🔴 É HOJE, ÀS 12H: COMPRAR OU VENDER VALE3? ASSISTA AO VIVO

Leticia Camargo
Leticia Camargo
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Já passou por agência de marketing digital, onde trabalhou com estratégias de SEO e marketing de conteúdo.
conteúdo patrocinado por seu dinheiro

Diante da alta do arroz e inflação à vista, Ivan Sant’Anna ‘dá a letra’ de ativos defensivos para ter na carteira

Na última coluna para o SD Premium, o veterano dos mercados colocou em alerta a intenção do governo Bolsonaro de tentar segurar os preços com medidas populistas.

Leticia Camargo
Leticia Camargo
17 de setembro de 2020
13:52
Imagem: Shutterstock

O preço do arroz está sendo mais comentado do que qualquer fim de novela desde a semana passada. O motivo para isso foi que o alimento, parte da cesta básica do brasileiro, teve uma alta bastante expressiva. Foi um salto de 25,7% de janeiro a agosto deste ano em São Paulo, de acordo com a Apas (Associação Paulista de Supermercados). 

E não foi só o arroz que passou por uma mudança brusca de preços. Outros alimentos de subsistência como leite (15%), feijão (12%) e óleo (18%) também dispararam em preço. Talvez essa seja a primeira vez que o clássico arroz&feijão sairá de moda do prato dos brasileiros. Para quem depende do salário mínimo, de programas sociais ou do auxílio emergencial, a conta do mercado ficou salgada e foi preciso migrar para opções mais baratas.

A inflação voltou a bater à porta dos brasileiros e parece que não há como fugir. Mesmo com as manobras do governo Bolsonaro, foi inevitável o desequilíbrio entre oferta e demanda. Fatores como a entressafra, mercados desertos no começo da pandemia e a alta do dólar deixaram os pratos mais “salgados” na mesa dos brasileiros.

O presidente tentou recorrer à Associação Brasileira de Supermercados (Abras) cobrando providências para baixar o preço. Ele também consultou o Banco Central para saber se pode impedir que o dólar suba tanto. Bolsonaro não é o primeiro a tentar segurar os preços na marra, como bem lembrou o Ivan Sant’Anna no seu texto para o Seu Dinheiro Premium.

Na o período da presidência de José Sarney (1985-1990) foi decretado o famoso Plano Cruzado. O conjunto de medidas econômicas promoveu o congelamento de salários e preços para tentar segurar a inflação na canetada. Não deu muito certo...

Quando o mandato de Sarney chegou ao fim a inflação era de 82,39%, o que equivalia a 135.422,77% ao ano. Ivan Sant’Anna, em sua última coluna para a área Premium do Seu Dinheiro, diz que é bom ficar de olhos atentos às movimentações em Brasília, para ver se o governo vai tentar se meter de novo com a inflação. 

“Períodos inflacionários se iniciam quando os governos passam a ignorar as leis de mercado e implicar com coisas tais como a alta do arroz.”

O Ivan Sant’Anna é provavelmente um dos traders mais experientes do Brasil. Com 80 anos, ele acumula 60 anos de mercados. Foi dono de corretora e operados nos mercados internacionais. É também autor dos livros “Mercadores da Noite”,  “1929” e foi roteirista das séries Carga Pesada e Linha Direta, da TV Globo. O Ivan escreve um texto inédito por mês na  área Premium do Seu Dinheiro. 

QUERO CONFERIR A ANÁLISE DO IVAN SANT’ANNA E ME PROTEGER DA INFLAÇÃO

O monstro da inflação pode voltar?

A inflação ainda não é uma realidade, mas está bem próxima disso. Depois de algum tempo adormecida, ela voltou a assombrar a vida dos brasileiros. E os fatores que levam a acreditar que isso é possível são alguns:

  1. Dólar mais forte. Com o dólar em alta, as exportações foram beneficiadas em detrimento das importações. Ou seja, se tornou muito mais vantajoso mandar arroz, para fora do país e lucrar mais, do que mantê-lo no Brasil.
  2. Não é época de colheita. Algumas coisas fogem do controle, e uma delas é o clima. Estamos em plena época de entressafra do arroz, o que impossibilita que ele esteja vastamente disponível. E a falta do alimento nas prateleiras é uma consequência disso.
  3. A demanda está alta. Com o auxílio emergencial criado pelo governo a fim de oferecer renda mínima para desempregados, todos correram aos mercados para abastecer o armário.

Todos esses fatores somados causam uma tremenda confusão entre oferta e demanda, leis que ditam como os mercados funcionam. Ao mesmo tempo em que a demanda do produto é muito alta, a oferta continua baixa. E, embora o governo tenha zerado a taxa de importação tentando trazer o arroz de volta ao país, os preços não devem cair tão cedo.

De acordo com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, essa situação só deve se normalizar no ano que vem, em janeiro, quando chega a safra da cultura em Santa Catarina. Até lá, o governo não pretende fazer intervenções que façam os preços caírem.

Para os exportadores, a notícia é motivo de comemoração. Já para quem depende da renda mínima, é tempo de procurar alimentos que substituam o ‘presidente’. E os investidores, onde ficam com a inflação? Em sua última coluna, Ivan Sant’Anna deu a letra de alguns ativos que acredita que sejam ideais para ter na carteira diante da potencial inflação.

QUERO CONFERIR AS RECOMENDAÇÕES DO IVAN SANT’ANNA E ME PROTEGER DA INFLAÇÃO

Em tempos incertos, proteja-se

Essa é a premissa de Ivan para agora. Ele indicou algumas ideias de investimento que, em sua opinião, funcionam como defesa na carteira. Além disso, deu dicas de ativos que podem se beneficiar mesmo em um cenário aparentemente ruim. 

Nos próximos dias, ele destaca que também é importante ficar de olho nos passos do governo. O Planalto vai começar a interferir na economia? O leitor precisa monitorar se a teoria liberal de Bolsonaro será substituída pelo populismo a qualquer preço.

Quais ativos comprar?

Para saber quais foram as recomendações do mestre de investimentos, Ivan Sant’Anna, em sua última coluna para o Seu Dinheiro basta acessar aqui. Além do panorama do que acredita para os próximos meses, ele também fez indicações de ativos que valem a pena ter na carteira enquanto o monstro da inflação nos assombra.

Mas, antes de ir, devo te lembrar que essa é uma publicação exclusiva da nossa área VIP, que apenas assinantes têm acesso. Lá, além da coluna do Ivan, você também encontra outros insights de investimentos e informações que realmente valem dinheiro.

Hoje decidimos que você também pode fazer parte disso. Pelos próximos 30 dias gratuitos, você terá a oportunidade de conhecer todo o nosso conteúdo Premium. Nessa degustação você irá receber:

  • Ação do Mês: a lista das 3 ações preferidas da carteira recomendada de cerca de 15 corretoras;
  • FII do Mês: o fundo imobiliário preferido dos analistas todo mês;
  • A Boa da Bolsa: um papel para comprar por mês selecionado pelo analista Alexandre Mastrocinque;
  • Os Segredos da Bolsa: um panorama semanal exclusivo do que deve mexer com os mercados no início da semana;
  • Crônicas do Ivan Sant’Anna: um texto exclusivo do autor de “1929” e “Mercadores da Noite” todo mês;
  • Lupa dos Fundos: um fundo selecionado por bimestre para você investir;
  • Comentários em áudio exclusivos da Equipe do Seu Dinheiro todos os dias com análises e informações sobre o mercado financeiro.

QUERO TER ACESSO AO SD PREMIUM POR 30 DIAS GRATUITOS E CONFERIR OS MELHORES INSIGHTS DE INVESTIMENTOS

Se ao final dos 30 dias você achar que a assinatura não vale a pena, pode cancelar sem problema nenhum. É só pedir 100% de reembolso e seguir a sua vida. Mas, se quiser continuar acompanhando as notícias mais quentes do mercado e lucrar com elas, só vai precisar pagar R$ 5 mensais. É um valor simbólico, o preço de uma corridinha de uber até em casa, para ter acesso às análises de investimento que a equipe do Seu Dinheiro prepara.

Agora eu deixo a decisão com você. Para destravar o seu acesso e conhecer as recomendações que o Ivan fez em sua última coluna, é só clicar nesse link aqui:

QUERO TER ACESSO AO SD PREMIUM POR 30 DIAS GRATUITOS E CONFERIR OS MELHORES INSIGHTS DE INVESTIMENTOS

Compartilhe

SD Select

Campos Neto preocupado com o salário mínimo? Copom baixa juros e prega cautela em ata; grupo no WhatsApp se prepara para agir

6 de fevereiro de 2024 - 13:23

Ata do Comitê é fundamental para definir os rumos da Selic e perspectivas para investimentos; grupo VIP com 15 mil investidores recebe alertas diariamente para saber como agir

Coluna do Jojo

Os grandes investidores estão apostando nos mercados emergentes; veja como investir em 26 países com um clique

11 de março de 2021 - 10:48

Com excesso de liquidez global e novo ciclo de alta das commodities, investimentos em ativos de países em desenvolvimento volta a ser atrativo; conheça o jeito mais fácil de investir nesta tendência

conteúdo patrocinado por seu dinheiro

Conheça o fundo imobiliário mais indicado para investir em janeiro – e outros quatro para surfar a alta dos FIIs em 2021

16 de janeiro de 2021 - 8:30

A retomada econômica deve vir com força no segundo semestre de 2021 e, na opinião dos analistas, os fundos imobiliários devem surfar essa onda – Conheça os FIIs preferidos das corretoras em janeiro para se posicionar e lucrar com a alta

Conteúdo Seu Dinheiro Premium

Conheça as duas ações mais recomendadas para janeiro e outras oito que podem multiplicar seu patrimônio

9 de janeiro de 2021 - 18:36

Quinteto figura entre os papéis mais promissores para 2021, segundo apuração do Seu Dinheiro Premium; levantamentos dos nossos repórteres já entregaram lucros de quase 100%

Conteúdo Seu Dinheiro

Itaú (ITUB4) sobe 40% em 2 meses e confirma projeção do Seu Dinheiro; conheça o outro banco que pode repetir esse feito

30 de dezembro de 2020 - 16:52

Especialista indicou papel em outubro para leitores do SD Premium e agora recomenda a ação de um banco que está expandindo serviços e pode entregar altas expressivas em 2021

conteúdo patrocinado por seu dinheiro

Alexandre Mastrocinque indicou um fundo imobiliário que sai campeão com a vacina ou 2ª onda de covid-19 e pode entregar 7% em dividendos; conheça

28 de novembro de 2020 - 9:00

O expert em ações na Empiricus, Alexandre Mastrocinque, identificou um fundo imobiliário que está barato, deve entregar dividendos “gordos” no fim do ano e tem tudo para se dar bem seja qual for o cenário dos próximos meses; confira aqui

Quer ter renda extra sem dor de cabeça? Aqui tem indicação de dois fundos imobiliários para comprar – um deles subiu 4,60% em 30 dias

14 de novembro de 2020 - 8:00

Ter imóveis alugados para gerar uma renda a mais no fim do mês pode até ser uma boa ideia, mas provavelmente vai dar muito trabalho. Investindo em fundos imobiliários você pode ganhar dinheiro sossegado e ainda receber dividendos ao final do ano; entenda

conteúdo patrocinado por seu dinheiro

A ação mais indicada para novembro pelos analistas acumula valorização de 21% no ano, é resiliente à crise e pode pagar até 24% em dividendos

7 de novembro de 2020 - 12:00

É uma empresa do setor de produção de minério de ferro que, na opinião dos analistas, serve como um “amuleto” para se ter na carteira faça chuva ou sol na bolsa; confira aqui

conteúdo patrocinado por seu dinheiro

Na contramão da bolsa, ação indicada por Alexandre Mastrocinque subiu mais de 4% em outubro; agora ele aposta em tele boa pagadora de dividendos

31 de outubro de 2020 - 8:00

Veja três bons motivos que o Mastrocinque elencou para que você pense sobre investir nesta empresa nos próximos meses; confira aqui

Conteúdo Seu Dinheiro

Alta da inflação pode aumentar os dividendos de 3 fundos imobiliários; conheça

14 de outubro de 2020 - 10:31

SD Premium, serviço vip do Seu Dinheiro, rastreou os FIIs que mais podem surfar em lucros com o IGP-M em alta; um que rendeu 9% nos últimos 12 meses pode elevar o nível dos proventos com a pressão inflacionária, e outros dois podem entregar cerca de 6% nos próximos 12 meses

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar