Estamos saindo da zona de turbulência?
O dia hoje foi de céu azul, com poucas nuvens. Não apenas aqui na cidade de São Paulo, mas também nos mercados locais e internacionais. Depois de um início de ano agitado - para o bem e para o mal - parece que o clima de 2021 começa a se firmar de maneira positiva. CONTINUA […]

O dia hoje foi de céu azul, com poucas nuvens. Não apenas aqui na cidade de São Paulo, mas também nos mercados locais e internacionais. Depois de um início de ano agitado - para o bem e para o mal - parece que o clima de 2021 começa a se firmar de maneira positiva.
Com uma alta de mais de 1%, o Ibovespa voltou a se aproximar dos 120 mil pontos, animado com as sinalizações, vindas do Executivo e do Congresso, em favor de reformas, privatizações e respeito ao teto de gastos.
Nos Estados Unidos, o mercado de ações volta à normalidade, após o período de alta volatilidade provocada pelo “caso GameStop”. Na Europa, as bolsas também fecharam em alta. E não temos, à vista, más notícias no radar.
Ainda bem, pois a temporada de balanços, aqui e lá fora, já está mexendo com os preços das ações, e frequentemente para cima. Nada como um dia em que os resultados das empresas importam mais do que os ruídos políticos e macroeconômicos. Confira, na nossa cobertura de mercados, como foi o pregão de hoje.
MERCADOS
• A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, convocou uma reunião com os principais reguladores financeiros do país para discutir os movimentos especulativos de ações como as da GameStop.
• As ações da Kia dispararam 10% após o anúncio de uma parceria com a gigante da tecnologia Apple, que deseja entrar no segmento de carros elétricos.
Leia Também
A segurança futurista da Intelbras (INTB3), Casas Bahia (BHIA3), Braskem (BRKM5) e o que mais mexe com os mercados hoje
A herança desigual, as ameaças ao Irã e eleições presidenciais 2026: o que move os mercados hoje
EMPRESAS
• O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, usou sua conta no Twitter para confirmar que as negociações entre a Vale, o governo mineiro e autoridades, como o Ministério Público, estão avançadas no caso Brumadinho. Isso pode beneficiar as ações da mineradora.
• A mais nova empresa da Bolsa de Valores, a Intelbras, levantou um total de R$ 1,3 bilhão com sua oferta pública inicial de ações (IPO). Conheça melhor a fabricante de câmeras e equipamentos de segurança eletrônica e comunicação nesta matéria.
• O Santander divulgou comunicados nesta quarta afirmando que quer prosseguir com cisão da Getnet, pagar dividendos e recomprar suas ações.
• Agora vai? Com o objetivo de acelerar a privatização da Eletrobras, o governo federal planeja enviar uma Medida Provisória ao Congresso, sinalizando que a desestatização da empresa ainda é uma prioridade.
ECONOMIA
• Ainda sobre o Congresso, os dois novos presidentes da Câmara e do Senado anunciaram que vão discutir "alternativas" para o auxílio emergencial sem ultrapassar o teto de gastos.
• O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quarta um pacote de R$ 125 milhões para apoiar empreendedores de setores afetados pela quarentena no Estado. Conheça o plano e veja como aderir.
OPINIÃO
• Fazendo uma homenagem ao criador da Amazon, Jeff Bezos, Felipe Miranda divide sua coluna de hoje em três partes: algumas palavras sobre a sua Carteira Universa; as projeções para os ativos neste ano, tendo em vista a aceleração da vacinação no Brasil e no mundo; e algumas oportunidades de compra em ações. Recomendo a leitura!
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Um novo desafio para os empreendedores, a queda dos fundos multimercados e o que mais você precisa saber hoje
20 de agosto de 2026 - 9:13Rodolfo Amstalden: Estimada probabilidade, escrevo esta carta pensando em você
19 de agosto de 2026 - 19:51O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A novidade na renda passiva, o conflito no Oriente Médio e dados da economia brasileira: o que move os mercados hoje
19 de agosto de 2026 - 8:08O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O problema da inadimplência, as eleições presidenciais e o que mais move os mercados hoje
18 de agosto de 2026 - 8:17INSIGTHS ASSIMÉTRICOS
A economia começou a perder fôlego e a eleição vai sentir
18 de agosto de 2026 - 7:21O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A estratégia do Grupo Boticário, a recuperação judicial da Casas Bahia (BHIA3), a inovação do Open Energy e o que mais mexe com os mercados hoje
17 de agosto de 2026 - 8:33O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A Torre Eiffel dos investimentos, o humor dos mercados e o que mais afeta seu bolso hoje
14 de agosto de 2026 - 8:12SEXTOU COM O RUY
O que a queda das ações do BTG (BPAC11) diz sobre o humor do mercado — e como você pode se aproveitar disso
14 de agosto de 2026 - 7:08O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O eclipse no crédito privado, o resultado do Banco do Brasil (BBAS3) e o que mais move o mercado hoje
13 de agosto de 2026 - 8:30O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A corrida com obstáculos da Direcional (DIRR3) e Espaçolaser (ESPA3), a bolada do Tesouro IPCA+ e o que mais move o mercado hoje
12 de agosto de 2026 - 8:30O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A saúde do BTG Pactual, a recuperação do crédito estressado e o impacto das eleições e dos juros no seu bolso: acompanhe o que move o mercado
11 de agosto de 2026 - 8:36O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O porquinho da reserva de emergência turbinado, resultados da Berkshire Hathaway, Embraer e Itaúsa: o que mexe com o mercado hoje
10 de agosto de 2026 - 8:19PLANO A
Quem cuida das coisas quando você não está? Este investimento dribla imposto e ajuda sua família no momento mais difícil
9 de agosto de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O ganhador da guerra do e-commerce, o fim da Gávea Investimentos, os dividendos da Petrobras (PETR3,PETR4): o que você precisa saber hoje
7 de agosto de 2026 - 8:38SEXTOU COM O RUY
Uma triste despedida, que pode ser bom sinal para os seus investimentos
7 de agosto de 2026 - 7:12O MELHOR DO SEU DINHEIRO
As oportunidades no Tesouro IPCA+, os resultados de Petrobras (PETR3; PETR4), Bradesco (BBDC4) e Inter (INTR) e o que mais move o mercado hoje
6 de agosto de 2026 - 8:26EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Behind the curve, mas só porque ele jogou a curva à frente
5 de agosto de 2026 - 15:36O MELHOR DO SEU DINHEIRO