Site icon Seu Dinheiro

Saiba mais sobre a Novi, carteira de criptomoedas criada pela parceria entre Facebook e Coinbase

Logo da parceria entre o Facebook e a Coinbase, a wallet Novi

A parceria entre o Facebook e a Coinbase, a wallet Novi deve ser lançada primeiramente nos EUA e na Guatemala

No mesmo dia em que o bitcoin (BTC) volta a patamares próximos das máximas históricas acima dos US$ 63 mil, outra notícia positiva ficou “fora do radar” dos investidores em criptomoedas. O Facebook fez uma parceria com a Coinbase para o início dos testes da carteira (wallet) de criptomoedas nativa da rede social. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Chamada de Novi, essa wallet (carteira digital) ainda está em uma versão piloto, disponível apenas nos Estados Unidos e na Guatemala, mas já é possível baixar o aplicativo na Apple Store e no Google Play. Entretanto, algumas pessoas estranharam que, em nenhum momento, a criptomoeda Diem foi citada. 

Quem é Diem, a criptomoeda do Facebook

Se você não acompanha o mercado de criptomoedas, deve ter estranhado o nome. A Diem era chamada de Libra e seria a moeda digital nativa do Facebook. Em tese, ela seria usada para processar pagamentos dentro do aplicativo da rede social.

Entretanto, no anúncio da parceria com a Coinbase, não houve nenhuma menção a uma moeda digital da rede social. Em vez disso, os usuários poderão negociar Paxos Dollar (USDP), uma stablecoin lastreada em dólar, assim como o tether (USDT).

Essas “moedas estáveis”, como a tradução do nome sugere, têm paridade com a moeda norte-americana, ou seja, cada unidade de USDP é equivalente a um dólar. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Paxos Dollar é a centésima cripto em valor de mercado do mundo, de acordo com o Coin Market Cap. Criptomoedas menores costumam processar pagamentos mais rapidamente que as demais, o que explica a escolha do USDP para o piloto.

Planos frustrados?

Desde o anúncio da Libra (ou Diem) em 2019, oito dos principais membros fundadores, entre eles gigantes de peso como PayPal, MasterCard e eBay, deixaram a Libra Foundation, unidade responsável pela criação da criptomoeda.

Além disso, a moeda digital do Facebook seria uma nova stablecoin, mas o projeto acabou perdendo espaço para Tether e Binance USTD, stablecoin nativa da corretora de criptomoedas Binance

Mesmo assim, o Facebook não descartou a ideia de criar uma criptomoeda nativa da rede social. “Nós pretendemos migrar a Novi para o sistema de pagamentos da Diem quando tivermos a aprovação dos órgãos reguladores”, afirma outro comunicado da empresa, também divulgado hoje.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar de alguns entes do mercado estarem receosos com o lançamento de uma wallet, especialmente após o apagão das redes sociais do Facebook no início de outubro, o medo não se sustenta. A Coinbase é uma das maiores corretoras de criptomoeda (exchanges) do mercado e deve auxiliar na implementação da Novi.

Exit mobile version