O Ibovespa, principal índice de ações da B3, pode ganhar uma cara um pouco mais "tech". Duas empresas com foco em tecnologia têm boas chances de fazer parte da carteira que será válida a partir de maio: Locaweb (LWSA3) e Banco Inter (BIDI11), de acordo com estudo da XP.
Ao crescer na pandemia oferecendo soluções para os varejistas que precisaram acelerar a transição para o comércio eletrônico, a Locaweb pode entrar no Ibovespa pouco mais de um ano após a oferta inicial de ações (IPO).
Desde a estreia na B3, em fevereiro de 2020, os papéis da companhia (LWSA3) acumulam valorização de 445%, um dos casos mais bem sucedidos entre as aberturas de capital no mercado brasileiro.
Outra ação que deu muitas alegrias aos investidores desde o IPO, em 2018, foi a do Banco Inter. Com seu modelo de conta digital sem a cobrança de tarifas, a instituição alcançou recentemente a marca de 10 milhões de correntistas. É provável que o Inter já estivesse no principal índice da B3 se a liquidez não fosse dividida em dois papéis: BIDI11 e BIDI4.
A possível entrada no Ibovespa pode impulsionar ainda mais as ações das companhias, com o maior interesse dos investidores e a compra por fundos que têm como estratégia seguir a trajetória do índice, de acordo com os analistas da XP. “Com essa maior demanda, o preço das ações tende a subir com o tempo.”
Leia também:
- IRB finalmente dá lucro. Chegou a hora de comprar as ações?
- Está na hora de reabrir os shoppings na sua carteira de ações apesar da segunda onda da covid?
- Quer ganhar dinheiro com o petróleo? Então NÃO invista nas ações da Petrobras
- Quem quer ser um milionário? Saiba de quanto você precisa para ser considerado rico
Nos últimos cinco anos, 34 empresas entraram no Ibovespa e três saíram. As ações incluídas no índice tiveram uma alta média de 10,4% nos 30 dias antes do rebalanceamento, segundo os analistas. Então fique ligado, porque a primeira prévia da próxima carteira do Ibovespa será divulgada no dia 1º de abril.
Além de Locaweb e Banco Inter, a XP diz que as ações da Alpargatas (ALPA4) têm chances altas de entrar no índice. Correndo por fora também estão Sanepar (SAPR11) e Linx (LINX3).