Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-05-17T21:46:13-03:00
Jasmine Olga
Jasmine Olga
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP), já passou pelo Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) e o setor de comunicação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Novata em apuros?

Em procedimento incomum, B3 cancela negócios com ações PN e ON do Modalmais após IPO

Medida não afeta as units da companhia (MODL11), ativos mais com maior liquidez. Procurada, a B3 ainda não se posicionou sobre o ocorrido

3 de maio de 2021
15:57 - atualizado às 21:46
Modalmais cartão
Imagem: Divulgação

Em um procedimento pouco comum no mercado, a B3, administradora da bolsa brasileira informou que cancelou as operações e ofertas com alguns papéis do Modalmais. O banco digital e plataforma de investimentos estreou no pregão da bolsa na sexta-feira após realizar uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês).

Foram cancelados os negócios com os papéis MODL3, MODL3F, MODL4 e MODL4F a partir da última sexta-feira (30). As units (MODL11), ativos com maior liquidez, não foram afetadas.

O artigo do regulamento citado pela companhia no comunicado menciona que as ofertas e negociações podem ser canceladas no caso de "risco ao funcionamento e à estabilidade dos mercados administrados pela B3 e seus processos de compensação e liquidação".

Na sexta-feira, as ações ON Modalmais (MODL3) fecharam em forte alta de 88,6%, com 1.183 negócios. Já os papéis PN (MODL4) recuaram 1,04%, após 1.361 operações. A liquidação financeira dessas transações que agora estão canceladas deveria ocorrer amanhã.

Já as units do Modalmais (MODL11), que seguem em negociação normalmente e que não foram afetadas pela medida, caíram 7,29% na estreia, e por volta das 16h15 desta segunda-feira operavam em queda de 1,35%, cotadas a R$ 18,30.

Procurada, a B3 ainda não prestou maiores esclarecimentos sobre o caso. A única nota oficial segue sendo a divulgada mais cedo pela Agência Bovespa.

Analistas e operadores procurados pelo Seu Dinheiro também parecem estar no escuro sobre as razões que levaram a administradora a tomar essa decisão.

Um deles comentou que o mais provável é que a origem do problema seja um erro técnico da B3, que não poderia liberar as negociações com as ações ordinárias e preferenciais antes da homologação do aumento de capital do Modalmais pelo Banco Central.

Outra fonte afirmou que a anormalidade de mercado se originou de uma ação de 'má fé' de alguns investidores que desmembraram as units e as negociaram separadamente - como uma ação ON e dois recibos de PN - Segundo o operador, a B3 só percebeu a irregularidade nesta segunda-feira, mas não sabe como a operação ocorreu e investiga o caso.

Confira a única declaração oficial divulgada pela B3 na Agência Bovespa:

"Em complemento as Notificações ao Cliente 260/2021-SSN, 261/2021-SSN e 262/2021-SSN, informamos que os negócios de MODL3, MODL3F, MODL4 e MODL4F, referentes a sessão de negociação de sexta-feira (30/04/2021) e hoje (03/05/2021), serão cancelados, conforme previsto no inciso II, Art. 75, Seção IV, do Regulamento de Negociação da B3.

As ofertas também serão canceladas.

Esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos com a Superintendência de Suporte a Negociação, pelo telefone (11) 2565-5022 ou pelo e-mail [email protected]"

Leia também:

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

Casamento legal

Cade mantém aprovação de compra de fatia da BRF (BRFS3) pela Marfrig (MRFG3)

A conselheira que havia pedido a reabertura da análise da operação mudou de posição e desistiu da reavaliação

SEGURADORA EM APUROS

Vítima de ataque cibernético, Porto Seguro (PSSA3) diz ter restabelecido canais após quase uma semana de instabilidade

Corretores ouvidos pela reportagem disseram que, nos últimos dias, os sistemas da seguradora apresentaram problemas

CRYPTO NEWS

Cotação do bitcoin (BTC) bate recorde histórico — o que fazer com a criptomoeda a partir de agora?

Depois de alguns meses sendo um investimento “ruim”, porque teve 50% de queda, o bitcoin volta a ganhar os holofotes do mercado e as manchetes da mídia especializada

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Auxílio Brasil, recorde do bitcoin, balanço da Tesla e produção da Vale: confira as principais notícias do dia

Com a temporada de balanços americana trazendo resultados animadores, o empurrãozinho em direção a um dia de ganhos poderia ter sido maior, mas não tem como negar que a grande pedra no sapato do investidor brasileiro é o novo programa social pretendido pelo governo federal. O saldo final do pregão de hoje foi positivo, mas […]

Problemas nas refinarias?

Com ameaça de desabastecimento no radar, produção da Petrobras (PETR4) recua 4,1% no 3º trimestre

Antes da divulgação do relatório, a petroleira já havia informado que não teria capacidade para atender, em sua totalidade, os pedidos por fornecimento de combustível em novembro

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies