O que começou como um sonho terminou em pesadelo. Depois que o novo chefe da SEC, a CVM americana, afirmou que estava buscando uma regulamentação maior para o bitcoin (BTC) e outras criptomoedas, o mercado ficou animado.
Com uma legislação mais bem definida, os criptoativos devem se tornar mais seguros e populares, o que é bem visto pelos investidores. Mas o sonho acabou quando o pacote de infraestrutura de US$ 1 trilhão do presidente americano Joe Biden precisou de uma fonte a mais de financiamento.
Pegando uma parte
Na lei do pacote de infraestrutura que tramita no Senado já havia uma emenda que especificava que “corretores de criptomoeda” deveriam pagar impostos. O problema está na definição de “corretor” utilizada pela Casa. De acordo com Pat Toomey, um dos relatores do projeto, a medida visa “aumentar a clareza sobre quem é o corretor”.
A nova proposta de lei inclui a definição: “[corretor é] qualquer pessoa que (mediante pagamento) seja responsável por fornecer regularmente qualquer serviço que efetue transferências de ativos digitais em nome de outra pessoa”.
Para além da regulamentação nos EUA, no vídeo abaixo explicamos os fundamentos que podem levar o bitcoin a subir no longo prazo. Confira (e aproveite para se inscrever no nosso canal lá no YouTube para receber outras análises e insights de investimentos):
O mercado
Os analistas veem a regulamentação e taxação como positivas, mas pedem atenção aos números, especialmente às alíquotas cobradas. De acordo com analistas da CoinDesk, os olhos do Senado voltados para criptomoedas mostram que os Estados Unidos não estão mais ignorando o bitcoin.
Antes de continuar, um convite: entenda por que pode ser mais barato comprar criptomoedas via ETF monoativos do que por exchanges (corretoras de criptoativos) no Instagram do Seu Dinheiro. Veja abaixo:
Mesmo assim, o medo de que os parlamentares “pesem a mão” nas taxas segue pressionando o mercado.
O bitcoin (BTC) começou o dia em alta volatilidade, mas engatou queda de 1,30%, aos US$ 45.429,13. Na semana, a principal criptomoeda do mercado avança 17,90% e deve seguir pressionada até o término da votação do pacote de infraestrutura, marcada para hoje.