🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

Inversa
Conteúdo patrocinado

Estatisticamente falando, essa é hora para comprar. Entenda

Nosso principal índice acionário acaba de apresentar sua segunda queda na mesma semana, pior até mesmo do que a marca negativa de 2008 — ano da crise do subprime

Inversa
11 de março de 2020
17:11
Trader apertando botão de compra
Imagem: Shutterstock

Uma queda de magnitude superior aos 12,17% da última segunda-feira (9) ocorreu há quase 22 anos, quando eclodia a crise financeira na Rússia que, como talvez você saiba, passava naquele momento por uma conturbada transição de regime econômico.

Apesar de movimentos como o de anteontem serem relativamente comuns na trajetória de qualquer investidor experiente em Bolsa, a atipicidade e rapidez das movimentações de preços desancoram-se totalmente de qualquer carcaça de racionalidade sobre as cotações. São capazes de fazer pulsar mais forte o coração dos que passam por isso pela primeira vez.

Livro Exclusivo de Ivan Sant’Anna: 30 Lições de mercado. Adquira já o seu neste link.

Se estivéssemos jogando qualquer jogo de tabuleiro, diria que demos o azar de cair na casa “volte 30 mil pontos”. E o que todos tentam responder no momento é: “E aí, compro, vendo ou só observo?”.

Tentando ser objetivo na resposta, tudo me leva a acreditar que as assimetrias ficaram muito favoráveis aos investidores, o que me inclina a escolher uma de duas opções: comprar mais ou preservar a posição existente.

Para chegar à esta conclusão tive, necessariamente, que recorrer ao passado para entender como a Bolsa se comportou em situações de estresse e interpretar o tamanho da margem de segurança que temos neste momento.

Fiz o seguinte exercício:

Primeiro, peguei a lista de todos os movimentos de baixa pós-picos (drawdowns) que superaram as perdas acumuladas pelo Ibovespa de sua máxima histórica, atingida em 24 de janeiro, até a última segunda-feira.

Pedro Cerize, um dos homens mais influentes do mercado financeiro atual, está dando conselhos de investimentos para esse momento turbulento. Acompanhe neste link antes de tomar qualquer decisão.

Em seguida, mapeei o retorno subsequente do Ibovespa em janelas de seis meses, um ano, dois anos e cinco anos. De maneira geral, a minha intenção foi entender quais as probabilidades de retomada e a média de retorno acumulado pelo Ibovespa após drawdowns superiores ao que já encaramos até aqui, em 2020.

A lógica é a seguinte: não sabemos quando chegaremos ao fundo do poço, não temos como estimar e, para ser bem sincero, não nos interessa tanto assim acertar na mosca.

Queremos entender quais são as chances de termos um retorno positivo entrando agora e investindo com uma perspectiva de prazo dilatado.

Você já tem ações na carteira? Não tem problema porque a lógica é a mesma, já que o ato de manter uma ação é, na prática, equivalente a uma decisão nova de alocação.

Os resultados que cheguei são estes do gráfico abaixo:

Fonte: Economática e Quantum; elaboração Inversa

Eu sei que visualmente pode não ser a coisa mais simples de entender, mas vou ajudar você a interpretar.

Olhando para o passado, em janelas de perdas superiores às que tivemos até agora, o Ibovespa apresentou os seguintes retornos médios subsequentes:

  • 18% nos seis meses seguintes;
  • 35% no ano seguinte;
  • 66% após 2 anos;
  • 191% após 5 anos.

Importante: a probabilidade de ocorrência desses retornos é de, no mínimo, 77%. Ou seja, a cada 100 drawdowns, há possibilidade de valorização nos percentuais acima em pelo menos 77 vezes.

Saiba quais ações podem fazer você lucrar com queda da bolsa.

Simplificando, quem investiu no Ibovespa em movimentos de queda equivalentes ou superiores ao que tivemos se deu muito bem.

Mas veja, são números frios e que não vão necessariamente se repetir. Gosto de usar esse tipo de instrumento quantitativo apenas como um acessório.

Vale lembrar que, em muitas das vezes, movimentos rápidos como os de segunda-feira desprezam toda e qualquer melhora em termos de fundamentos e particularidades de cada economia.

A conclusão que tiramos deste breve estudo é que, independentemente da leitura de fundamentos – e tenho sido eloquente em relação à melhora dos fundamentos para as empresas domésticas –, estamos diante de um cenário no qual as chances de perdas são menores do que as de geração de valor – pelo menos no longo prazo.

Digo isso porque, fazendo o cálculo da média em que os retornos subsequentes do Ibovespa foram negativos, observei que quanto maior o horizonte temporal de investimento, melhor é sua relação de risco-retorno. Historicamente, é assim que funciona.

Quando pensamos em investir em ações, é isso que queremos: assimetrias na relação entre risco e retorno. Logo, o que posso dizer é que, estatisticamente, você está diante, sim, de uma hora boa para comprar, mesmo depois da valorização de ontem, que reduziu, mas não zerou os descontos decorrentes do pânico causado pela disseminação do coronavírus.

Certo?

Compartilhe

Conteúdo Inversa

NOVIDADE: Chega ao Brasil o Quant para pessoas físicas: Inteligência Artificial aplicada a Ações

13 de outubro de 2020 - 13:23

O Quant Finance é um método utilizado nos EUA conhecido por entregar 20 milhões de lucros em 20 anos para cada 1 mil investidos via Renaissance. Agora, primeira vez no Brasil, um especialista certificado no assunto abre esse método para investidores pessoa física.

CONTEÚDO PATROCINADO

Qual é o melhor método de ações? Fundamento, Gráfico ou Quant?

8 de outubro de 2020 - 9:27

Fundamentalista, Técnica e agora Quantitativa. Por que o Quant chega para mudar tudo o que pensamos sobre investir em ações?

CONTEÚDO PATROCINADO

Quant Finance: estilo de análise de Jim Simons e Ray Dalio chega agora ao investidor pessoa física no Brasil

2 de outubro de 2020 - 14:02

“Um investidor que utiliza o Quant não é movido pelo medo ou otimismo, e sim por estatística. É dessa forma que ele traz retornos muito maiores e mais consistentes… e que permite atravessar crises com muito mais tranquilidade do as análises tradicionais”, diz Leonardo Pontes, especialista que está liderando a democratização do Quant no país. […]

Conteúdo patrocinado

Bitcoin pode se valorizar em 100% nos próximos seis meses, na visão de Helena Margarido

14 de setembro de 2020 - 13:11

Fenômeno conhecido como ‘halving’ colocou ativo abaixo do seu preço justo e abre tendência de multiplicações para o médio prazo; emissão de novas moedas desde 2012 veio seguida de altas de até 9000% – e isso pode se repetir no longo prazo

Não compre gato por lebre: checklist do que fazer quando for investir em um produto financeiro.

1 de setembro de 2020 - 17:18

Tudo bem? Como você está? Gente, fico surfando muito pela internet e pelas mídias sociais, e estou preocupada com que estou vendo. A publicidade e o marketing digital em volta do tema investimentos é muito forte. Outro dia, vi uma publicidade do Santander. O banco usou a personagem de Ana Paula Arósio, xodó que não […]

Conteúdo patrocinado

Método único indica a cada 15 dias quais são as melhores ações

1 de setembro de 2020 - 16:00
conteúdo patrocinado

Quais são as melhores ações para se investir agora? Veja método

1 de setembro de 2020 - 10:19
Conteúdo patrocinado

Este sistema mostra quais são as melhores ações para se ter

31 de agosto de 2020 - 18:00
conteúdo patrocinado

Sistema indica melhores ações para se investir agora: veja aqui

31 de agosto de 2020 - 10:09
conteúdo patrocinado

Quer diversificar? Invista agora nas criptomoedas: veja aqui como

28 de agosto de 2020 - 10:03
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar