🔴 [EVENTO GRATUITO] COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE AQUI

Inversa
CONTEÚDO PATROCINADO

Quant Finance: estilo de análise de Jim Simons e Ray Dalio chega agora ao investidor pessoa física no Brasil

Inversa
2 de outubro de 2020
14:02 - atualizado às 14:44
Ray Dalio Bridgewater
O megainvestidor Ray Dalio - Imagem: Bridgewater Associates / Reprodução

“Um investidor que utiliza o Quant não é movido pelo medo ou otimismo, e sim por estatística. É dessa forma que ele traz retornos muito maiores e mais consistentes… e que permite atravessar crises com muito mais tranquilidade do as análises tradicionais", diz Leonardo Pontes, especialista que está liderando a democratização do Quant no país.

James Harris Simons, também conhecido como Jim Simons, é um matemático que ficou bilionário em Wall Street.

Usando estatísticas e machine learning (inteligência artificial), ele revolucionou a forma de investir e transformou seu fundo no mais bem sucedido do mundo.

Com o Quant Finance, ou Análise Quantitativa, seu retorno ultrapassou os 66% ao ano por vinte anos seguidos.

Em termos práticos, isso é o mesmo que transformar cada 1.000 reais investidos em 20 milhões de reais em vinte anos.

O sucesso do Quant Finance foi tamanho nas últimas décadas que se espalhou em Wall Street e em grande parte do mundo, sendo o estilo de análise e de escolha de ativos que mais cresceu entre 2010 e 2019.

Contudo, aqui no Brasil, o Quant ainda é pouco utilizado, pouco discutido e pouco acessível.

Pelo menos era.

O analista de investimentos e engenheiro da computação Leonardo Pontes, formado pelo ITA, está trazendo para o investidor brasileiro essa tecnologia e promete mudar sua vida e sua maneira de investir em ações a partir de agora.

“Para quem investe em Bolsa essa se torna uma alternativa que traz conhecimento, diversificação e, claro, muito retorno financeiro…”

Pontes possui certificações CFA, CQF e CNPI, é especialista em matemática, estatística e programação e, por isso, é um dos poucos profissionais no Brasil que consegue unir seus 24 anos no mercado financeiro com sua experiência tecnológica.

“Eu já faço isso há 20 anos e já ganhei bastante dinheiro. Mas tenho meu desafio intelectual e quero trazer para os investidores brasileiros uma ferramenta que não existe aqui e que certamente é muito bem sucedida para retornos de curto e longo prazo."

Diferente de Robôs de trading

Muitas pessoas podem confundir o Quant Finance com os tradicionais robôs de trading, mas Pontes explica que são ferramentas e tecnologias bem diferentes.

“A Análise Quant utiliza 3 fatores - o Macro, o Micro e o Estatístico - enquanto a maioria das estratégias utiliza um ou no máximo dois fatores. E o Quant consegue fazer isso com maestria pois é 100% processado por computadores, e não por humanos, porque os humanos possuem capacidade processual muito inferior à de uma máquina”, diz Pontes.

“Enquanto o Robô de trading olha somente análise técnica, ou seja, serve basicamente o Day Trader, o Quant olha taxa de juros, moedas, indicadores dos mais diversos setores, comportamento das pessoas e diversas série histórica de preços, o que faz dele uma análise muito mais assertiva."

Atualmente, 70% dos trades realizados nos EUA utilizam ferramentas Quant

No Brasil, os poucos fundos que já estão incorporando o Quant Finance performaram muito bem durante a pandemia. E, segundo Pontes, isso aconteceu justamente porque a análise quant elimina os vieses humanos.

“Um investidor que utiliza o Quant não é movido pelo medo ou otimismo, e sim por estatística. É dessa forma que ele traz retornos muito maiores e mais consistentes… e que permite atravessar crises com muito mais tranquilidade do as análises tradicionais, carregadas de vieses humanos", diz Pontes.

O analista reconhece que pode ser "um pouco assustador", no início, pensar que um computador vai te dizer como investir. Mas diz que a mesma tecnologia que utiliza para ter assertividade e ganhar dinheiro com ações é a que todos usam quando acessam suas redes sociais ou desbloqueiam a tela do celular com reconhecimento facial.

"Você confia sua vida em uma máquina o dia inteiro. A diferença é que agora a gente consegue usar a programação de dados econômicos para ganhar dinheiro com ações”.

Leonardo consegue comprovar através dos dados que, se a Bolsa brasileira tivesse o quant presente aqui como é nos EUA, não teríamos sofrido uma queda tão forte em março e abril de 2020. E afirma: “Estaríamos batendo novos recordes hoje. A bolsa da valores estaria em uma situação muito melhor do que a atual.”

Segundo ele, devido ao medo e a decisões não racionais, a maioria das pessoas está perdendo muito dinheiro em cenários de estresse e deixando de ganhar em momentos de retomadas, como agora.

Risco vs. Retorno

Sobre a relação risco x retorno da análise quant, Pontes diz que  "no curto prazo, essa é uma análise bem mais segura do que o Day Trade". Para o longo prazo, Pontes afirma que ele une o Quant à análise fundamentalista.

"No curto prazo, o Quant possui um excelente risco retorno porque só seleciona ações com altíssima probabilidade de alta", diz. "Quem investiu com a análise Quant andou muito bem durante a pandemia e, apesar da alta de abril a setembro, a Bolsa ainda está extremamente barata."

O fundo do Jim Simons, por exemplo, tinha subido 27% no ano até abril, enquanto o mercado financeiro todo amargava perdas e entrava em pânico.

“Enquanto estava todo mundo sofrendo, tentando entender o que estava acontecendo, o computador fez 27% de retorno até abril, ou seja, você pode imaginar como está agora com essa recuperação”.

Leonardo Pontes é um dos especialistas da Inversa e decidiu trazer para o Brasil o mesmo sistema que fez com que ele mesmo pudesse se aposentar antes dos 40 anos de idade.

E, a partir do dia 7 de outubro, Leonardo Pontes vai protagonizar uma websérie especial e inédita sobre o tema, chamada Quant: A inteligência Artificial do dinheiro.

Serão 4 episódios online e gratuitos, direcionados a investidores. Pontes vai dizer como qualquer pessoa pode usar o quant a favor dos investimentos.

Os vídeos estarão disponíveis na íntegra através deste link (ENTRE AQUI).

Será mesmo que o mundo Quant chega ao Brasil para ser o mais lucrativo sistema de escolha de ações, como já é em Wall Street?

Fica aqui o convite para a websérie inédita Quant: A inteligência Artificial do dinheiro.

Clique aqui para acompanhar o lançamento oficial no Brasil.

Compartilhe

Conteúdo Inversa

NOVIDADE: Chega ao Brasil o Quant para pessoas físicas: Inteligência Artificial aplicada a Ações

13 de outubro de 2020 - 13:23

O Quant Finance é um método utilizado nos EUA conhecido por entregar 20 milhões de lucros em 20 anos para cada 1 mil investidos via Renaissance. Agora, primeira vez no Brasil, um especialista certificado no assunto abre esse método para investidores pessoa física.

CONTEÚDO PATROCINADO

Qual é o melhor método de ações? Fundamento, Gráfico ou Quant?

8 de outubro de 2020 - 9:27

Fundamentalista, Técnica e agora Quantitativa. Por que o Quant chega para mudar tudo o que pensamos sobre investir em ações?

Conteúdo patrocinado

Bitcoin pode se valorizar em 100% nos próximos seis meses, na visão de Helena Margarido

14 de setembro de 2020 - 13:11

Fenômeno conhecido como ‘halving’ colocou ativo abaixo do seu preço justo e abre tendência de multiplicações para o médio prazo; emissão de novas moedas desde 2012 veio seguida de altas de até 9000% – e isso pode se repetir no longo prazo

Não compre gato por lebre: checklist do que fazer quando for investir em um produto financeiro.

1 de setembro de 2020 - 17:18

Tudo bem? Como você está? Gente, fico surfando muito pela internet e pelas mídias sociais, e estou preocupada com que estou vendo. A publicidade e o marketing digital em volta do tema investimentos é muito forte. Outro dia, vi uma publicidade do Santander. O banco usou a personagem de Ana Paula Arósio, xodó que não […]

Conteúdo patrocinado

Método único indica a cada 15 dias quais são as melhores ações

1 de setembro de 2020 - 16:00
conteúdo patrocinado

Quais são as melhores ações para se investir agora? Veja método

1 de setembro de 2020 - 10:19
Conteúdo patrocinado

Este sistema mostra quais são as melhores ações para se ter

31 de agosto de 2020 - 18:00
conteúdo patrocinado

Sistema indica melhores ações para se investir agora: veja aqui

31 de agosto de 2020 - 10:09
conteúdo patrocinado

Quer diversificar? Invista agora nas criptomoedas: veja aqui como

28 de agosto de 2020 - 10:03
Conteúdo patrocinado

De olho na diversificação: veja como investir em criptomoedas aqui

27 de agosto de 2020 - 16:00
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar