Menu
2020-07-21T14:28:09-03:00
Caio Nascimento
Caio Nascimento
É repórter do Seu Dinheiro. Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (USP) e com passagens pelo Estadão e Jornal da USP.
Conteúdo patrocinado

Você vai quebrar a cara se seguir o que Felipe Neto falou sobre a Bolsa

Maior youtuber do Brasil disse que não investe na renda variável porque a B3 ‘não produz nada’; se você acreditar nele, perderá a chance de lucrar com a retomada da economia

21 de julho de 2020
13:00 - atualizado às 14:28
Felipe Neto
O youtuber Felipe Neto durante declaração sobre a Bolsa de Valores - Imagem: Captura de tela do YouTube

“Se vocês soubessem o que penso sobre a Bolsa, iriam me chamar de comunista. Não gosto de gerar riqueza sem produzir nada para o mundo. Então não invisto na Bolsa”.

Essa foi a resposta de Felipe Neto a um internauta que o chamou de investidor. Embora o youtuber tenha se arrependido, essa é a visão de muitos brasileiros acostumados com argumentos como “Bolsa é coisa de rico”, “pobre tem que gastar porque não sabe o dia de amanhã” e outras bobagens.

Ao contrário do que Felipe Neto disse, a Bolsa é fundamental para a sociedade. Comprar uma ação significa injetar capital numa empresa, que usará o dinheiro aplicado para crescer e gerar novos empregos. É muito positivo que as empresas busquem dinheiro para fazer seus investimentos no mercado de capitais. Ou você acha melhor que elas façam fila no BNDES para buscar dinheiro público a custo subsidiado? 

Além disso, muitas companhias distribuem o lucro para seus investidores, entregando a eles uma renda passiva que lhes proverá uma melhor qualidade de vida no longo prazo. É bom para elas, é bom para a economia e também pode ser bom para você investir em ações.

CONHEÇA GRATUITAMENTE O SELETO GRUPO DE AÇÕES QUE PODE MULTIPLICAR SEU PATRIMÔNI

Mesmo com esses benefícios, a renda variável ainda não caiu no gosto do brasileiro, apesar de estar em franco crescimento. Em 2002, a B3 registrava 85,2 mil investidores pessoa física. Em 2019, o número subiu para 1,68 milhão e, de lá para cá, cresceu em 57,6%, atingindo o patamar de 2,6 milhões de acionistas em junho de 2020 - maior aumento anual em 13 anos. 

Segundo o economista e estrategista-chefe da Empiricus, Felipe Miranda,  um dos motivos para isso foram os contínuos cortes da taxa básica de juros no Brasil, que começou a se alinhar aos padrões internacionais, diminuindo os ganhos da renda fixa e atraindo cada vez mais pessoas para a Bolsa - inclusive quem é da classe média baixa.

Nas economia maduras, como os Estados Unidos, que já convivem com o juro baixo há anos, mais da metade da população adulta investe em ações.

Mas não tenho a fortuna do Felipe Neto para investir...

É exatamente por isso que você devia entrar na Bolsa. Enquanto dinheiro não é mais problema na vida de Felipe Neto, ele pode se contentar com os ganhos módicos da renda fixa. Hoje, a taxa básica de juros brasileira é de 2,25% ao ano.

Você e outros milhões de brasileiros, que dependem apenas do salário para viver e querem engordar seu patrimônio além dos 2% ao ano, precisam considerar colocar uma parte das suas economias na renda variável para buscar ganhos mais expressivos. Quem tem pouco dinheiro, corre o risco de trabalhar até a velhice sem conquistar a tão sonhada liberdade financeira se ficar preso à renda fixa. 

Acha exagero? Não é. O mestre em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Max Bohm, tem em mãos uma carteira de baixo risco que já entregou a seus assinantes ações com até 160,14% de valorização. Só neste exato momento, o analista tem no portfólio ativos que estão dando a seus seguidores retornos de 8,19% a 146,03% (conheça aqui).

Diante dessa realidade, ele avalia que você pode ganhar muito dinheiro no longo prazo com ações escolhidas a dedo e no momento certo - assim como as dele. E diz isso com base no que pode estar por vir com a crise da covid-19.

ACESSE GRATUITAMENTE O SELETO GRUPO DE AÇÕES QUE PODE MULTIPLICAR SEU PATRIMÔNIO NO PÓS-CRISE

O economista explica que ainda tem ativos com preços descontados devido à pandemia, o que pode indicar boas oportunidades de lucro futuro. 

“No pós-crise de 2008, por exemplo, algumas ações da Bolsa brasileira subiram cerca de 400% em questão de meses na recuperação do mercado. Os desdobramentos da pandemia do coronavírus nos jogou de volta para o ponto que separa uma crise da oportunidade de fazer fortuna”, afirma ele, que acumulou ganhos seis vezes maiores que o Ibovespa com uma de suas carteiras.

CONHEÇA GRATUITAMENTE O SELETO GRUPO DE AÇÕES QUE PODE MULTIPLICAR SEU PATRIMÔNIO

Podemos estar diante de um ciclo de alta da Bolsa

Um outro motivo para você fugir da declaração de Felipe Neto é a oportunidade que a B3 traz com seus ciclos de alta. Max Bohm recorda que a Bolsa brasileira teve valorizações de até 35 vezes no pós-crise de 2008, com durações de seis a oito anos. Agora, com a covid-19, ele avalia que estamos diante de algo parecido. 

“O nosso ciclo atual se iniciou somente há quatro anos, em 2016, e as cotações do Ibovespa dobraram de valor. Acredito que o grande boom ainda não chegou”, analisa Bohm. 

Veja o gráfico:

“Existem companhias mais preparadas em termos operacionais e financeiros para se recuperar da crise atual e voltar a crescer rápido. São ações resilientes e que, por enquanto, estão com uma grande oportunidade de preço de entrada”, completa.

CONHEÇA GRATUITAMENTE O SELETO GRUPO DE AÇÕES COM PERFIL DE ALTA PARA O PÓS-CRISE

Antes de continuar, uma ponderação: ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Então, pode ser que as multiplicações sejam maiores ou menores nesse processo de retomada. 

Ainda assim, Max enxerga um cenário favorável para a Bolsa e aconselha que você se posicione o quanto antes para aproveitar o movimento de recuperação do novo ciclo. 

“Se você não fizer isso, correrá o risco de perder o melhor ponto de entrada nas ações. Grandes ganhos, que transformam vidas por inteiro, foram obtidos no pós-crise em todos os ciclos do nosso mercado”, afirma.

Vale ressaltar que mesmo fora desses ciclos é possível aproveitar os bons lucros que a Bolsa oferece. Nos últimos cinco anos, a rentabilidade do Ibovespa foi de 70,6%, contra 67,4% do CDI, 39,3% da poupança e 32,3% dos investimentos em imóvel.

CONHEÇA GRATUITAMENTE O SELETO GRUPO DE AÇÕES COM PERFIL DE ALTA PARA O PÓS-CRISE

A estratégia vencedora a um clique de você

Percebe agora que Felipe Neto estava errado? Aplicar parte do seu patrimônio na Bolsa não só ajuda a aquecer a economia como pode valorizar seu dinheiro de forma segura. 

Dessa maneira, Max Bohm está te presenteando com sete dias gratuitos de acesso à sua série Melhores Ações da Bolsa da Empiricus, sem qualquer compromisso financeiro (acesse o presente aqui). 

Você terá acessos a plantões de dúvidas, relatórios com recomendações de investimento, cursos, livros online e estratégias para montar o portfólio ideal para o tamanho do seu bolso.

Após os sete dias, você pode assinar o serviço por 12x de R$ 5. Se em 12 meses você não lucrar, Max Bohm vai fornecer acesso vitalício e de graça às recomendações dele de investimento.

O que está esperando? Você tem mais a ganhar do que perder. Não faça como o Felipe Neto que está fora da bolsa e se contentando com as migalhas da renda fixa. Destrave sua vaga de sete dias gratuitos aqui.

QUERO CONHECER O SELETO GRUPO DE AÇÕES COM PERFIL DE ALTA PARA O PÓS-CRISE

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

Não vai mais rolar

Iguá Saneamento desiste de oferta inicial de ações

O pedido de abertura de capital havia sido protocolado no dia 1º de setembro e seria uma oferta pública de distribuição primária e secundária.

follow on

Notre Dame Intermédica anuncia oferta em que Bain Capital venderá até R$ 3,7 bi em participação

Tamanho da operação equivale a 44% do total de ações detidas pela empresa de private equity americana na operadora de saúde

NÚMEROS DA PANDEMIA

Covid-19: Brasil registra 24.468 casos e 272 mortes em 24 horas

Nas últimas 24 horas foram computados 24.468 novos casos e 272 mortes, segundo Ministério da Saúde

o que vem por aí

Os segredos da bolsa: PIB do Brasil ganha holofotes após rali de novembro

PIB do 3º trimestre pode aumentar ainda mais a euforia dos investidores vista em novembro ou frear os ânimos

Análise

Como ficam as peças do xadrez da política após as eleições municipais

A eleição marcou a conquista de peças importantes, vitórias que serviram apenas para demarcar território e derrotas claras. Mas houve também avanços importantes mesmo de quem perdeu nas urnas

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies