🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView
Leticia Camargo
Leticia Camargo
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Já passou por agência de marketing digital, onde trabalhou com estratégias de SEO e marketing de conteúdo.
conteúdo patrocinado

O que é preciso para trabalhar no mercado financeiro? Ana Westphalen, analista da Empiricus, fala sobre o começo da carreira – assista a 2ª aula do MBA aqui

Seja para começar uma nova profissão como analista de ações ou para aprender a como gerir o negócio da família, Ana Westphalen avalia que é indispensável o conhecimento sobre o mercado financeiro – e deve ser cada vez mais procurado agora que a renda fixa não ‘pinga’ mais na conta; confira os detalhes da entrevista

Leticia Camargo
Leticia Camargo
7 de novembro de 2020
8:00 - atualizado às 14:32
entrevista ana mba
Ana Westphalen e Felipe Miranda, na segunda aula do MBA Finanças e Análise de Ações. - Imagem: Reprodução

Já estão liberadas as inscrições do MBA de Finanças e Análise de Ações da Empiricus (matricule-se aqui). Se ainda não está sabendo da novidade, se trata de uma formação completa para quem quer trabalhar no mercado financeiro, totalmente online e elaborada por pessoas que sabem ganhar dinheiro de verdade neste meio. 

Na 2ª aula deste MBA, o Felipe começou com uma pergunta frequente desde o anúncio do curso. “E se eu quiser fazer o MBA sem saber nada sobre o mercado financeiro, pensando em me aprofundar no assunto, eu posso?”. A resposta dele foi sim. Está enganado quem pensa que apenas os formados em economia, por exemplo, poderiam embarcar nessa. 

Muito pelo contrário. Em um formulário enviado pela Empiricus aos seus assinantes para apurar os interessados em participar do curso, profissionais das mais diversas áreas de atuação se manifestaram. Médicos, advogados, nutricionistas, fisioterapeutas, biólogos… E por que pessoas que não são adeptas do mercado financeiro gostariam de fazer um curso como esse?

Bom, com as taxas básicas de juros nas mínimas históricas (2% ao ano) todos estão tendo que se ‘rebolar’ para conseguir um bom retorno nos investimentos. Quem tinha dinheiro na renda fixa e ficava tranquilo no sofá só vendo dinheiro “pingar” na conta, percebeu que as coisas não funcionam mais assim… Por isso o boom de gente entrando na bolsa todo dia, correndo atrás do prejuízo.

É por essa razão que o Felipe acredita que o curso é necessário para todo o tipo de profissional. Vale para quem cursou economia, administração, contabilidade, engenharia… Mas é igualmente importante (ou até mais) para quem atua em outras áreas. Afinal, nenhum outro lugar vai te ensinar as coisas que você verá neste MBA. 

Pela primeira vez, você vai saber gerir o seu patrimônio pessoal e comercial de forma inteligente, vai saber analisar uma empresa, ações e até mesmo um portfólio completo. Isso será primordial para alcançar o seu potencial financeiro mais alto, tanto nos seus negócios quanto nas suas finanças pessoais.

Mas o que é preciso para começar dentro deste mundo? O Felipe trouxe alguém que trabalha na sua equipe - e que admira muito - para falar sobre como é o começo da carreira no mercado financeiro.

CLIQUE AQUI PARA SE MATRICULAR NO MBA DA EMPIRICUS E SE PREPARAR PARA O NOVO CENÁRIO DO MERCADO FINANCEIRO

A analista Ana Westphalen trouxe experiências do seu período como estagiária, lições que carrega desde que iniciou na área de finanças e que considera úteis mesmo para quem deseja apenas gerir o próprio patrimônio e os negócios da família. Confira:

As dicas da Ana para quem está começando...

Como eu disse lá no início, pouco importa a sua formação se você quer começar no mercado financeiro. Esse é o caso da Ana, que trabalha na Empiricus há cerca de 2 anos, mas é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. No início do curso, sempre pensou que iria trabalhar com temas voltados à política ou cultura…

No entanto, o seu primeiro estágio foi em uma agência de notícias de economia. Na entrevista com Felipe Miranda, ela conta que não conhecia nada sobre esse mundo, mas precisava muito do emprego. Então sua primeira chefe lhe lançou um desafio: “vou fazer você não só aprender, mas gostar do mercado financeiro”. 

Após um tempo ela percebeu que as finanças permeiam diversos aspectos da vida. Você com certeza deve ter um caso na família de alguém que não sabe administrar muito bem o dinheiro… Ou que deseja ter um estilo de vida diferente, mas não sabe lidar com as próprias finanças.

Então a primeira dica da Ana para quem está pensando em começar nesta área é: pense sobre como isso pode ser aplicado na sua vida. Até hoje, quando conversa com gestores e empreendedores ela se vê fazendo isso, refletindo sobre o que eles estão fazendo para que possa reproduzir: seja em casa ou nos negócios da família.

As vivências são o que ditam o sucesso

Para Ana, a graduação ajuda muito pouco para quem deseja seguir na área de economia. Ela teve apenas uma disciplina que tratava do assunto com Rodolfo Amstalden, um dos sócios-fundadores da Empiricus. O Felipe, que cursou Economia na USP, também conta que não teve matérias que ensinassem como o mercado financeiro funciona na prática.

Por isso ela acredita que só é possível aprender sobre o mercado com pessoas que atuam nele, ouvindo experiências e se apropriando delas. Muitos dos gestores com quem ela conversa não têm formação na área. Construíram seus conhecimentos apenas com as vivências, com o que já presenciaram em seus anos de carreira.

QUERO PARTICIPAR DO MBA DA EMPIRICUS E APRENDER COM OS PRINCIPAIS NOMES DO MERCADO FINANCEIRO

Seja curioso, o mercado retribui

Para construir essa experiência, Ana ressalta que a característica mais importante que alguém da área de economia pode ter é a curiosidade. Os grandes gestores com quem ela se reúne frequentemente têm o hábito de perguntar como está o movimento, se estão tendo vendas, como o público está se comportando… Até mesmo a opinião do motorista do Uber sobre como estão as corridas no dia é válida quando se fala de mercados.

Na visão da analista, esse conhecimento “empírico” tem muito mais valor do que o conhecimento teórico. Por isso avalia que o mercado financeiro, nesse sentido, é muito democrático: “nunca me senti excluída nas reuniões, sem entender o que estavam dizendo. Sempre consegui acompanhar pois se tratam de experiências, não fórmulas ou teorias.”

Trabalho dos sonhos?

Quando questionada sobre o que a motiva em trabalhar no mercado financeiro, Ana cita inúmeros fatores. Em primeiro lugar ela ressalta a remuneração, “as perspectivas são muito boas para quem entra no mercado financeiro”. Além disso, acredita que não há preço estar em uma carreira na qual você tem infinitas possibilidades. 

Com esforço e dedicação, Ana avalia que é possível galgar espaços cada vez maiores dentro de empresas de finanças. Também há benefícios como a flexibilidade de horários, que se adequa ao estilo de vida dos funcionários. Para ela, mãe de um menino de 7 anos, poder contar com isso é um privilégio.

Por último, destaca que o que mais gosta na carreira como analista é o fato de poder aprender todos os dias. Sempre se depara com pessoas muito boas no caminho, e isso serve de estímulo para que queira se aperfeiçoar. “Para quem tem o perfil de querer sair da zona de conforto, não gostar de ficar no lugar comum, o mercado financeiro é perfeito”, conclui.

QUERO FAZER A MINHA MATRÍCULA NO MBA DA EMPIRICUS E ME TORNAR UM ANALISTA DE AÇÕES

Quero saber mais sobre a profissão de analista e me especializar no mercado financeiro

Bom, acabei de te mostrar aqui um pouco do que foi a entrevista que o Felipe Miranda, sócio-fundador da Empiricus, com a Ana Westphalen, uma das analistas da casa.

Essa entrevista faz parte do MBA Finanças e Análise de Ações (acesse aqui), da Empiricus. Como eu te contei lá em cima, é uma especialização inédita e totalmente prática, que pretende fazer de você um profissional pronto para o mercado financeiro. Ou um grande gestor e empreendedor de seu próprio patrimônio.

Os participantes desse MBA, além de aprenderem uma nova profissão, ainda estarão participando de um processo seletivo para trabalhar lá na Empiricus, com salário inicial de até R$ 25 mil. É algo sem precedentes em todo o mercado...

Você não irá encontrar algo assim em lugar algum. Trata-se de um MBA sobre investimentos com quem ganha dinheiro de verdade com isso. Ele une teoria e prática por meio de aulas com grandes nomes do mercado e executivos que irão falar sobre o próprio setor:

  • Na área de educação, terá aulas com CEOs da Yduqs (YDUQ3);
  • No turismo, com executivos da CVC (CVCB3);
  • No varejo, com profissionais da Quero-Quero (LJQQ3);
  • No ramo de energia elétrica, com os CFOs da Eneva (ENEV3);
  • E na alimentação, com profissionais da Minerva (BEEF3).

Essas são apenas algumas das grandes empresas que farão parte do MBA. Como você mesmo viu, todas listadas na bolsa, reconhecidas pelo mercado. Além delas, também assistirá aulas com analistas de ações da própria Empiricus, gente que tem conseguido bater os principais índices da B3 e que já pegaram mais de 400% de lucro em ativos...

Alguns deles são:

  • Felipe Miranda: sua carteira Oportunidades de Uma Vida acumula uma valorização de 400% em ações desde sua criação (setembro de 2015), contra 105% do Ibovespa e 165% do índice Small Caps;
  • Max Bohm: sua carteira de microcaps, a Microcap Alert, acumula 520% em ações desde sua criação (julho de 2014), contra 76% do Ibovespa e 87% do índice Small Caps;
  • Henrique Florentino: sua carteira Ações Exponenciais acumula 50% de ganhos desde sua criação (em fevereiro de 2019), contra -3% do Ibovespa e 19% do Índice Small Caps.

QUERO ME INSCREVER NO MBA DA EMPIRICUS E TER AULAS COM GESTORES E ANALISTAS QUE SABEM COMO GANHAR DINHEIRO

E se você não quiser se tornar um analista de ações, não tem problema. Você pode usar esse MBA para alavancar a sua carreira e os seus negócios. Abrir sua própria firma de advocacia, um consultório médico, quem sabe… 

O ponto aqui é que você terá a faca e o queijo na mão para gerir as suas finanças da forma mais eficiente possível. 

Se eu fosse você, não perderia a oportunidade. Como a Ana mesmo disse, essa é uma área que todos nós teremos que mergulhar, uma hora ou outra, para conseguir ter um patrimônio sólido e duradouro. Essa pode ser sua chance de começar.

As inscrições para o MBA já estão abertas. Para que você possa participar, todas as informações estão concentradas neste link aqui. Lá o Felipe explica exatamente como tudo vai funcionar e quem pode se inscrever.

Se eu fosse você, não demoraria muito para acessar. As vagas são limitadas e pode ser que muita gente fique de fora desta primeira turma.

QUERO FAZER PARTE DA PRIMEIRA TURMA DO MBA DE FINANÇAS E ANÁLISE DE AÇÕES DA EMPIRICUS

Compartilhe

Conteúdo Empiricus

 De ‘biscoiteiro’ a milionário: ele vendia biscoitos para alunos de medicina e hoje ganha mais que um médico

28 de março de 2024 - 12:00

Após infância sofrida e aperto financeiro, João Homem encontrou no mercado de day trade a saída para seus problemas

Conteúdo Empiricus

Esse fundo imobiliário paga dividendos acima da Selic a 10,75% e está entre os favoritos para investir agora

27 de março de 2024 - 17:15

Analista defende que os fundos imobiliários estão cada vez mais competitivos com a renda fixa; veja a indicação com dividendos acima da Selic e isenção de Imposto de Renda

Conteúdo Empiricus

Ultrapar (UGPA3) e Hidrovias do Brasil (HBSA3): após negócio milionário, é hora de investir nas ações?

27 de março de 2024 - 10:00

Analista acredita que o clima pode ser o maior ‘inimigo’ no caminho das duas companhias

Conteúdo Empiricus

Petrobras (PETR4) perde posto de maior pagadora de dividendos para small cap; é hora de desistir da estatal?

26 de março de 2024 - 16:00

Em 12 meses, a Petrobras (PETR4) pagou menos dividendos que a Mahle Metals Leve (LEVE3); como fica a estatal depois do bloqueio de R$ 40 bi em proventos extraordinários?

Conteúdo Empiricus

“De boné aba reta e camiseta”, este brasileiro ficou milionário onde muitos perdem dinheiro

26 de março de 2024 - 14:00

João Homem nasceu na periferia de Belo Horizonte e enriqueceu graças ao day trade; na segunda-feira (25), ele apresentará seu método

Conteúdo Empiricus

Renda extra com dividendos: veja 5 fundos imobiliários para buscar R$ 4,4 mil por mês

26 de março de 2024 - 12:00

Projeção feita pelo analista de fundos imobiliários Caio Araujo, da Empiricus Research, considera um investimento de R$ 500 mil

Conteúdo Empiricus

Fundos imobiliários já captaram R$ 7 bilhões neste ano (o dobro do período em 2023) – como aproveitar o ‘boom’ dos FIIs?

25 de março de 2024 - 17:01

Número de investidores de fundos imobiliários está aumentando e o principal índice dos FIIs na bolsa tem quebrado recordes neste ano; entenda o cenário e veja como investir

Conteúdo Empiricus

Oi (OIBR3), Azul (AZUL4), Gol (GOLL4), IRB (IRBR3) e CVC (CVCB3) divulgam resultados do 4T23 na semana; veja a agenda completa

25 de março de 2024 - 10:00

Ao menos 50 empresas vão divulgar seus números do 4T23 entre os dias 25 e 29 de março; confira a lista completa

Conteúdo Empiricus

Até R$ 500 mil em 1 ano e meio? Empiricus Research apresenta hoje plano para buscar lucros com baixo investimento

25 de março de 2024 - 8:00

Por meio dessa estratégia, um brasileiro já conseguiu lucrar mais de R$ 180 mil em apenas 9 meses e com um ‘aporte inicial’ de R$ 15 mil

Conteúdo Empiricus

Até R$ 500 mil em 18 meses: empresário procura interessados em testar método que pode gerar meio milhão para brasileiros

24 de março de 2024 - 16:00

“É praticamente impossível você não ganhar dinheiro nos próximos 18 meses, se aplicar este método”, diz empresário

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies