🔴 INVISTA MELHOR USANDO O CLAUDE: PEGUE INGRESSO PARA A MASTERCLASS E GANHE UM E-BOOK  – CLIQUE AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

PAPO CRIPTO #008

Existe mineração de bitcoin (BTC) 100% verde no mundo — e o Brasil pode virar referência nisso se seguir estes passos

No Brasil existe um excedente energético, mas a transmissão dessa eletricidade ainda é precária, o que dificulta a mineração

Rudá Pellini, CEO da Arthur Mining, concede entrevista ao Papo Cripto
Rudá Pellini, CEO da Arthur Mining, concede entrevista ao Papo Cripto. Imagem: Divulgação / Andrei Moraes

O debate sobre regulamentação de criptomoedas no mundo segue a todo vapor. Não só no Congresso dos Estados Unidos, mas aqui no Brasil também existem projetos que visam estabelecer regras e diretrizes para negociação de bitcoin (BTC) em exchanges e incentivar a mineração verde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A mineração de criptomoedas ainda não é uma realidade rentável no Brasil: o país tem uma das maiores tarifas de energia elétrica e cobra cerca de 80% a mais de impostos em equipamentos do que os Estados Unidos, como afirmou Rudá Pellini, presidente da Arthur Mining e escritor do best-seller “O Futuro do Dinheiro”.

Em entrevista ao Papo Cripto, o programa no Youtube do Seu Dinheiro sobre as tendências do mercado de criptomoedas, Pellini expõe os principais pontos positivos do Projeto de Lei 4207/2020, que isenta de impostos os mineradores que utilizarem 100% de energia renovável na mineração. 

Mineração de bitcoin (BTC) pode gerar apagão no Brasil?

Quando falamos de mineração de criptomoedas, estamos nos referindo a uma atividade que, no total, consome o equivalente a alguns países.

“A nossa mineração é toda feita com o que sobra da indústria de óleo e gás, o que ia ser jogado fora. Então, quando nós estamos em um sistema on grid, o impacto é menor”, afirma Pellini. O sistema on grid é a rede geral de energia, que fornece eletricidade para a população geral. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em países como o Irã e o Cazaquistão, a mineração puxa mais energia do que as casas ou outras atividades, o que chegou a gerar apagões nas regiões mineradoras. Entretanto, quando há uma geração de eletricidade extra, como da queima do gás ou de um painel solar, esse impacto é reduzido drasticamente.

Leia Também

É COMPRA

XP dá sinal verde para fundo imobiliário e recomenda compra — mas com uma ressalva

ESG

B3 realiza 2ª edição de toque de campainha dedicado à filantropia para levar a causa para dentro das empresas

No Brasil existe um excedente energético, mas a transmissão dessa eletricidade ainda é precária. Dito isso, existem alternativas como energia eólica e solar que podem ser uma saída para a mineração verde do bitcoin. 

No Papo Cripto #008, eu conversei com Rudá Pellini,  presidente da Arthur Mining, sobre o futuro da mineração no Brasil e as apostas no mercado cripto para os próximos anos. E aqui vai um spoiler: as DeFis, as finanças descentralizadas, podem explodir. Confira: 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 18 de outubro de 2026 - 15:30
Logo da Petrobras e, ao fundo, ilustração de barris de petróleo e gráfico de ações 17 de outubro de 2026 - 9:58
Em um fundo com gráficos e correntes, Bruno Marques, gestor de multimercados macro da XP Asset, aparece em primeiro plano. Ele usa camisa azul clara e malha azul marinho. Do lado esquerdo, a pergunta: Juros vão travar a bolsa? 16 de outubro de 2026 - 12:17
renda fixa selic 15 de outubro de 2026 - 18:07
fii fundo imobiliario lajes corporativas escritorios 15 de outubro de 2026 - 17:30
ETF, sigla para Exchange Traded Funds (no português, fundos de índice) e moedas para representar o investimento nesses ativos 15 de outubro de 2026 - 12:45
Posto da Petrobras (PETR4) ao lado de uma bandeira do Brasil 14 de outubro de 2026 - 16:27
Fiagro da Itaú Asset (RURA11), agronegócio, CRA, dividendos. 14 de outubro de 2026 - 11:58
Montagem com Baianinho, mascote da Casas Bahia (BHIA3) 13 de outubro de 2026 - 13:02
Estátua de garota em frente ao touro de Wall Street 12 de outubro de 2026 - 17:10
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar