Menu
Inversa
CONTEÚDO PATROCINADO POR Inversa

Qual é o melhor método de ações? Fundamento, Gráfico ou Quant?

Fundamentalista, Técnica e agora Quantitativa. Por que o Quant chega para mudar tudo o que pensamos sobre investir em ações?

8 de outubro de 2020
9:27 - atualizado às 9:28
bolsa ações bilionários
Imagem: Shutterstock

Ações.

Encontrar as boas e lucrativas é o sonho de todo investidor.

Sempre que decidimos investir nesses ativos, surge a pergunta: por que escolher essa ação? Compro ou vendo essa outra?

Você deve conhecer as 3 principais formas de analisar e escolher ações: 

  • Análise Técnica: segmento que olha os gráficos.
  • Análise Fundamentalista: estudo do balanço da empresa e setores.
  • Análise Quant: segmento que usa estatística e inteligência artificial.

Saber o que te traz tranquilidade e lucratividade ao mesmo tempo é fundamental para você ter sucesso e qualidade com seus investimentos.

Se você investe em ações ou pensa em começar, já deve ter ouvido falar dessas análises. De maneiras distintas, elas auxiliam o investidor a entender por que investir em determinada empresa.

Porém, com o mercado fica volátil como está sendo o de 2020, é preciso buscar a análise mais assertiva dentre elas. É aí que entra o Quant, considerada por muitos especialistas a mais lucrativa escolha de ações do mundo.

Um dos maiores especialistas no assunto, o Engenheiro da Computação formado no ITA e especialista em Investimentos com certificações CNPI, CQF e CFA, Leonardo Pontes, contou como seus mais de 20 anos como profissional do mercado financeiro e Quant o fizeram se aposentar com menos de 40 anos de idade. Já que ele aprendeu a usar a tecnologia do Quant a favor de seu dinheiro.

“A Análise Quant vem como um complemento e olha para uma série histórica do papel buscando estatisticamente se é o melhor momento de compra ou venda. Em cima disso, eu vou extrair dessa série temporal com base na estatística e na inteligência artificial o melhor momento e as melhores ações para ganhar dinheiro no curto prazo. Toda semana ou todo mês, por exemplo.”, explica o especialista. 

O método é responsável por transformar mil dólares em 20 milhões de dólares nos EUA

O fundo Medallion, gerido pelo matemático bilionário, Jim Simons, é considerado o fundo mais bem-sucedido que se tem notícia. Por 20 anos consecutivos o fundo entregou, todos os anos, aproximadamente 70% de retorno. 

Quem investiu nesse fundo, que utiliza o método quantitativo, conseguiu transformar mil dólares em 20 milhões de dólares em alguns anos. 

O Leonardo Pontes explica porque a análise quantitativa é a sua grande aposta para esse momento no Brasil: 

“Eu acredito que para o curto prazo, a análise Quant é bem mais segura do que sentar na frente da tela de um computador e ficar fazendo day trade. O mundo Quant andou muito bem durante a pandemia. Os fundos Quant, por exemplo, performaram muito bem na crise.”

O Medallion, o fundo do Jim Simons, no mês de abril, ou seja, no início da pandemia onde todos estavam em pânico, performou 27% no ano. 

Esse tipo de análise não fica vulnerável a nenhum cenário, ele junta os dados através de um algoritmo feito por um especialista no assunto e quanto mais volatilidade melhor para operar e lucrar com ações usando o Quant.

Muitos especialistas já falam sobre como o Quant deve crescer mais e mais mundialmente, e que, possivelmente será o método mais lucrativo de investimento. 

O próprio Leonardo acredita que - embora o Quant esteja em uma onda positiva - quem entrar agora poderá ganhar muito mais. 

Como investir com análise quantitativa?

O Leonardo Pontes está lançando neste momento uma websérie inédita e gratuita que visa propagar o mundo quant no Brasil, entregando resultados massivos para os investidores. 

O especialista responsável pelas análises Quant diz: “Encorajo a todos a verem essa websérie. Foram anos de preparação para trazer algo realmente benéfico ao investidor de ações. É uma união de enriquecimento de conhecimento, diversificação e financeiro.”

Para assistir na íntegra a primeira série sobre Quant do Brasil é gratuito aqui neste link.

Leia também:
Conteúdo Inversa

NOVIDADE: Chega ao Brasil o Quant para pessoas físicas: Inteligência Artificial aplicada a Ações

O Quant Finance é um método utilizado nos EUA conhecido por entregar 20 milhões de lucros em 20 anos para cada 1 mil investidos via Renaissance. Agora, primeira vez no Brasil, um especialista certificado no assunto abre esse método para investidores pessoa física.

CONTEÚDO PATROCINADO

Quant Finance: estilo de análise de Jim Simons e Ray Dalio chega agora ao investidor pessoa física no Brasil

“Um investidor que utiliza o Quant não é movido pelo medo ou otimismo, e sim por estatística. É dessa forma que ele traz retornos muito maiores e mais consistentes… e que permite atravessar crises com muito mais tranquilidade do as análises tradicionais”, diz Leonardo Pontes, especialista que está liderando a democratização do Quant no país. […]

Conteúdo patrocinado

Bitcoin pode se valorizar em 100% nos próximos seis meses, na visão de Helena Margarido

Fenômeno conhecido como ‘halving’ colocou ativo abaixo do seu preço justo e abre tendência de multiplicações para o médio prazo; emissão de novas moedas desde 2012 veio seguida de altas de até 9000% – e isso pode se repetir no longo prazo

Não compre gato por lebre: checklist do que fazer quando for investir em um produto financeiro.

Tudo bem? Como você está? Gente, fico surfando muito pela internet e pelas mídias sociais, e estou preocupada com que estou vendo. A publicidade e o marketing digital em volta do tema investimentos é muito forte. Outro dia, vi uma publicidade do Santander. O banco usou a personagem de Ana Paula Arósio, xodó que não […]

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies