Uma quadrilha que aceitava criptomoedas como forma de pagamento em um esquema altamente tecnológico foi presa hoje pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Operação Batutinha foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (17) e investiga uma quadrilha acusada de utilizar um grupo no Whatsapp para a venda de drogas. O Whatsapp Business é uma ferramenta usada por empresas para fazer vendas e realizar promoções com segurança.

Diversos bancos e instituições ganham um selo de verificado, o que garante a autenticidade daquele número e a segurança da criptografia. É uma forma de facilitar a comunicação com o cliente e solução de problemas, mas a empresa “Alfafa Batutinha Best Quality Drugs” era uma fachada para realizar a encomenda da droga.

Tráfico com criptomoedas

Segundo o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/RJ), o denunciado é Alluan de Almeida Brito Araújo, conhecido como  Alfafa. Alluan é apontado como líder da associação, sendo o responsável pela manutenção da conta comercial do WhatsApp e do contato direto com os “clientes”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aqui no Seu Dinheiro já falamos sobre o uso de criptomoedas como dinheiro de tráfico, um dos mitos envolvendo o bitcoin. Não é a melhor ideia de todas, tendo em vista que a blockchain armazena todas as transações e é relativamente fácil rastrear a moeda digital.

Leia Também

'NÃO É HORA DE VENDER'

Ibovespa a 240 mil pontos? Inter explica por que ainda vê espaço para a bolsa subir

MOVIMENTOS TÁTICOS

Estrangeiros despejam R$ 19 bilhões na bolsa em outubro; desafio agora é transformar aposta eleitoral em fluxo permanente

O grupo contava ainda com a participação de fornecedores, entregadores, motoristas, seguranças e integrantes responsáveis pelo estoque das drogas. Os denunciados irão responder por associação ao tráfico e alguns responderão também por tráfico de drogas, receptação e resistência qualificada.

Além do MPRJ, a investigação conta com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), e a Polícia Civil, através da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (DESARME) e com o apoio da Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em um fundo com gráficos e correntes, Bruno Marques, gestor de multimercados macro da XP Asset, aparece em primeiro plano. Ele usa camisa azul clara e malha azul marinho. Do lado esquerdo, a pergunta: Juros vão travar a bolsa? 16 de outubro de 2026 - 12:17
renda fixa selic 15 de outubro de 2026 - 18:07
fii fundo imobiliario lajes corporativas escritorios 15 de outubro de 2026 - 17:30
ETF, sigla para Exchange Traded Funds (no português, fundos de índice) e moedas para representar o investimento nesses ativos 15 de outubro de 2026 - 12:45
Posto da Petrobras (PETR4) ao lado de uma bandeira do Brasil 14 de outubro de 2026 - 16:27
Fiagro da Itaú Asset (RURA11), agronegócio, CRA, dividendos. 14 de outubro de 2026 - 11:58
Montagem com Baianinho, mascote da Casas Bahia (BHIA3) 13 de outubro de 2026 - 13:02
Estátua de garota em frente ao touro de Wall Street 12 de outubro de 2026 - 17:10
Gráfico de ações e bandeira do Brasil para representar a bolsa brasileira 10 de outubro de 2026 - 11:25
Blocos mostrando as siglas IPCA e Selic, referindo-se à inflação e à taxa básica de juros 9 de outubro de 2026 - 12:43
Galpão do BTG Pactual Logística BTLG11 8 de outubro de 2026 - 10:47
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar