🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView
Pedro Cerize
Pedro Cerize
Conteúdo patrocinado

Ibovespa está caro ou barato (74 mil pontos)

Às vezes, a única forma de analisar uma posição é sair dela, aguardar um tempo, repensá-la de fora e não falar com outros participantes. Esse é um exercício extremamente difícil.

Pedro Cerize
Pedro Cerize
1 de abril de 2020
11:05 - atualizado às 11:40
Financial Markets_3
Imagem: Shutterstock

George Soros é um dos maiores traders da história. Mas, no fundo, acho que ele queria ser reconhecido como um grande filósofo, coisa que não conseguiu.

Quando li “Alquimia da Finanças”, nos anos 90, não fui capaz de entender completamente o conceito de reflexividade dos mercados. Eu ainda acreditava que para tudo existe um preço justo. Segundo esse conceito, fundamento e preço influenciam um ao outro e, portanto, o valor justo não é fixo. Assim, o mercado está em eterno desequilíbrio. Esse desequilíbrio tende a levar os preços a extremos de otimismo e pessimismo. Nesses extremos se criam condições de reversão dos fundamentos e, eventualmente, dos preços.

Assim, em geral, 80 por cento do tempo estamos em ciclos de alta ou de baixa. Em 20 por cento estamos nos extremos e devemos nos preparar para reverter nossa posição. Fácil falar, difícil fazer.

Outra constatação do livro é que é impossível a um participante do mercado analisar a situação sem um viés. Em extremos isso é mais complicado porque geralmente o consenso está justamente na visão a favor do movimento. Nossas decisões são influenciadas por nossas posições e pelo ambiente ao redor. Às vezes, a única forma de analisar uma posição é sair dela, aguardar um tempo, repensá-la de fora e não falar com outros participantes. Esse é um exercício extremamente difícil. A complexidade só aumenta quando adicionamos um fenômeno de irracionalidade de decisão conhecido como “ancoragem” de preços.

Uma vez fiz uma apresentação do Fundo Skopos, junto com outros gestores, para uma plateia de aproximadamente 400 pessoas. Foi pedido a cada gestor que apresentasse uma das ideias do fundo e qual era o potencial de ganhos desse investimento. Enquanto eu aguardava a minha vez de falar, distribuí na plateia 30 perguntas praticamente iguais e coletei os resultados ali mesmo. A pergunta era:

“O cargo de presidente da República pode ser comparado ao do mais importante CEO do Brasil. Você acha que o salário do presidente deveria ser maior ou menor que 1 milhão/mês? Qual salário você considera justo?”

Essa pergunta foi dada a 15 pessoas. As outras 15 receberam uma pergunta igual, mas com uma única diferença: o salário do presidente deveria ser maior ou menor que 10 mil/mês?

Como era de se esperar, a grande maioria do primeiro grupo achava que o salário deveria ser menor do que o valor indicado. Já no segundo grupo, a maioria concordou que deveria ser maior do que do valor apontado.

No entanto, a média sugerida de salário dos que receberam a pergunta com 1 milhão/mês foi de 300 mil/mês, enquanto quem recebeu a pergunta com 10 mil/mês sugeriu 50 mil/mês, em média. Racionalmente, a pergunta era idêntica. Mas o texto da pergunta “ancorava” a pessoa e, ao final, o salário “justo” era 6x maior no primeiro grupo. Se a resposta a uma pergunta tão simples sofre tamanha influência da pergunta em si, como calcular o preço justo de uma ação?

Volto ao título dessa newsletter e, provavelmente, teremos respostas divididas para a pergunta: o Ibovespa deve valer mais ou menos que os atuais 74.000 pontos? Mas, independentemente das respostas, as previsões otimistas ou pessimistas estarão “ancoradas” pelos atuais 74.000 pontos e deverão estar ao redor de mais ou menos 20 por cento do valor atual. Mas a realidade não funciona assim. Especialmente em um período como o que viveremos nos próximos 12 meses. Estamos fadados a viver extremos de otimismo ou pessimismo.

Uma das formas de tentar se livrar da ancoragem de preços é olhar...

Continua...

< Clique aqui para garantir o novo livro do Pedro Cerize e continuar essa leitura e outros novos ensinamentos como esse > 

Compartilhe

Conteúdo Inversa

NOVIDADE: Chega ao Brasil o Quant para pessoas físicas: Inteligência Artificial aplicada a Ações

13 de outubro de 2020 - 13:23

O Quant Finance é um método utilizado nos EUA conhecido por entregar 20 milhões de lucros em 20 anos para cada 1 mil investidos via Renaissance. Agora, primeira vez no Brasil, um especialista certificado no assunto abre esse método para investidores pessoa física.

CONTEÚDO PATROCINADO

Qual é o melhor método de ações? Fundamento, Gráfico ou Quant?

8 de outubro de 2020 - 9:27

Fundamentalista, Técnica e agora Quantitativa. Por que o Quant chega para mudar tudo o que pensamos sobre investir em ações?

CONTEÚDO PATROCINADO

Quant Finance: estilo de análise de Jim Simons e Ray Dalio chega agora ao investidor pessoa física no Brasil

2 de outubro de 2020 - 14:02

“Um investidor que utiliza o Quant não é movido pelo medo ou otimismo, e sim por estatística. É dessa forma que ele traz retornos muito maiores e mais consistentes… e que permite atravessar crises com muito mais tranquilidade do as análises tradicionais”, diz Leonardo Pontes, especialista que está liderando a democratização do Quant no país. […]

Conteúdo patrocinado

Bitcoin pode se valorizar em 100% nos próximos seis meses, na visão de Helena Margarido

14 de setembro de 2020 - 13:11

Fenômeno conhecido como ‘halving’ colocou ativo abaixo do seu preço justo e abre tendência de multiplicações para o médio prazo; emissão de novas moedas desde 2012 veio seguida de altas de até 9000% – e isso pode se repetir no longo prazo

Não compre gato por lebre: checklist do que fazer quando for investir em um produto financeiro.

1 de setembro de 2020 - 17:18

Tudo bem? Como você está? Gente, fico surfando muito pela internet e pelas mídias sociais, e estou preocupada com que estou vendo. A publicidade e o marketing digital em volta do tema investimentos é muito forte. Outro dia, vi uma publicidade do Santander. O banco usou a personagem de Ana Paula Arósio, xodó que não […]

Conteúdo patrocinado

Método único indica a cada 15 dias quais são as melhores ações

1 de setembro de 2020 - 16:00
conteúdo patrocinado

Quais são as melhores ações para se investir agora? Veja método

1 de setembro de 2020 - 10:19
Conteúdo patrocinado

Este sistema mostra quais são as melhores ações para se ter

31 de agosto de 2020 - 18:00
conteúdo patrocinado

Sistema indica melhores ações para se investir agora: veja aqui

31 de agosto de 2020 - 10:09
conteúdo patrocinado

Quer diversificar? Invista agora nas criptomoedas: veja aqui como

28 de agosto de 2020 - 10:03
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies